Ponha V, para as assertivas verdadeiras e F, para as falsas, assinalando em seguida a única alternativa correta.
Observe os elementos linguísticos destacados dos períodos para poder responder a esta questão.
quanto aos aspectos sociopolíticos e linguísticos do texto, analise as assertivas abaixo:
Analise as assertivas quanto aos aspectos morfossintáticos, a fim de poder responder corretamente a esta questão.
Leia o trecho a seguir. Não é considerada uma teoria, sendo uma abordagem mais recente para se explicar como, por exemplo, uma criança de 6 semanas reconhece sua mãe quando esta se aproxima. Como ocorre esse reconhecimento? Os pesquisadores dessa abordagem concentram-se na memória, no pensamento e na lembrança envolvidos na resolução de problemas e na aprendizagem, vendo as pessoas como manipuladoras de percepções e símbolos. Fonte: CARVALHO, M. A. R. de; TRABBOLD, V. L. M. Psicologia da Educação II. 2ª Edição. Editora Unimontes. Montes Claros. O trecho citado diz respeito a qual abordagem do desenvolvimento?
Leia o trecho a seguir. Essa tendência assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados, a fim de colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sociais. Entende que não basta ter, como conteúdo escolar, as questões sociais atuais, mas que é necessário que se tenha domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas, para que os alunos possam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses de classe. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. O trecho citado diz respeito a qual tendência pedagógica?
“Apesar de existir, portanto, uma preocupação hermenêutica — por certo definida em termos que hoje parecem ingênuos — há muito tempo, também é verdade que a relação tradicional dos historiadores com os documentos que utilizam continuou sendo o interesse predominante nos conteúdos, tomando tais documentos como suportes de informação acerca dos referentes dos textos (isto é, acerca daquilo de que os textos falam).” (CARDOSO e VAINFAS, pg.536 -537). O trecho acima segundo Ciro Flamarion Cardoso Junior apresenta um postulado implícito ao ofício do historiador, quando este se põe a trabalhar com as fontes documentais escritas. Qual seria este postulado?
“Quanto à unidade de contexto, Bardin a define como “unidade de compreensão para codificar a unidade de registro”, cujas dimensões devem ser ótimas e amplas para “que se possa compreender a significação exata da unidade de registro”. Traduzida historicamente, a unidade de contexto diz respeito à totalidade, ao “contexto histórico”, às estruturas sociais e/ou ao universo simbólico no qual se insere(m) o(s) discurso(s) analisado(s). Trata-se de uma unidade “arbitrária”, posto que extratextual, que somente o historiador pode determinar, conforme suas opções teóricas, suas escolhas temáticas e suas hipóteses de investigação.” (CARDOSO e VAINFAS, pg.547). A unidade de contexto no processo da análise documental feita pelo historiador sucede a qual unidade base de análise?
“Escrevendo sobre os índios no Nordeste, o antropólogo Darcy Ribeiro publicou, em 1970, a primeira edição do citado livro Os índios e a civilização, com o subtítulo “a integração das populações indígenas no Brasil moderno”. No livro o autor fez uma retomada histórica sobre o processo de esbulho das terras dos “índios do Nordeste”. Em nota na “Introdução”, Ribeiro afirmou que a publicação era resultado do relatório de pesquisas que realizara desde 1952, parcialmente publicadas em 1958 e com versões de alguns dos capítulos divulgadas em revistas nacionais e internacionais, nos anos seguintes.” (SILVA, pg.119) Ao utilizar os conceitos do “índio” e da “civilização”, respectivamente, Darci Ribeiro designa com estas expressões que tipo de oposição dentro da História do Brasil?
“Chama a atenção do historiador e mesmo do leitor atento o grande número de núcleos urbanos que se desenvolvem ao longo do Tigre e do Eufrates no terceiro milênio a.C. Pesquisadores como Garelli apresentam só para o período que vai de 2700 a 2100 a.C. lista significativa de reis em Lagash, Umma, Kish, Ur, Uruk, Akad, Gatium e Elam, incluindo o herói Gilgamesh e nomes quase impronunciáveis como Lugalkinishedudu, Meskiagnunna e Kutik-in-shushinak.” (PINSKY, pg.53) Essas sociedades erguidas ao longo do Tigre e do Eufrates possuíam complexa estrutura organizacional. Dentro da hierarquia social desses núcleos urbanos, a cidade de Uruk chama a atenção pela forte presença e participação no cotidiano de um grupo social específico. Qual seria este grupo?
“Em Atenas, durante o domínio da aristocracia, os arcontes foram sobretudo sacerdotes; a missão de julgar, de administrar, de fazer a guerra, reduziu-se a pouca coisa, e podia, sem inconvenientes, juntar-se ao sacerdócio. Quando a cidade ateniense rejeitou os velhos processos religiosos do governo, não suprimiu o arcontado, porque era extrema a repugnância em suprimir o que fosse antigo. Mas, ao lado dos arcontes, estabeleceram-se outros magistrados que, pela natureza das suas funções, melhor correspondiam às necessidades da época.” (COULANGE, pg.254 -255). Segundo o autor, qual é o grupo de magistrados que, ao lado dos arcontes, atendeu às necessidades da época?
”No comércio, a crise foi mais geral. As duas principais zonas de comércio internacional, o Mediterrâneo e o Báltico, passaram por uma revolução e, possivelmente, por um declínio transitório no volume de seu comércio. O Báltico – a colônia europeia dos países ocidentais urbanizados – transformou sua linha de exportações, que passou por produtos alimentícios e produtos de madeira, metais e equipamentos navais, enquanto diminuíram suas importações tradicionais de lã ocidental.” (HOBSBOWN In: SANTIAGO, pg. 80 -81). Ao tratar sobre as provas de uma crise geral da economia europeia, o autor aborda as transformações do Báltico, decorrente das transições que o capitalismo iniciava, atingindo seu auge em um período específico da história que, segundo o autor, está localizada entre quais anos?
“Entre 15 de Novembro de 1889 e 15 de Novembro de 1898, quando Manuel Ferraz de Campos Sales assume a Presidência, a República brasileira enfrentou anos tumultuados.” (FERREIRA e DELGADO, pg.34) A afirmação feita está baseada na instabilidade, tensões e indefinições no desenho político instaurado. Essa situação pode ser caracterizada segundo os autores por quais motivos?
“A história do Ensino de História tem sido objeto de estudo de vários pesquisadores brasileiros, notadamente a partir da década de 80 do século passado, quando se debatia a reforma curricular que visava substituir os Estudos Sociais pela História e Geografia.” (BITTENCOURT, pg.59) Ao narrar esta trajetória da história do ensino de História, a autora aponta uma grande preocupação por parte dos pesquisadores. Qual a preocupação dos pesquisadores?
“As atuais propostas curriculares, como foram apresentadas, não são idênticas umas às outras: têm certa semelhança em relação aos fundamentos pedagógicos, mas são diversas em conteúdos e nos critérios para definir os prioritários. Há propostas que oferecem uma seleção considerada de “conteúdo tradicional”, baseada nos círculos concêntricos, que ordenam os estudos do mais próximo ao mais distante e se traduzem como o estudo de História do Brasil para posteriormente organizar os estudos da História Antiga à Contemporânea.” (BITTENCOURT, pg.137) Ainda segundo Bittencourt, outras propostas curriculares apresentam conteúdos para o ensino de História organizados de que forma?
“A devastarem das capitanias do interior, neste terreno, é manifesta. Numa economia essencialmente exportadora como a da colônia, sua posição é excêntrica. Só com a agricultura, a colonização não teria penetrado no interior; e é por isso que até o século XVII os portugueses continuavam a “arranhar o litoral como caranguejos.”” (JUNIOR, pg,132) Para o autor, qual outra atividade, além da agricultura foi fundamental para a penetração no interior?
“No alvorecer do Séc. XIX, a indústria mineradora do Brasil, que se iniciara sob tão brilhante auspício e observara durante cem anos o melhor das atenções e atividades do país, já tocava sua ruína final. Os prenúncios desta já se faziam aliás sentir para os observadores menos cegos pela cobiça, desde longa data.” (JÚNIOR, pg,171) Caio Prado Júnior no trecho acima, menciona o declínio da indústria mineradora no Brasil. Segundo o autor, a partir de meados de qual século esta situação se inicia?























