Com base na concordância verbal, analise as assertivas a seguir: I. A expressão '8.825 cargos efetivos' exerce a função de objeto direto da locução 'estão sendo criados', já que o sujeito está na voz passiva. II. O verbo 'atingir' está flexionado no plural adequadamente, concordando com o sujeito composto explícito no texto. III. Manteria a correção gramatical, caso a forma 'estimada' fosse flexionada para o masculino, pois em expressões numéricas admitem-se mais de um tipo de concordância. IV. A expressão 'aposentados' deveria estar no singular, por se tratar de numeral seguido de substantivo. É correto o que se afirma em:
I. O volume do cone é calculado por (1/3)*π*3²*9, resultando em 84,78 m³. II. Se a altura fosse dobrada, mantendo o raio, o volume seria exatamente 169,56 m³. III. Se o raio fosse dobrado, mantendo a altura, o volume seria 339,12 m³. IV. O volume é diretamente proporcional apenas à altura do cone. Está CORRETO o que se afirma em:
A média ponderada é calculada pela soma das notas multiplicadas pelos pesos, dividida pela soma dos pesos. Qual é a pontuação final do candidato?
A imposição de reformas administrativas conduzidas exclusivamente pelo governo estadual. A reação da população local diante da instabilidade administrativa e da possibilidade de subordinação a outro município. O crescimento econômico acelerado impulsionado pela industrialização regional. A pressão de grupos empresariais externos interessados no controle territorial. A influência direta de políticas federais voltadas à reorganização municipal.
Gerenciamento de contatos, agendamento de compromissos no calendário e organização de tarefas. Navegação na internet e acesso a redes sociais corporativas. Criação de apresentações de slides com animações e transições avançadas. Edição de planilhas complexas e análise de dados financeiros. Edição de Textos, documentos em geral.
Entende-se por verbo a unidade que indica ação ou processo, organizada para expressar modo, tempo, pessoa e número, como nos exemplos dos vocábulos 'trabalhar' e 'promover', empregados no trecho. Sobre essa unidade, analise as afirmativas a seguir: I. Os modos verbais indicam a perspectiva do falante em relação à ação e ao seu agente. Assim, o modo indicativo refere-se a fatos verossímeis ou considerados como tais. II. Na frase 'Os guardas interviram na discussão', o verbo 'intervir' está adequadamente empregado no pretérito perfeito do indicativo. III. O verbo auxiliar é aquele que, desprovido total ou parcialmente de significado próprio, se combina com formas nominais de um verbo principal, formando locuções que conferem matizes significativos parciais à ação. É correto o que se afirma em:
Com base na fonologia relacionada aos elementos linguísticos empregados no trecho, bem como àqueles que estão fora do contexto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e com F, para as falsas. O vocábulo 'importância' apresenta tanto encontro consonantal separável, quanto dígrafo vocálico, além de encontro vocálico. No vocábulo 'Thalita' observa-se que há identificação perfeita entre os fonemas e a maneira de representá-los na escrita, o que leva à percepção da possibilidade de uma ortografia ideal, entendida como a representação gráfica de um fonema por uma única letra. O vocábulo 'conscientização' apresenta um encontro consonantal que pode ser separado e também contém mais de um dígrafo vocálico. O vocábulo 'forma' não apresenta nenhum encontro vocálico ou consonantal, apenas fonemas isolados que representam todas as letras. É correto o que se afirma em:
Analise as regras de concordância do trecho e de outros enunciados apresentados a seguir e marque V, para as afirmativas verdadeiras, ou F, para as falsas. I. Com expressões de porcentagem, há duas possibilidades de concordância. Assim, o verbo 'ter' está corretamente flexionado no plural, mas também pode permanecer no singular, na forma 'tem'. II. Na frase 'A equipe realizou uma análise detalhada dos dados, identificando padrões e tendências relevantes para a tomada de decisão', a forma verbal 'realizou' concorda com o sujeito coletivo 'equipe' e, permanece no singular, podendo ser flexionada para o plural apenas se o coletivo estiver determinadamente acompanhado de um substantivo no plural. III. A frase 'É proibido a caça de animais silvestres na reserva' está em conformidade com a norma culta. IV. A frase 'O presidente, com toda a sua comitiva, estava presente', admite também a concordância no plural, 'estavam'. É correto o que se afirma em:
A oração iniciada pelo 'que' é classificada como:
O hífen em palavras compostas, como no vocábulo 'afro-brasileira', corresponde a uma das mudanças promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Considerando as alterações ortográficas, assinale a alternativa FALSA:
Os verbos 'romper' e 'combater' encontram-se empregados em conformidade com a regência exigida por sua transitividade no contexto apresentado. Analise, a seguir, as afirmativas conforme a regência verbal e identifique a alternativa que se mostra INCORRETA.
Com base nisso, analise o enunciado a seguir: 'Sua amiga, se você a vir agora, não a reconhecerá mais.' O vício de linguagem observado é denominado:
Nesse contexto, o ensino da aprendizagem pode ser concebido a partir da articulação de três variáveis fundamentais: a língua, o ensino e o aluno. Com base nisso, complete as lacunas a seguir: ____ é o sujeito da ação, isto é, aquele que atua sobre o conhecimento. ____ constitui o objeto do conhecimento, compreendida como a Língua Portuguesa tal como é falada e escrita fora do contexto escolar. Por fim, ____ corresponde à prática educacional responsável por organizar a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
Considerando as regras de acentuação referentes aos vocábulos presentes no trecho, bem como a outros vocábulos fora desse contexto, analise as proposições a seguir: I. O vocábulo 'país' recebe acento gráfico pela regra que determina a acentuação das vogais 'i' e 'u' quando são tônicas em hiato, desde que não formem sílaba com 'r', 'l', 'm', 'n' ou 'z' nem estejam seguidas de 'nh', como ocorre também nos vocábulos 'raízes' e 'feiíssimo'. II. O vocábulo 'magistério' é uma palavra proparoxítona, acentuada corretamente. III. O vocábulo 'jurídica' recebe acento por ser uma palavra proparoxítona. Pela mesma razão, os vocábulos 'cátedra' e 'tépido', também recebem acento, estando, corretamente acentuados. IV. Não levam acento gráfico as palavras paroxítonas que, tendo respectivamente vogal tônica aberta ou fechada, são homógrafas de artigos, contrações, preposições e conjunções átonas. Assim, não se acentuam 'pelo' (é) flexão de 'pelar' e 'pelo'(ê) substantivo. É correto o que se afirma em:
Diante desse contexto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, ou F, para as falsas. As interações orais espontâneas, por si só, não são suficientes para atender às exigências dos diversos usos sociais da oralidade. A oralidade artística deve ser dissociada da tradição oral, a fim de privilegiar apenas as manifestações contemporâneas. Para o ensino da oralidade é importante separar a cultura popular da cultura erudita, uma vez que apenas a cultura erudita é adequada ao contexto escolar. As práticas pedagógicas de escuta e de produção oral devem possibilitar ao aluno o contato e a assimilação de diferentes gêneros orais, ampliando sua competência para atuar em diversas situações sociais de uso da língua. A sequência que preenche corretamente os itens acima, de cima para baixo, é:
Diante desse contexto, a definição das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica visa: I. Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. II. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica. III. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais − docentes, técnicos, funcionários -da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam. É correto o que se afirma em:
Segundo a norma-padrão, a colocação pronominal, como o emprego do 'la' na forma 'torná-la', obedece a critérios específicos. Com base nas regras de uso dos pronomes e em suas respectivas justificativas, julgue as afirmativas a seguir. I. Quando o verbo está no futuro do presente ou no futuro do pretérito, dá-se tão somente a próclise ou a mesóclise do pronome: 'Eu me calarei' e 'Calar-me-ia se não houvesse necessidade de esclarecer os fatos'. II. Com os infinitivos, mesmo quando modificado por negação, é lícita a próclise ou a ênclise, embora haja acentuada tendência para esta última colocação pronominal. 'Senti um súbito desejo de a tomar nos braços' e 'Para não assustá-los, falou em tom baixo'. III. Em locuções verbais, se não houver justificativa para a próclise, o pronome pode ser colocado depois do verbo auxiliar ou enclítico ao auxiliar. Assim, estão adequadas à norma-padrão as construções: 'Devo-lhe mandar o carro para revisão hoje' e 'Eu quero lhe apresentar uma proposta'. É correto o que se afirma em:

































