A respeito das temáticas sobre educação para relações étnico-raciais (ERER), analise as proposições e julgue-as: I. Perpassarão por todos os anos de escolarização do Ensino Fundamental, desde os iniciais até os finais. II. Sugere-se a exploração de livros literários de Literatura Indígena e Afro-brasileira e de música Africana. III. Perpassarão por todos os anos iniciais de escolarização, tendo em vista que o foco dos anos finais é o trabalho com a educação sustentável. IV. Sugere-se a exploração de livros literários de Literatura Indígena e Afro-brasileira e Africana. É correto o que se afirma em:
A respeito do ensino de língua, proposto pelo Componente Curricular de Língua Portuguesa, leia as alternativas que seguem e julgue V (verdadeiro) e F (falso): (__)
De acordo com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, "Ao assumirmos a perspectiva teórica da linguagem sociointeracionista, concebemos as situações de interlocução como resultante de intercâmbio social (situação de comunicação social concreta) e a leitura como materialidade interlocutiva para a construção de sentidos. O ato da leitura passa":
O componente curricular de Língua Portuguesa assume, na proposta do Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, o texto-enunciado como central à articulação das práticas de linguagem em sala e se sustenta na acepção de linguagem concernente à do Círculo de Bakhtin. Nessa perspectiva teórica, linguagem é compreendida:
Leia o texto que segue: 16 junho - ... O José Carlos está melhor. Dei-lhe uma lavagem de alho e uma chá de hortelã. Eu zombei do remedio da mulher, mas fui obrigada a dar-lhe porque atualmente a gente se arranja como pode. Devido ao custo de vida, temos que voltar ao primitivismo. Lavar nas tinas, cosinhar com lenha. ... Eu escrevia peças e apresentava aos diretores de circos. Eles respondia-me: — É pena você ser preta. Esquecendo eles que eu adoro a minha pele negra, e o meu cabelo rústico. Eu até acho o cabelo de negro mais iducado do que o cabelo de branco. Porque o cabelo de preto onde põe, fica. É obediente. E o cabelo de branco, é só dar um movimento na cabeça ele já sai do lugar. E indisciplinado. Se é que existe reincarnações, eu quero voltar sempre preta. [...] JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2020. p. 63. O texto anterior refere-se ao registro de Carolina Maria de Jesus, em seu diário, no dia 16 de junho de 1958. Tendo como base a leitura do texto e os "procedimentos articulados ao trabalho com a análise linguística/semiótica", no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, marque a alternativa correta:
De acordo com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, propõe-se trabalhar, no ensino de Língua Portuguesa, com macrocampos (esferas) de circulação dos discursos. Trata-se de um macrocampo específico dos anos finais do Ensino Fundamental:
A partir do que está proposto no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, no trabalho com a leitura/escuta, espera-se como procedimentos a serem adotados pelo/a professor/a:
Pensando no trabalho com a leitura/escuta no ensino de língua, considera-se que:
A respeito dos objetivos gerais em produção de texto (escrita/multissemiose), analise as proposições que seguem: I. Produzir enunciados concretos, isto é, considerando toda a situação específica de interação social. II. Refletir individual e coletivamente sobre os textos produzidos e adequar a linguagem à situação comunicativa (quem produz o texto, para quem produz, com que finalidade, onde o texto circula). III. Produzir textos com coerência e coesão e, no caso do texto escrito, com observância na grafia e na pontuação. IV. Expressar sentimentos e opiniões tendo em vista o respeito a posicionamentos contrários. É correto o que se afirma em:
De acordo com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, "A escrita/semiose, resultado de construção histórica e social da humanidade, situada numa comunidade discursiva, cumpre um papel específico, o de comunicar. O texto-enunciado tem o que dizer, o porquê dizer, o como e para quem dizer e, a partir disso, elaboramos nosso projeto discursivo, isto é, selecionamos as estratégias discursivas (GERALDI, 1997). Para que isso aconteça, o texto (escrita/ semiose) precisa ser entendido como:
































