As infecções do trato reprodutivo da mulher se apresentam com frequência na Atenção Primária à Saúde (APS), onde o meio vaginal fisiológico, composto primordialmente por Lactobacillus, encontra-se alterado com a proliferação de outros microrganismos. Dessas infecções, a vaginose bacteriana é:
Analise a descrição abaixo: “ …infestação intestinal causada por helminto. Pode cursar assintomática ou apresentar, como característica principal, o prurido perianal, frequentemente noturno, que causa irritabilidade, desassossego, desconforto e sono intranquilo. As escoriações provocadas pelo ato de coçar podem resultar em infecções secundárias em torno do ânus… ” Esta descrição corresponde a:
Em uma campanha de prevenção primária do diabetes mellitus, no território de abrangência da Unidade Local de Saúde, uma senhora de 52 anos teve uma glicemia capilar de jejum de 125 mg/dL. Com esse resultado, foi orientada a seguir a fazer novos exames, com os seguintes valores de referência para confirmar o seu diagnóstico:
Em pacientes com concentração de ácido úrico plasmática elevada, a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações do hálux, tornozelos e joelho, causa inflamação, impotência funcional e dor aguda. O diagnóstico inicial e o fator de risco a ser prevenido neste quadro clínico são, respectivamente:
A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença caracterizada pela incapacidade do coração em bombear o sangue de forma adequada. A IC com fração de ejeção reduzida é aquela (em) que:
A cefaleia é um dos motivos recorrentes de procura da Atenção Primária a Saúde (APS). A cefaleia em pressão, holocraniana, de leve a moderada intensidade, podendo haver foto e/ou fonofobia, mas sem náuseas e vômitos, e classificada como primária, mais prevalente neste nível de atenção é a:
Endocardite infecciosa é a inflamação da membrana interna que reveste as cavidades e as valvas cardíacas. O agente etiológico mais comumente associado à infecção aguda de cateteres e próteses é:
































