Em certas patologias, o monitoramento contínuo da curva de complacência pulmonar é facultativo para compreender a progressão da doença e determinar os ajustes terapêuticos adequados ao manejo ventilatório.
Para pacientes com consumo maior que 10 cigarros por dia, deve-se iniciar a etapa 1, onde a dose recomendada é de 21 mg/dia de Nicotina transdérmica por 4 semanas. A etapa 2, consiste em Nicotina transdérmica 14 mg/dia por 2 semanas, enquanto na etapa 3, há redução para Nicotina 7 mg/dia por 14 dias.
A abstinência da nicotina inclui desejo intenso por cigarros e sintomas inespecíficos que incluem irritabilidade, raiva, dificuldade de concentração, sono, ansiedade ou depressão.
Mastigar, esmagar, injetar ou dividir produtos de ação prolongada podem aumentar o risco de convulsões.
Em caso de detecção, uma amostra deve ser processada e enviada ao laboratório de referência para identificação da espécie, pois é fundamental distinguir o M. tuberculosis de outras micobactérias não tuberculosas.
Espessamento pleural, bandas, nódulos calcificados e cavidades de parede fina são sinais de tuberculose ativa em tomografia de tórax.
Em caso de toxicidade hepática significativa e necessidade de suspensão, a reintrodução, após normalização da função hepática, deve ocorrer inicialmente com rifampicina+pirazinamida, em seguida com isoniazida e, finalmente, com etambutol.
Pode apresentar radiografias atípicas. Achados compatíveis com infecção primária, incluindo adenopatia intratorácica, opacidades do lobo inferior e/ou derrames pleurais, estavam presentes em até 35% dos pacientes. Um estudo subsequente, comparando a apresentação radiográfica associada ao HIV antes e depois da introdução da terapia antirretroviral (TARV) potente, constatou que a incidência de alterações radiográficas torácicas pós-primárias "típicas", aumentou de 25% para 45%, respectivamente.
A hipertensão pulmonar associada à esquistossomose; à infecção por HIV; à hipertensão portal; à medicamentos e toxinas, são patologias classificadas clinicamente como grupo 2.
No aspergilloma simples a obtenção de exames de imagem semestrais (com radiografia ou ressonância magnética, conforme a certeza diagnóstica) é necessária para confirmar a estabilidade ou melhora.
Alta. (pontuação maior que 06).
Tumor >2 cm mas 4 cm na maior dimensão, envolvimento tumoral da(s) estação(ões) nodal(is) mediastinal(is) ipsilateral(is) e/ou estação de linfonodo subcarinal e há metástase à distância.























