O artigo n° 38 da Lei n° 9.394/96 descreve que os sistemas de ensino devem manter cursos e exames supletivos, que abrangem a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. Nesse sentido, o mesmo artigo define que os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais devem ser:
O artigo n° 36 da Lei n° 8.069/90 define que tutela é uma medida deferida a pessoa de até 18 (dezoito) anos incompletos. Seu deferimento pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do poder familiar e implica necessariamente:
O trecho abaixo foi extraído da Lei n° 13.146/15, em seu 14° artigo:
O processo de ___________________ tem por objetivo o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
A lacuna acima deve ser preenchida CORRETAMENTE pela alternativa:
Para somar ou subtrair números inteiros é preciso se atentar aos seus sinais. Sobre essa ótica, é CORRETO afirmar que:
Considere a descrição a seguir :
ax+b = 0
A expressão representa:
São aspectos da etnomatemática, considere as proposições a seguir :
I-Valoriza estas diferenças e afirma que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada à tradição, à sociedade e à cultura de cada povo;
II-Auxilia grupos e sociedades não eurocêntricos a adaptarem seus modelos matemáticos às convenções reconhecidas e adequar seus materiais para que possam ser de fato utilizados pedagogicamente;
III -Reconhece e dá visibilidade aos conceitos matemáticos informais desenvolvidos pelos educandos através de seus conhecimentos, fora da conjuntura escolar na vivência do seu cotidiano.
Dos itens acima:
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base:
Ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente que os rodeia. O conjunto de todos os seres vivos de um ecossistema é chamado:
Nos estados de Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal encontramos a Bacia Hidrográfica:
No ensino de Matemática no primeiro ano do ensino fundamental, a quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação aparece na Unidade Temática:

































