Leia a tirinha.
(Fonte: < https://www.google.com.br/search?q=historias+em+quadrinhos >)
Na frase de Calvin "Eu li este livro que você pegou pra mim.", a ideia expressa pelos verbos indicam ações:
Pacientes que passam por cirurgia bariátrica, como o bypass gástrico em Y de Roux (RYGB), tem redução da absorção de vitamina B12 e ácido fólico. O RYGB desvia o alimento do duodeno e jejuno proximal que é a zona de absorção desses nutrientes. Espera-se que pacientes bariátricos RYGB que não fizerem suplementação desses compostos desenvolva:
“60% dos indígenas estão contaminados pelo mercúrio. Os pesquisadores realizaram entrevistas, coleta de amostras de cabelo e de peixes para aferição dos níveis de mercúrio.”
“No garimpo, o mercúrio é usado para facilitar a separação do ouro. Parte do mercúrio é despejado no ambiente, principalmente nos rios. No fundo dos rios, ele sofre uma transformação e se torna metilmercúrio, que começa a ser absorvido pela cadeia alimentar.
(Fonte: https://www.generonumero.media/reportagens/para-indigenas-mercurio)
O fenômeno biológico descrito na reportagem é conhecido como:
Observe a representação de uma sucessão ecológica na imagem. Depois julgue as sentenças abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I – As comunidades clímax representadas por “3” e “5” apresentam maiores biomassas e relações ecológicas que qualquer outro nível da sucessão. Nesse nível a biodiversidade é a maior o que justifica a maior produtividade primária líquida do ecossistema.
II – A sucessão ecológica secundária “B” apresenta menor tempo de recolonização pois o solo já foi previamente modificado ao longo da sucessão primária “A”, por isso, espera-se um aumento da biodiversidade nativa a cada ciclo de recolonização.
III – A comunidade pioneira representada por “1” geralmente é constituída de líquens e musgos.
O heredograma abaixo indica os fenótipos dos tipos sanguíneos do sistema ABO e fator Rh da família.
I – Se o casal I.3 e I.4 vier a ter mais uma criança, a probabilidade dela vier a sofrer eritroblastose fetal será de 50%.
II – O único indivíduo que não possui doadores neste grupo é o II.1.
III – Em uma hipotética gestação resultante de um cruzamento da mulher indicada em II.3 e do homem II.4, a probabilidade de nascer uma menina doadora para o avô paterno é de 25%.
IV – Somente o indivíduo II.2 possui genótipo homozigoto dominante para os dois genes envolvidos no heredograma.
Das sentenças acima, as verdadeiras são:
Em uma determinada espécie vegetal foi constatado que a altura do seu caule é resultante da ação de dois genes aditivos. Indivíduos homozigotos recessivos têm altura média de 0,9m e os homozigotos dominantes chegam a ter em média 1,5m. Pode-se afirmar que esse tipo de comportamento é estudado dentro da área genética chamada:
O flamingo é uma ave phoenicopteriforme da família Phoenicopteridae. Mede de 102 a 122cm de comprimento e 90cm de altura. A análise evolutiva dessas aves foi resumida em três tópicos a seguir:
I – Os flamingos desenvolveram pernas longas gradualmente ao longo das gerações por usar frequentemente as pernas para alcançar alimento.
II – Os flamingos com pernas mais longas sobreviviam e se reproduziam mais em ambientes com menos comida.
III – As mutações genéticas introduziram variabilidade nos flamingos e a seleção natural favoreceu aqueles com genes para características mais vantajosas, como pernas longas. Assinale a alternativa que for correta:
Sabemos que nenhum ser vivo é capaz de viver sozinho, ou seja, sem se comunicar com nenhum organismo. Estes sempre estabelecerão relações, mesmo com espécies diferentes. Os recifes de corais podem ser considerados um exemplo abundante de vida e de interações ecológicas. Seus corpos, mesmo depois de morrer, criam ecossistemas férteis que permitem a fixação de algas e servem de abrigo para peixes, são fonte de alimento para várias espécies e ainda vivem associados a organismos fotossintetizantes. Várias interações ecológicas podem acontecer ao mesmo tempo, incluindo as mesmas espécies envolvidas. Essa interação ecológica em que são criadas condições necessárias para a sobrevivência de outras espécies é chamada de:
O conceito de adaptação como resultado do equilíbrio entre assimilação e acomodação é central na teoria da equilibrição de Jean Piaget. Considerando o assunto e suas relações com a educação, analise a sentenças abaixo e a seguir assinale a correta.
1 – A assimilação é como "incorporação de um elemento exterior (objeto, acontecimento etc.) num esquema sensório-motor ou conceitual do sujeito" e 2 – A acomodação é como “a necessidade do esquema de assimilação em considerar as particularidades próprias dos elementos a assimilar. Está subordinada à assimilação.
O Kalanchoe é uma planta muito comercializada na região sul e sudeste do Brasil. Sua origem é africana e ela também é conhecida como flor-da-fortuna ou kalandiva. Sua floração depende da variação da exposição à luz do sol, visto que essa espécie faz parte de um grupo de plantas com fotoperíodo de dias longos-curtos. Neste contexto, espera-se que a temporada mais florida dessa espécie em ambientes naturais seja:
A análise de impedância bioelétrica corporal (AIBC) serve para a determinação da composição corporal, ou seja, de parâmetros de interesse clínico como massa de gordura corporal, massa livre de gordura, massa de água intracelular, massa de água extra-celular e a massa de água corporal total. A AIBC consiste na medida da impedância que o corpo humano oferece à passagem de uma corrente alternada. Quando uma corrente elétrica flui pelo corpo, a condução se dá através dos fluidos extracelulares e intracelulares. Considerando a natureza química e o contexto histológico do corpo, qual delas não se relaciona com o princípio fisiológico da AIBC?
A reação de oxidação da glutationa (GSH) é um processo importante para a desintoxicação do corpo. A GSH pode se ligar a toxinas e outros compostos nocivos, convertendo-os em formas menos tóxicas que podem ser facilmente excretadas do corpo. A GSSG pode então ser convertida de volta em GSH pela enzima glutationa redutase, utilizando NADPH como agente redutor. A reação química de oxidação da glutationa envolve a perda de um átomo de hidrogênio (H) e a conversão do grupo sulfidrila (SH) em um grupo dissulfeto (S-S). Essa reação é catalisada pela enzima glutationa oxidase (GO), que utiliza oxigênio molecular (O2) como agente oxidante. A equação química geral para a reação de oxidação da glutationa é: 2 GSH + O2 → GSSG + H2O + H+. Analisando a reação química é incorreto afirmar que:
A quantidade total de calor necessário para descongelar um cubo de gelo de 200g a uma temperatura de -15ºC até que atinja a temperatura de 80ºC é de: Considere calor específico do gelo = 0,5cal/g ºC. Considere calor específico da água = 1cal/g ºC. Considere o calor latente de fusão da água = 80cal/g.
A luz é um fenômeno ondulatório que se propaga a uma velocidade de 300.000 Km por segundo, sem necessitar de um meio físico, ao contrário das ondas mecânicas (sonoras, ondas sísmicas ou de água etc.). A luz é parte de um fenômeno chamado radiação eletromagnética que propaga energia com flutuações de campo elétrico e magnético como consequência de explosões nucleares das estrelas, como o sol. Além do sol, há outras fontes que geram luz como as lâmpadas, velas etc. Os objetos que não possuem luz própria quando iluminados (a Lua, plantas e animais, cadeira, a mesa etc.) refletem e absorvem luz. Em relação a luz:
“O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à Aurora, deusa romana do amanhecer, e seu filho, deus grego do vento forte, Bóreas. O que acontece é que os ventos solares carregados de elétrons movem-se a cerca de 1,6 milhões de km/h e, quando chegam ao nosso planeta, acabam sendo facilmente guiados para as áreas polares. Os cientistas estimam que, numa profundidade entre 2.800 e 4.800 km abaixo da crosta, há uma camada de fluído, constituída principalmente por ferro. Com o movimento de rotação do planeta, este fluído também roda. Como a parte mais externa do globo é constituída por rochas, há um atrito entre as duas camadas, fazendo com que o fluído gire. Quando vento solar é captado pela ionosfera, é conduzido e acelerado em uma espécie de túnel que se forma, o que ocasiona a geração dos efeitos de luzes quando há uma interação desse vento solar eletricamente carregado com os gases atmosféricos, formando o que se chama de aurora boreal.”

























