Sejam os conjuntos A = {x ∈ Q ∣ x2 < 4} e B = {x ∈ I ∣ x2 < 4}, onde Q representa os números racionais e I os irracionais. A interseção A ∩ B contém:
Seja A uma matriz 3 × 3 de determinante igual a 7. Se multiplicarmos uma linha por 3, o novo determinante será:
Um cilindro tem altura de 10 cm e raio da base de 6 cm. Qual é o seu volume?
Uma senha de 4 dígitos é formada por números de 0 a 9. Se não há restrições, quantas senhas diferentes podem ser formadas?
Em uma reunião de um conselho administrativo, 12 pessoas precisam formar uma comissão de 4 membros. Porém, existem duas restrições: Dois dos membros do conselho, Carlos e Ana, não podem participar juntos da comissão. O presidente do conselho deve obrigatoriamente fazer parte da comissão. De quantas formas diferentes essa comissão pode ser formada?
Uma cultura de bactérias dobra de tamanho a cada hora. Se inicialmente havia 200 bactérias, quantas haverá após 6 horas?
Se x e y são grandezas inversamente proporcionais e x = 5x quando y = 12y, então o valor de y quando x = 10 é:
Uma sequência numérica é definida por uma progressão geométrica (PG), onde o primeiro termo é a 1 = 2 e a razão é q = 3. Determine o valor de a 5.
Um círculo possui raio r = 7 cm. Determine o comprimento da circunferência desse círculo. (Use π ≈ 3,14)
Em um triângulo retângulo, um dos ângulos agudos mede 30° e a hipotenusa tem 10 cm. Determine o comprimento do cateto oposto a esse ângulo.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/1996 estabelece pr incípios e diretrizes para a educação no Brasil. No que se refere ao ensino da Matemática na Educação Básica, a LDB determina que:
































