Segundo o disposto na Lei nº 9.394/96, a educação escolar deverá vincular-se ao:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, baseando-se no disposto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
Assinale a alternativa correta:
Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:
As Unidades de Ensino da Rede Municipal da Serra que possuem estudantes público-alvo da Educação Especial e que participam do AEE, recebem recursos duplos do:
Com base na Lei nº 9.394/96, ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino, deve ter:
Assinale a alternativa correta conforme a Lei nº 9.394/96:
Freire (1989) relatou em sua obra “a importância do ato de saber ler” que sempre viu alfabetização de adultos como um:
As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas, segundo a Lei nº 9.394/96:
A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:
Por ser um construto sociocultural e nunca uma variedade linguística real, a norma padrão é:
O caráter eminentemente anacrônico da norma padrão, que, no caso brasileiro, foi elaborado com base nos usos de escritores portugueses do Romantismo (século XIX) faz que ele seja antes de tudo:
Bagno (2011), explica a história da nossa língua, do galego ao brasileiro, a partir de uma abordagem da mudança linguística como processo:
Conforme as Diretrizes para a Educação Especial da Rede Municipal de ensino de Serra – ES, caso a família não tenha interesse no Atendimento Educacional Especializado deve-se:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC propõe no campo do ensino de ciências, que 2º ano do ensino fundamental na unidade temática Terra e Universo, sejam objetos de conhecimento:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC objetos do conhecimento acima pertencem à unidade temática Matéria e Energia, para o:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para orientar a elaboração dos currículos de Ciências, as aprendizagens essenciais a ser asseguradas neste componente curricular foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. São elas, Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. Analise sobre a unidade temática Matéria e Energia:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico, tais como:
Assinale a alternativa em que a palavra preenche adequadamente a lacuna abaixo, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no ensino de geografia na unidade temática O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC descreve que são competências específicas de geografia para o ensino fundamental, exceto:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC a unidade temática “A comunidade e seus registros” do ensino de história para o 2º ano do ensino fundamental têm como objetos de conhecimento:
No ensino de história ao 5º na unidade conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, na temática Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social, um dos objetos de conhecimento é “O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados”. Assinale a alternativa que apresenta as habilidades a serem desenvolvidas, neste objeto de conhecimento:
Analise os itens, com base na frase acima abstraída da Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
A história do Espirito Santo teve início com o desembarque de Vasco Coutinho, na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento, no ano de:
Assinale a alternativa em que as palavras preenchem adequadamente e respectivamente as lacunas abaixo, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
Um dos aspectos a serem considerados na temática número, de acordo com Base Nacional Comum Curricular – BNCC é o estudo de conceitos básicos de:
A aprendizagem em Matemática está diretamente relacionada à compreensão, ou seja:
Trata-se de um dos objetivos da álgebra no ensino da matemática:
A habilidade a ser desenvolvida no 2º ano referente a de comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima é desenvolvida na unidade temática:
Para a evolução da aprendizagem matemática dentro de unidades temáticas conforme o ano escolar, a restrição dos objetos de conhecimento e das habilidades considera que as noções matemáticas devem sempre ser:
Durante o 2º ano do Ensino Fundamental, a habilidade a ser desenvolvida durante a aprendizagem da composição e decomposição de números naturais é o (a):
Assinale a alternativa em que as palavras preenchem adequadamente e respectivamente as lacunas abaixo, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC procura contemplar a cultura digital, diferentes linguagens e diferentes letramentos, desde aqueles:
Assinale a alternativa incorreta. O tratamento das práticas leitoras compreende dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e reflexão, tais como as apresentadas a seguir:
A demanda cognitiva das atividades de leitura deve aumentar progressivamente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Esta complexidade se expressa pela articulação, exceto:
Assinale a alternativa incorreta. O tratamento das práticas de produção de textos compreende dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e reflexão, tais como:
Não é uma das competências específicas de língua portuguesa para o ensino fundamental:
































