Provas para Download

Prova Médico de Atenção Básica - Pref. Venâncio Aires/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver medico-de-atencao-basica.pdf
PDF
medico-de-atencao-basica.pdf
Ver gabaritos-preliminares.pdf
PDF
gabaritos-preliminares.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar medico-de-atencao-basica.pdf
PDF
medico-de-atencao-basica.pdf
Baixar gabaritos-preliminares.pdf
PDF
gabaritos-preliminares.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar medico-de-atencao-basica.pdf
PDF
medico-de-atencao-basica.pdf
Compartilhar gabaritos-preliminares.pdf
PDF
gabaritos-preliminares.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 29 Q1385991 Q11 da prova
Leia a Lei Orgânica do Município de Venâncio Aires e responda as questões 11 a 15.

Com base na Lei Orgânica do Município de Venâncio Aires, o Vereador perderá o seu mandato quando:

I. Fixar residência fora do Município.
II. Utilizar-se do mandato para praticar atos de corrupção, de improbidade administrativa, ou atentatórias às instituições vigentes.
III. Tiver suspensos os direitos políticos.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 2 de 29 Q1385992 Q12 da prova
Leia o Regime Jurídico dos Servidores do Município de Venâncio Aires e responda as questões 11 a 15.

Conforme o Regime Jurídico dos Servidores do Município de Venâncio Aires, a pena de demissão será aplicada ao servidor em caso de:

I. Inassiduidade ou impontualidade habituais.
II. Aplicação irregular de dinheiro público.
III. Reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 3 de 29 Q1385994 Q13 da prova
Leia a Lei Maria da Penha e responda as questões 13 a 15.

Em relação às medidas integradas de prevenção para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, previstas na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), são diretrizes propostas na legislação:

I. A celebração de convênios, protocolos, ajustes, termos ou outros instrumentos de promoção de parceria entre órgãos governamentais ou entre estes e entidades não governamentais, tendo por objetivo a implementação de programas de erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher.
II. A promoção de programas culturais voltados ao entretenimento do público feminino que é vítima de violência doméstica e familiar.
III. A promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral, e a difusão desta Lei e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos das mulheres.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 4 de 29 Q1385995 Q14 da prova
Leia a Lei Maria da Penha e responda as questões 13 a 15.

Com base na Lei Maria da Penha, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os dispositivos de segurança destinados ao uso em caso de perigo iminente e disponibilizados para o monitoramento das vítimas de violência doméstica ou familiar amparadas por medidas protetivas terão seus custos pagos por ONG.
( ) A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar compreenderá a profilaxia das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) apenas para as vítimas que não são casadas com o agressor.
( ) A mulher em situação de violência doméstica e familiar tem prioridade para matricular seus dependentes em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio, ou transferi-los para essa instituição, mediante a apresentação dos documentos comprobatórios do registro da ocorrência policial ou do processo de violência doméstica e familiar em curso.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 5 de 29 Q1385997 Q15 da prova
Leia a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul e responda as questões 15 a 20.

Conforme prevê a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, compete ao Estado instituir impostos sobre:

I. Transmissão causa mortis.
II. Propriedade de veículos automotores.
III. Operações relativas à circulação de mercadorias.

Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 6 de 29 Q1385999 Q16 da prova
Leia sobre o Microsoft Word 2016 e responda as questões 16 a 20.

Sobre a sequência de passos para salvar um documento no Microsoft Word 2016, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Passo 1.
2. Passo 2.
3. Passo 3.
4. Passo 4.

Coluna 2
( ) Clicar em Salvar.
( ) Na guia Arquivo, clicar em Salvar Como.
( ) Escrever um nome para o arquivo.
( ) Navegar até o local em que se deseja salvar o documento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 7 de 29 Q1386000 Q17 da prova
Leia sobre o Microsoft Excel 2016 e responda as questões 16 a 20.

Para aplicar um formato de número no Microsoft Excel 2016, referente aos passos apresentados abaixo, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Selecionar as células que contêm números a serem formatados.
II. Clicar na guia Página Inicial e, em seguida, na seta na caixa Geral.
III. Selecionar um formato de número.
IV. Caso o formato de número não seja encontrado, clicar em “Mais Formatos de Número”.

A) Todas as assertivas estão corretas.

Reportar Erro
Questão 8 de 29 Q1386002 Q18 da prova
Leia sobre o corretor ortográfico do navegador Firefox e responda as questões 18 a 20.

Referente ao corretor ortográfico do navegador Firefox, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Automaticamente é verificada a ortografia das palavras conforme são digitadas em caixas de texto contendo mais de uma linha.
( ) Se a palavra não for encontrada, ela será sublinhada em vermelho.
( ) A verificação ortográfica já é automaticamente ativada em caixas de texto contendo uma linha.
( ) Todos os idiomas têm um dicionário instalado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 9 de 29 Q1386003 Q19 da prova
Leia sobre o Microsoft Windows 10 e responda as questões 19 a 20.

O Microsoft Windows 10 apresenta uma opção em que é possível alterar o sistema de segurança, realizar o controle de usuários, ativar e desativar opções de rede e Internet, verificar opções de sons e hardwares, adicionar e remover programas, alterar aparência e personalização do Windows, alterar o horário do relógio e região, entre outras funções. Que opção é essa?

Reportar Erro
Questão 10 de 29 Q1386005 Q20 da prova
Leia sobre o correio eletrônico do Gmail e responda as questões 20 a 25.

No correio eletrônico do Gmail, para mover um e-mail para uma nova categoria, é preciso executar alguns passos:

1. Arrastar um e-mail até uma guia de ______________ para adicioná-lo.
2. Para mover todos os e-mails futuros do remetente para essa categoria, clicar em Sim no(a) ______________ no canto inferior ______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 11 de 29 Q1386007 Q21 da prova
Leia sobre a história de Venâncio Aires e responda as questões 21 a 25.

Analise o trecho a seguir, retirado do site da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires:

“A partir de 1853, alguns donos de sesmarias passaram a lotear as terras, transformando-as em colônias exploradas por imigrantes e descendentes de ______________. Estabelecidos preferencialmente no vale do Arroio Sampaio, eles se dedicavam à agricultura e foram responsáveis pela criação de sociedades que existem ainda hoje como espaço de integração, entretenimento, cultura e lazer nas colônias”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 12 de 29 Q1386008 Q22 da prova
Leia sobre o Sistema Único de Saúde e responda as questões 22 a 25.

Assinale a alternativa correta a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Reportar Erro
Questão 13 de 29 Q1386010 Q23 da prova
Leia sobre a situação dos povos indígenas e responda as questões 23 a 25.

Atualmente, mais de 30,4 mil habitantes vivem no território indígena ______________, e a situação na maior reserva indígena do país é dramática e foi considerada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional pela ministra Nísia Trindade. Equipes do Ministério da Saúde foram deslocadas para a região e se depararam com crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição acentuada, além de muitos casos de malária, Infecção Respiratória Aguda (IRA) e outros agravos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 14 de 29 Q1386012 Q24 da prova
Leia sobre o programa de alimentação e responda as questões 24 a 25.

Qual é o nome do programa instituído pela Lei nº 14.628/2023 e regulamentado pelo Decreto nº 11.937/2024 que tem como objetivo fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população, preferencialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, incluída a população em situação de rua e em insegurança alimentar e nutricional?

Reportar Erro
Questão 15 de 29 Q1386014 Q25 da prova
Leia sobre zoonoses e responda as questões 25 a 30.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre zoonoses.

Reportar Erro
Questão 16 de 29 Q1386015 Q26 da prova
Leia sobre juros e responda as questões 26 a 30.

Determine a taxa de juros mensal de um capital de R$ 16.000,00 que foi aplicado sob regime de juros simples, durante quatro meses, para render R$ 1.280,00 de juros.

Reportar Erro
Questão 17 de 29 Q1386019 Q28 da prova
Leia sobre tempo e responda as questões 28 a 30.

Um relógio atrasa 4 minutos a cada 20 horas. Quanto tempo, em minutos, estará atrasado em 120 horas?

Reportar Erro
Questão 18 de 29 Q1386020 Q29 da prova
Leia sobre equações e responda as questões 29 a 30.

O triplo de um número, real, inteiro e positivo, somado a 26 é igual ao seu quíntuplo menos 52. Determine esse número.

Reportar Erro
Questão 19 de 29 Q1386022 Q30 da prova
Leia sobre proposições e responda as questões 30 a 30.

Analise as seguintes proposições compostas:

I. 6 vezes 2 é igual a 13 ou 4 mais 5 é igual a 9.
II. Se 12 menos 8 é 4, então 7 mais 4 é igual a 13.
III. 8 vezes 3 é igual a 24 e 3 vezes 7 é igual a 22.

Quais são verdadeiras?

Reportar Erro
Questão 20 de 29 Q1386024 Q31 da prova
Leia sobre prescrições médicas e responda as questões 31 a 40.

Um médico precisa prescrever a seguinte medicação para um paciente: cloridrato de morfina 10 mg, um comprimido via oral a cada quatro horas, por três dias. Qual tipo de receituário deve ser utilizado para essa prescrição?

Reportar Erro
Questão 21 de 29 Q1386025 Q32 da prova
Leia sobre vacinação e responda as questões 31 a 40.

Uma adolescente de 15 anos, com histórico de vacinação incompleto, apresenta tosse seca há três dias, febre baixa e coriza. Ao exame físico, há sibilância expiratória. Qual vacina deve ser considerada prioritária para essa paciente, considerando a sua história clínica e os sintomas atuais?

Reportar Erro
Questão 22 de 29 Q1386027 Q33 da prova
Leia sobre emergências médicas e responda as questões 31 a 40.

Homem, 30 anos, vítima de acidente automobilístico, apresenta taquicardia, hipotensão e distensão das veias jugulares. Ausculta cardíaca revela sons cardíacos abafados. Dado o exposto, qual alternativa apresenta o diagnóstico mais provável para esse paciente?

Reportar Erro
Questão 23 de 29 Q1386029 Q34 da prova
Leia sobre dermatologia e responda as questões 31 a 40.

Mulher, 40 anos, apresenta prurido generalizado há duas semanas, sem lesões cutâneas aparentes. Relata piora do prurido à noite, o que interfere no sono. Nega outras doenças ou uso de medicamentos. Dado o contexto, qual alternativa apresenta a causa mais provável para o prurido da paciente?

Reportar Erro
Questão 24 de 29 Q1386031 Q35 da prova
Leia sobre exames de próstata e responda as questões 31 a 40.

Homem, 60 anos, apresenta PSA elevado em exame de rotina. Ao toque retal, é palpável nódulo endurecido em região posterior da próstata. Não apresenta sintomas como disúria, noctúria ou dor óssea. Qual alternativa apresenta a conduta mais adequada para esse caso?

Reportar Erro
Questão 25 de 29 Q1386032 Q36 da prova
Leia sobre neurologia e responda as questões 31 a 40.

Homem, 30 anos, apresenta assimetria facial súbita, com dificuldade para fechar o olho direito e desvio da comissura labial para o lado esquerdo. Relata, também, lacrimejamento excessivo no olho direito e alteração do paladar. Dado o contexto, qual alternativa apresenta a causa mais provável para a paralisia facial desse paciente?

Reportar Erro
Questão 26 de 29 Q1386034 Q37 da prova
Leia sobre apneia do sono e responda as questões 31 a 40.

Mulher, 45 anos, IMC de 45 kg/m², apresenta dispneia progressiva aos esforços, sonolência diurna excessiva e cefaleia matinal. Relata, também, dificuldade para dormir e ronco noturno. Ao exame físico, apresenta taquipneia, uso de musculatura acessória da respiração e hipoxemia. Qual alternativa apresenta o diagnóstico mais provável para essa paciente?

Reportar Erro
Questão 27 de 29 Q1386036 Q38 da prova
Leia sobre Medicina Centrada na Pessoa e responda as questões 31 a 40.

Homem, 65 anos, queixa-se de dor lombar crônica. Durante a consulta, o médico demonstra interesse genuíno pela história de vida do paciente, suas experiências com a dor e como ela impacta a qualidade de vida do paciente. O médico escuta atentamente as preocupações do paciente e o inclui na tomada de decisões sobre o tratamento. São princípios da Medicina Centrada na Pessoa (MCP) mais bem exemplificados nessa consulta:

I. Abordagem biopsicossocial.
II. Escuta ativa e comunicação eficaz.
III. Empatia e compaixão.
IV. Partilha de poder e tomada de decisão conjunta.

Quais estão corretos?

Reportar Erro
Questão 28 de 29 Q1386037 Q39 da prova
Leia sobre o caso clínico e responda as questões 39 e 40.

Homem, 65 anos, tabagista há 40 anos, apresenta tosse persistente com expectoração purulenta há mais de três meses, dispneia aos esforços e sibilância. Ao exame físico, apresenta sibilância expiratória e diminuição do murmúrio vesicular em bases pulmonares. Radiografia do tórax revela nódulo pulmonar em lobo superior direito.

Qual alternativa apresenta a conduta mais adequada para esse caso?

Reportar Erro
Questão 29 de 29 Q1386039 Q40 da prova
Leia sobre o caso clínico e responda as questões 39 e 40.

Qual das alternativas a seguir apresenta a causa mais provável para a tosse crônica desse paciente?

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota