Considere uma planta formada por 58 fornos (cubas) independentes em que cada cuba gera 0.2 ton/h de alumínio primário a partir de 0.5 ton/h de alumina alimentada. A produção de criolita Na3AlF6, em uma planta de produção de alumínio primário, cujo rendimento da reação é de 86% e a alumina que alimenta a planta está a 98% de pureza é de
Dados: Massa Atômica: Al = 27, O = 16, F = 19, Na = 23.
Reação de formação da criolita: 6 NaOH + Al2O3+ 12 HF → 2 Na3AlF6+ 9 H2O
Em uma mina de minério oxidado de cobre é realizado processo de lixiviação em pilha. Para uma pilha de 400 toneladas de um minério oxidado com 1.4 % de cobre na forma de CuO, a quantidade de ácido sulfúrico a 95% necessária considerando que I) o grau e liberação do minério é de 100 % e II) o grau e a liberação do minério é de 90 %, Peso Atômico H = 1, O = 16, S = 32, Cu = 63.5, é
Deseja-se aquecer 70 kg de água (Cp = 4200 J/kg K) de 25 C até 70 C. O combustível disponível para esta operação de aquecimento é o propano (C3H8), cuja entalpia de combustão completa é 530,6 kcal/mol. Calcule a massa deste combustível necessária para aquecer a água, se toda energia liberada na combustão for suficiente para tal operação.
Julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das sentenças a seguir.
Um trocador de calor de tubo duplo operando em contracorrente é usado para aquecer a água de 15 C a 80 C a uma taxa de 1.5 kg/s. O aquecimento deve ser realizado por água geotérmica disponível a 150 C com um fluxo de massa de 2.6 kg/s. O tubo interno é de parede fina e tem um diâmetro de 1.6 cm. Se o coeficiente global de transferência de calor for de 660 W/m2 C, determine o calor trocado, o comprimento do trocador necessário para o processo e verifique sua viabilidade. Dados: Calor específico da água = 4200 J/kg K.
Determinar o trabalho teórico mínimo para a separação de 1 Kg de ar em oxigênio e nitrogênio. Supor que ar seja constituído por 21 partes em volume de oxigênio e de 79 partes em volume de nitrogênio. A temperatura do ar é de 15 ºC. A temperatura do meio é de 0 ºC. Considerar que os gases são perfeitos, processo isotérmico e Rg = 8,314 J/mol K.
































