Provas para Download

Prova Professor de Artes - Pref. Saltinho/SC
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-de-artes.pdf
PDF
professor-de-artes.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-de-artes.pdf
PDF
professor-de-artes.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-de-artes.pdf
PDF
professor-de-artes.pdf
Compartilhar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 19 Q3115552 Q1 da prova

São exemplos de Figuras de Linguagem.

  1. Metáfora;
  2. Metonímia;
  3. Sinestesia.

Assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 2 de 19 Q3115553 Q2 da prova

Leia atentamente a frase a baixo:

“A quarentena já dura dois meses.”

A frase acima é exemplo de Figura de Linguagem. Qual?

Reportar Erro
Questão 3 de 19 Q3115554 Q3 da prova

Assinale a alternativa que contenha as palavras escritas corretamente.

Reportar Erro
Questão 4 de 19 Q3115555 Q4 da prova

Leia atentamente a frase a baixo:

“O bem e o mal caminham de mãos dadas no coração humano.”

A frase acima é exemplo de Figura de Linguagem. Qual?

Reportar Erro
Questão 5 de 19 Q3115556 Q5 da prova

Leia atentamente a frase a baixo:

“Estava com tanta fome que podia comer um boi inteiro.”

A frase acima é exemplo de Figura de Linguagem. Qual?

Reportar Erro
Questão 6 de 19 Q3115557 Q6 da prova

Uma empresa tem 6 máquinas iguais, que produzem juntas 2052 peças em 6 horas de produção por dia. Se essa empresa comprar mais duas máquinas iguais as que já tem e trabalhar 5 horas por dias qual será sua produção de peças no dia?

Reportar Erro
Questão 7 de 19 Q3115558 Q7 da prova

Uma área de terra tem a forma retangular, onde a medida do comprimento é igual ao quadruplo da medida da largura, se essa área de terra tem um perímetro de 680 metros, qual é a área que essa terra apresenta?

Reportar Erro
Questão 8 de 19 Q3115559 Q8 da prova

Um terreno retangular tem 24 metros de largura e 32m de comprimento. O terreno será dividido ao meio pela sua diagonal formando assim dois triângulos. Se uma dessas metades for cercada por uma tela qual o comprimento dessa tela?

Reportar Erro
Questão 9 de 19 Q3115560 Q9 da prova

Analisando as sequências dos termos seguinte foram sucessivamente obtidos segundo uma determinação padrão: (2, 8, 20, 44, 92) o décimo termo dessa sequência só pode ser:

Reportar Erro
Questão 10 de 19 Q3115561 Q11 da prova

Acredita-se que os primeiros objetos artísticos foram desenvolvidos na tentativa de controlar ou amenizar as forças da natureza. A _______ é o principal exemplo desses primeiros tempos, ela é constituída por representações gráficas do tipo: desenhos, símbolos e sinais; produzidos em paredes de cavernas ou nas superfícies de grandes rochas. Esses grafismos são de fundamental importância pois nos fornecem informações necessárias para a compreensão sobre a cultura, o tempo e os costumes dos nossos ancestrais. Em geral, pode-se dizer que ela conta com motivos de feição naturalista. Nela, os homens são habitualmente mostrados de forma isolada ou realizando algum tipo de ação coletiva, como o momento da caça, o parto de uma criança ou o intercurso sexual. Além disso, no que concerne aos animais representados, temos a predominância daqueles que serviam como alimento ou atacavam algum espaço habitado pelos humanos. Acerca Do texto acima , qual arte está se referindo?

Reportar Erro
Questão 11 de 19 Q3115562 Q12 da prova

Quando nos referimos ao ensino das artes visuais, prontamente nos vem à mente imagens de obras de artistas reconhecidas mundialmente, pode-se dizer que, muitas das vezes, nos esquecemos que a arte produzida em nosso bairro, em nossa cidade também faz parte dessa classificação. Geralmente são conteúdos ignorados ou deixados para serem abordados no final do ano letivo, ou até mesmo descartados, caso não haja mais dias letivos para explanação desses conteúdo. Os PCNs nos trazem alguns objetivos a serem alcançados pelos alunos no ensino fundamental e é papel do professor e da escola direcionar essa conquista. Sobre os PCNs assinale a alternativa incorreta:

Reportar Erro
Questão 12 de 19 Q3115563 Q13 da prova

Segunda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei n°9.394/1996. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta:

  1. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
  2. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  3. Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, independentemente da escolarização anterior.

Reportar Erro
Questão 13 de 19 Q3115564 Q14 da prova

A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Na Grécia Clássica o ensino da música era obrigatório e há indícios de que já havia orquestras naquela época. Pitágoras, filósofo grego da Antiguidade, ensinava como determinados acordes musicais e certas melodias criavam reações definidas no organismo humano. Pitágoras demonstrou que a sequência correta de sons, se tocada musicalmente num instrumento, pode mudar padrões de comportamento e acelerar o processo de cura (BRÉSCIA, 2003).
Sobre a musicalização assinale a alternativa correta:

( )
A musicalização é um poderoso instrumento que desenvolve na criança, além da sensibilidade à música, qualidades preciosas como: concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a audição, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocionais e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.
( )O processo de musicalização deve destina-se a todos, buscando desenvolver esquemas de apreensão da linguagem musical.
( )Durante o processo de aprendizagem, adquire-se uma sensibilidade que é construída num ambiente em que as potencialidades de cada indivíduo (sua 4 capacidade de discriminação auditiva, suas emotividades, etc) são trabalhadas e preparadas de modo a compreender e reagir ao estímulo musical. (PENNA,1990).
( )Musicalizar é ainda desenvolver os instrumentos de percepção necessários para que o indivíduo possa ser sensível à musica, apreendê-la, recebendo o material sonoro/musical, como significativo. (PENNA, 1990).

Reportar Erro
Questão 14 de 19 Q3115565 Q15 da prova

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) expresso na Lei Federal8.069, promulgada em Julho de 1990, trata dos direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil. Tal Estatuto trouxe grande inovação na forma que se via os menores, juridicamente falando, de modo que crianças e adolescentes brasileiros, sem distinção de raça, cor ou classe social, passar ama ser reconhecidos como pessoas em desenvolvimento, ou seja, sujeitos de direitos e deveres, e a quem o Estado deve prioridade absoluta. O principal objetivo estatutário é a proteção dos menores de 18 anos, preparando-lhes para a vida adulta, proporcionando a eles um desenvolvimento físico, mental, moral e social condizente com os princípios constitucionais da liberdade e da dignidade. A seguir analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:

  1. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 08 anos deidade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
  2. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
  3. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Reportar Erro
Questão 15 de 19 Q3115566 Q16 da prova

O teatro pode ser considerado por professores e pesquisadores uma forma de fazer com que a criança se socialize, torne-se desinibida, decore falas, cante entre outras coisas que possam trazer benefícios para a alfabetização da criança. Sobre o ensino do teatro na educação básica assinale a alternativa incorreta:

Reportar Erro
Questão 16 de 19 Q3115567 Q17 da prova

A dança tem se tornado um estilo alternativo nas práticas pedagógicas, por orientar o movimento corporal de cada aluno de forma a explorar sua capacidade de criação, estimulando o autoconhecimento e favorecendo para aprendizagem. Segundo OSSONA (1988) “a dança ainda é uma manifestação de caráter étnico, é quando mais se parece com a “expressão corporal”, que foi ganhando terreno nos esquemas da educação”. Sobre a dança na escola, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:

  1. Segundo VERDERI (2009) “a dança na escola deverá ter um papel fundamental como atividade pedagógica... e por meio dessas mesmas atividades reforçar a autoestima, a autoimagem, a autoconfiança e o autoconceito”
  2. De acordo com PICONEZ (2003) “os alunos aprendem pela prática”. Portanto, as atividades pedagógicas de dança não podem isolar os alunos em quatro paredes, antes disso deve estimular a criança a descobrir o seu potencial expressivo e criativo
  3. Para BERTONI (1992), a dança como fator educacional contribui no desenvolvimento psicológico, social, anatômico, intelectual, criativo e familiar

Reportar Erro
Questão 17 de 19 Q3115568 Q18 da prova

Nascido em Caprese, uma província de Arezzo, na Itália, filho de Lodovico e Francesca, desde cedo demonstrou fascínio pela arte do desenho. Com um reconhecido talento, já aos treze anos foi para Florença estudar pintura. Lá esteve na Academia dos Jardins dos Medici, uma famosa escola. Com dezessete anos criou a sua primeira escultura e deu a ela o nome Madona da Escada. Depois de passar um longo período em Florença, onde trabalhou para a família Medici, mudou para Bolonha onde continuou fazendo arte. A peça que lhe consagrou, a Pietá, foi concluída em 1499 feita a partir de um bloco único de mármore e atualmente se encontra na Basílica de São Pedro (no Vaticano).Apesar de ser mais escultor do que pintor, aceitou a encomenda do papa para pintar a abóbada da Capela Sistina, também na Basílica de São Pedro. Devido às suas contribuições feitas para a Igreja Católica, o artista foi nomeado em 1535pelo Papa Paulo III o supremo arquiteto, escultor e pintor dos palácios apostólicos". Entre as suas obras principais estão a Pietá, Moisés, Davi e O Juízo Final. Para além das telas e esculturas, pouca gente sabe, mas o polivalente também escrevia poesia. Quem foi este artista?

Reportar Erro
Questão 18 de 19 Q3115569 Q19 da prova

De acordo com Joice Saturnino (2001), professora do curso de Belas Artes da UFMG, o artesanato apropria-se da cultura para trabalhar, a partir da matéria-prima, a questão da produção do objeto e da sua venda, e seu fazer é repetitivo, aliado à questão da sobrevivência. Por isso, o artesão possui sua habilidade, mas apropria-se do material do jeito mais simples, muitas vezes, diretamente ligado à sua tradição cultural. Sobre como promover a motivação para ensinar artesanato às crianças e aos adolescentes Marque V ou F e assinale a alternativa correta:

( )
Em um primeiro momento, não é importante instigar a curiosidade e o desejo de aprender sobre o tema das Artes Manuais. Para isso, algumas ações problematizadoras, que levantem questões relacionadas ao tema e que instiguem uma discussão inicial pelo grupo;
( )Para crianças, não recomenda-se uma brincadeira inicial envolvendo alguma prática de artesanato. A produção de fantoches para a realização de uma peça teatral, por exemplo, pode ser muito estimulante para o início de um projeto ligado ao artesanato.
( )Para os adolescentes, não pode ser muito interessante uma apresentação de um desfile de moda alternativa, por exemplo, em que eles mesmos possam customizar roupas que não usam mais e, dessa maneira, dar novas formas e desenvolver estilos próprios.
( )Não poderão demonstrar ao grupo sua capacidade criativa de maneira bem divertida, elevando a autoestima dos participantes e estimulando sua criatividade. Assim, iniciarão o projeto de maneira instigante e envolvente.

Reportar Erro
Questão 19 de 19 Q3115570 Q20 da prova

Sobre a Cultura afro-brasileira, africana e indígena . Assinale a alternativa correspondente:

  1.  _________: Praticada no Brasil desde o século XVIII, essa expressão religiosa é caracterizada pelo culto aos orixás em um rico ritual de trocas simbólicas em que nenhuma entidade (bichos, plantas, minerais, homens vivos e mortos) é excluída da busca da força vital ou axé. Como exemplo de preservação da tradição de matriz africana, o Candomblé vem sendo ressignificado para os dias de hoje. 
  2. ____________: Manifestação de matriz africana reelaborada no Brasil a partir do repertório de vivências dos africanos e seus descendentes desde o século XIX; faz parte das tradições afro-brasileiras. Congrega elementos da ancestralidade africana e das historicidades dos contextos sociais. Mistura de luta, jogo, mandinga, musicalidade e corporalidade, expressa profundo diálogo com a identidade afro-brasileira. Em julho de 2008, a roda de capoeira e o ofício dos mestres da capoeira foram incluídos no Livro dos Saberes, das formas de Expressão e reconhecidos como patrimônio cultural nacional.
  3. __________: Estratégia disfarçada dos negros para cultuar seus deuses e retomar a linha de relacionamento comunitário.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota