Provas para Download

Prova Professor III de Música - Violão - Pref. Taubaté/SP
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-iii-de-musica-violao.pdf
PDF
professor-iii-de-musica-violao.pdf
Ver gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-iii-de-musica-violao.pdf
PDF
professor-iii-de-musica-violao.pdf
Baixar gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-iii-de-musica-violao.pdf
PDF
professor-iii-de-musica-violao.pdf
Compartilhar gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 21 Q3094137 Q3 da prova

Complete a lacuna e assinale a alternativa CORRETA em relação ao emprego da crase no parágrafo abaixo: “É muita informação sob _______ tutela de uma única pessoa. Isso gera um sério risco ______ democracia.”O alerta foi dado hoje pelo CEO do Facebook______________ que se preocupem com o controle de informações pessoais na internet. Mark Zuckerberg,em decorrência da canetada que permitiu que o presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, tivesse acesso, de uma só vez, a documentos sigilosos de 600mil pessoas investigadas pelo Coaf, declarou ______todas comunidade digital o seguinte: “Se eu já consegui eleger o Trump e o Bolsonaro só usando informações sobre os vídeos de gatinhos que as pessoas postam, imagina onde esse rapaz pode chegar com acesso à conta bancária alheia”?Disponível: https://piaui.folha.uol.com.br/herald/2019/11/14/

Reportar Erro
Questão 2 de 21 Q3094138 Q13 da prova

Sobre a cultura africana leia as afirmativas abaixo:

  1. O negro africano foi trazido para o Brasil para ser empregado como mão de obra escrava. Conforme as culturas que representavam (ritos religiosos, dialetos,usos e costumes, características físicas etc.)formavam três grupos principais, os quais apresentavam diferenças acentuadas: os sudaneses,os bantos e o malês. (Sudaneses islamizados).
  2. Salvador, no nordeste do Brasil, foi a cidade que recebeu o maior número de negros, e onde sobrevivem vários elementos culturais. São exemplos o “traje de baiana”, com turbante, saias rendadas,braceletes, colares, a capoeira e os instrumentos de música como o tambor, atabaque, cuíca, berimbau e afoxé.
  3. De modo geral, a contribuição cultural dos negros foi grande: Na alimentação, vatapá, acarajé, acaçá, cocada, pé de moleque etc; Nas danças (quilombos, maracatus e aspectos do Bumba meu boi)Nas manifestações religiosas (o candomblé na Bahia,a macumba no Rio de Janeiro e o xangô em alguns estados do nordeste).

Assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 3 de 21 Q3094139 Q15 da prova

Sobre a classificação do relevo brasileiro relacione-as colunas abaixo:

1) Planalto:
2) Planície:
3) Depressões:

( )formado a partir de erosões eólicas (pelo vento) ou pela água
( )resultado de erosões
( )são áreas planas e baixas. As principais brasileiras são: Amazônica, do Pantanal e Litorânea


Assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 4 de 21 Q3094140 Q17 da prova

Sobre o município de Taubaté – SP leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de _____________________.

Reportar Erro
Questão 5 de 21 Q3094141 Q18 da prova

O Brasil apresenta uma enorme área territorial e possui uma rede hidrográfica formada por rios extensos e de grande volume de água. No mundo, o país reúne as maiores bacias hidrográficas do planeta. Com base nessa informação leia o trecho abaixo e complete a lacuna: O Brasil apresenta _________ hidrográficas formadas por diversas bacias hidrográficas, donde estão localizados os principais rios do país: Amazonas, São Francisco, Tocantins, Araguaia, Parnaíba, Paraguai, Paraná, Uruguai, dentre outros.

Reportar Erro
Questão 6 de 21 Q3094142 Q20 da prova

Leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

O "Dia da Caatinga" é comemorado desde 2003, no dia________. Essa data representa o nascimento do ecólogo João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989),pioneiro nos estudos do bioma.

Reportar Erro
Questão 7 de 21 Q3094143 Q22 da prova

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96. Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

  1. estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
  2. formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação descontínua.
  3. incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

Assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 8 de 21 Q3094144 Q26 da prova

A respeito da tendência pedagógica tecnicista leia-os contextos abaixo:[1] Enfatiza a profissionalização e modela o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. [2] O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.Assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 9 de 21 Q3094145 Q27 da prova

Sobre as tendências pedagógicas progressistas,relacione as colunas abaixo:

1- Libertadora:
2- Libertária:
3- Crítico-social dos conteúdos:

( )a escola propicia práticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sócias. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia está relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções.
( )o papel da educação é conscientizar para transformar a realidade e os conteúdos que são extraídos da pratica social e cotidiana dos alunos. Os conteúdos pré-selecionados são vistos como uma invasão cultural. A metodologia é caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão. A relação do professor com o aluno é tida como horizontal em que ambos passam a fazer parte do ato de educar.
( )a escola tem a tarefa de garantir a apropriação crítica do conhecimento cientifico e universal,tornando-se uma arma de luta importante. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 10 de 21 Q3094146 Q31 da prova

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica Art. 13. As unidades escolares devem orientar a definição de toda proposição curricular, fundamentada na seleção dos conhecimentos, componentes, metodologias, tempos,espaços, arranjos alternativos e formas de avaliação,tendo presente:

Analise as afirmativas abaixo:

  1. as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como eixo integrador entre os conhecimentos de distintas naturezas,contextualizando-os em sua dimensão histórica e em relação ao contexto social contemporâneo.
  2. o trabalho como princípio educativo, para a compreensão do processo histórico de produção científica e tecnológica, desenvolvida e apropriada socialmente para a transformação das condições naturais da vida e a ampliação das capacidades, das potencialidades e dos sentidos humanos.
  3. a pesquisa como princípio pedagógico, possibilitando que o estudante possa ser protagonista na investigação e na busca de respostas em um processo autônomo de (re)construção de conhecimentos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 11 de 21 Q3094147 Q35 da prova

Referente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96 Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

  1. elaborar e executar sua proposta pedagógica.
  2. administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
  3. assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas aula estabelecidas.

Assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 12 de 21 Q3094148 Q41 da prova

Qual das alternativas indica uma Tétrade de Dó meio diminuto:

Reportar Erro
Questão 13 de 21 Q3094149 Q42 da prova

A 20ª edição do Grammy latino teve, pela primeira vez, a indicação de uma banda composta por mulheres trans, entre suas indicações. A banda foi indicada na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Trata-se da banda:

Reportar Erro
Questão 14 de 21 Q3094150 Q43 da prova

A – Eb e B – D são exemplos, respectivamente, de intervalos de:

Reportar Erro
Questão 15 de 21 Q3094151 Q44 da prova

Todo intervalo de terça invertido dá um intervalo de:

Reportar Erro
Questão 16 de 21 Q3094152 Q45 da prova

Considere a alternativa que define, corretamente,Tessitura musical:

Reportar Erro
Questão 17 de 21 Q3094153 Q46 da prova

Considere a alternativa que apresente, respectiva e corretamente, exemplo de sinal de articulação, sinal de dinâmica e sinal de agógica:

Reportar Erro
Questão 18 de 21 Q3094154 Q47 da prova

I t II t III st IV t V t VI t VII st VIII é exemplo de escala:

Reportar Erro
Questão 19 de 21 Q3094155 Q48 da prova

Sobre as progressões harmônicas em modo menor, com base na escala de E menor, considere a alternativa CORRETA:

Reportar Erro
Questão 20 de 21 Q3094156 Q49 da prova

Ré Maior é uma escala:

Reportar Erro
Questão 21 de 21 Q3094157 Q50 da prova

É CORRETO afirmar que os modos podem ser divididos em maiores ou menores de acordo com sua terça. Considere a alternativa com exemplo assertivo de Modo a partir da nota dó:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota