Na Escola Municipal Portinari haverá apresentação cultural. Todos os profissionais da escola estão engajados com esta apresentação. A inspetora de alunos Sandra apoiará as professoras do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais durante os ensaios e trabalhos realizados. Assim, de acordo com a Lei nº 8.069/90, a apresentação deverá seguir :
A inspetora de alunos Laura atendeu uma mãe na entrada do período, da Escola Municipal Patinho Lindo, a mãe da criança estava preocupada, pois sua filha do 3º ano Ensino Fundamental Anos Iniciais estava internada no Hospital da Cidade e os médicos não tinham previsão de alta para a aluna. Laura solicitou a mãe que aguardasse um pouquinho, pois iria encaminhá-la à diretora da escola. De acordo com a LDBEN qual será a resposta da diretora para a mãe ?
Segundo a LDBEN, a oferta da educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino, deverá ser obrigação de qual esfera de poder?
Ana Maria, inspetora de alunos da Escola Municipal Olavo Bilac, participou de uma palestra sobre Educação Especial. A palestrante focou a Educação Especial na perspectiva da LDBEN, dessa maneira assinale a resposta CORRETA que corresponde as diretrizes da Educação Especial na perspectiva da LDBEN:
Paula irá trabalhar na escola de educação infantil do seu bairro, será inspetora de alunos. Dessa forma, Paula resolveu estudar as legislações para saber mais sobre esta etapa da Educação Básica. Assim, estou a LDBEN a respeito da Educação Infantil e encontrou a seguinte descrição. Assinale a alternativa CORRETA:
Carlos é inspetor de alunos na Escola Municipal Hora de Aprender e de acordo com o livro Qual é a Tua Obra? do escritor Mário Sergio Cortella, Carlos ficou intrigado com o capítulo “O lado bom de não saber”. Carlos e Antônio discutiam sobre este capítulo e não conseguiam chegar à conclusão, o que intrigava era “Reconhecer o desconhecimento sobre certas coisas é sinal de inteligência e um passo decisivo para a mudança”. Assinale a resposta CORRETA de acordo com o autor do livro.
No livro Qual é a Tua Obra? Do escritor Mário Sergio Cortella, no Capítulo “Aquilo em que me reconheço”, ele trata de uma virtude muito discutida dentro das escolas, a Liderança. Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o autor:
A educação antirracista visa à erradicação do preconceito, das discriminações e de tratamentos diferenciados. Nela, estereótipos e ideias preconcebidas, esteja onde estiverem (meios de comunicação, material didático e de apoio, corpo discente, docente etc), precisam ser duramente criticados e banidos. De acordo com Cavalleiro, qual será a proposta de igualdade nas relações? Assinale a alternativa CORRETA:
A liderança não é tarefa simples. De acordo com o artigo “A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA LIDERANÇA” podemos afirmar CORRETAMENTE que:
A Inteligência Emocional (IE) é reconhecida mundialmente e, por meio dela podemos fazer intencionalmente com que as emoções trabalhem em nosso benefício, para obtermos melhores resultados. De acordo com GOLEMAN (1988), assinale a alternativa CORRETA sobre o que é Inteligência Emocional:
Para GOLEMAN (2002) é necessário analisar as competências emocionais e sociais básicas do sujeito. Assinale a alternativa CORRETA que aponta as competências emocionais:
O livro do autor Mário Sergio Cortella – “Qual é a tua obra?”, nos apresenta a busca da satisfação “Busque satisfazer a obra, a equipe, mas não fique satisfeito. A satisfação paralisa, adormece, entorpece”. De acordo com este capítulo, assinale a alternativa CORRETA:
Mário Sérgio Cortella, em seu livro “Qual é a tua obra?” trabalha a Ética. Assim, assinale a resposta CORRETA sobre a Ética:
Um inspetor de alunos, conhecedor do seu papel enquanto agente educacional, compreende que o Art. 1º do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Para o efeito desta lei, a criança é considerada:
Segundo a Lei 8069/90, Estatuto da criança e adolescente, em seu Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreende: I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; II. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; III. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
O inspetor de alunos Joaquim demonstrou conhecer o Art. 13 do Estatuto da criança e adolescente, Lei nº 8069/90 quando respondeu ao Diretor que nos casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados:
O art. 53 do Estatuto da Criança e Adolescente, entende que quanto ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, a criança e ao adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Direito de ser respeitado por seus educadores. III. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; Estatuto da Criança e do Adolescente 39. IV. Direito de organização e participação em entidades estudantis. V. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. Assinale a alternativa em que todas estão CORRETAS:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 estabelece quanto ao Direito à Educação e o dever de educar, em seu art. 4º que o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
Segundo o art. 4º da LDB nº 9394/96, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
O Art. 5º da LDB nº 9394/96 garante o acesso à educação básica obrigatória como direito público subjetivo. Para a permanência do aluno na escola é fundamental:
No documento “Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal de Bauru”, o currículo é o instrumento que consolida os saberes e os conteúdos necessários para apropriação cultural e científica. Isso porque:
No documento “O Papel dos Funcionários não Docentes na Educação Escolar: uma nova cultura”, o currículo comum para o ensino fundamental municipal de Bauru ressalta o papel do livro didático, que deve ser utilizado como:
A respeito da obra Educação Inclusiva, uma escola para todos, a escola contemporânea foi planejada para atender um determinado perfil de aluno, entretanto, hoje, a demanda é outra na perspectiva de educação inclusiva, que traz consigo:
De acordo com o texto, a proibição do uso de celular nas escolas:
Assinale a alternativa que contém um trecho (retirado do texto) de DISCURSO DIRETO:
Passando o trecho “a gente perde a atenção do aluno” para a norma culta da Língua Portuguesa, temos:
O texto pode ser classificado como:
No trecho “A nova lei determina que as escolas elaborem estratégias para tratar da saúde mental dos alunos da educação básica”, a palavra “determina” é:
No contexto do texto, a palavra “sancionou” tem sentido de:
Há nas alternativas abaixo o uso correto da CRASE, EXCETO em:
Assinale a alternativa que apresenta uma HIPÉRBOLE:
Há ERRO de ACENTUAÇÃO gráfica, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, em:
Assinale a alternativa em que a CONCORDÂNCIA VERBAL esteja CORRETA:
No Excel, ao arrastar a alça de preenchimento de uma célula contendo a fórmula =A1+B1 para baixo, o que acontece com a referência das células?
Em um navegador de internet, qual é o principal benefício do uso do protocolo HTTPS em comparação com HTTP?
Qual das opções a seguir representa uma boa prática ao enviar e-mails com anexos grandes?
Quando um arquivo não tem mais utilidade, utilizando o Sistema Operacional Windows, temos a opção de enviá-lo para a lixeira. O que acontece quando o arquivo é movido para esse local?
Considerando o Sistema Operacional Windows 7, qual é a função do Gerenciador de Impressão?
No Gerenciador de Arquivos do Windows podemos encontrar diversos arquivos mas também podemos utilizar os atalhos criados pelo usuário. Considerando o uso do Sistema Operacional Windows 7 ou superior, qual a diferença entre um atalho e um arquivo original?
Utilizando as ferramentas de edição de texto Microsoft Office Word ou LibreOffice Writer em suas versões mais recentes, qual a diferença entre as funções "Salvar" e "Salvar Como"?
Utilizando a ferramenta Microsoft Excel, na imagem a seguir, podemos verificar que a célula C5 possui uma fórmula, na qual contém a célula B2 fixada com Referência Absoluta. Isso significa que:
Marque a alternativa CORRETA de acordo com a Constituição Federal de 1988:
Marque a alternativa CORRETA nos termos do art. 37, da Constituição Federal de 1988:
Compete privativamente ao Município, de acordo com o art. 5º, da Lei Orgânica do Município de Bauru:
Marque a alternativa CORRETA de acordo com a Lei Orgânica do Município de Bauru:
Marque a alternativa CORRETA de acordo com a Lei Municipal n. 3.601/1993:
Marque a alternativa CORRETA de acordo com a Lei Municipal n. 5.804/2009:
Marque a alternativa CORRETA de acordo com a Lei Municipal n. 1.574/1971:


















