Durante a avaliação da função mastigatória, deve-se observar alguns aspectos. Dentre eles, não se inclui:
O Teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
As disfunções temporomandibulares (DTMs) são a causa mais comum de dor facial. Nesses casos, o objetivo final do tratamento fonoaudiológico é recuperar a musculatura orofacial e reabilitar as funções estomatognáticas. Sobre a terapia fonoaudiológica nos casos de DTM, assinale a alternativa CORRETA:
Dentre as complicações potenciais da disfagia NÃO se inclui:
Na prática clínica, alguns tipos de voz aparecem com maior frequência, como voz rouca, áspera, soprosa, hipernasal, hiponasal, crepitante, fluida, tensa-estrangulada, entre outras. O tipo de voz relacionada às disfonias hipocinéticas, aos quadros de fadiga vocal, a certas inadaptações fônicas ou ainda a casos neurológicos como paralisia de prega vocal é a:
As disfonias que independem do uso da voz e podem ser causadas por uma série de processos são chamadas de:
Os distúrbios motores de fala são caracterizados por quadros de disartrias e apraxias de fala. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da disartria:
Sobre as ações do fonoaudiólogo na interface com a educação, assinale a alternativa INCORRETA:
Atrasos e distúrbios de qualquer natureza só podem ser identificados e tratados como tal quando se diferem do típico. No desenvolvimento da linguagem, o que é peculiar é determinante para a identificação de atrasos no desenvolvimento da linguagem. Aos dois anos de idade, espera-se que a criança:
Na gagueira, a principal manifestação clínica é a presença de disfluências típicas da gagueira, sendo que o critério internacional para o seu diagnóstico é a presença de, no mínimo 3% dessas disfluências. Assinale a alternativa que corresponde a uma dessas disfluências típicas da gagueira:
Até algum tempo atrás o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), era conhecido como Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Este transtorno, está relacionado as dificuldades persistentes na fala e no desenvolvimento da linguagem de crianças. A maior parte dos diagnósticos acontece por volta dos 3 anos de idade, quando as crianças simplesmente não falam ou apenas balbuciam poucas palavras. Assinale a alternativa que NÃO se refere a um sintoma do TDL:
O órgão sensorial da audição onde estão situadas as células ciliadas externas e as células ciliadas internas é chamado de:
A literatura apresenta amplamente os critérios de seleção de candidatos e indicação do Implante Coclear (I.C.) nas diferentes faixas etárias. Essa indicação envolve critérios multifatoriais e a necessidade de avaliação de equipe interdisciplinar. Assinale a alternativa em que o I.C. é contraindicado:
A prevalência de perda auditiva neurossensorial severa a profunda varia de 1 a 3 a cada 1000 nascimentos em berçários normais e de 2 a 4 em berçários de risco. As Emissões Otoacústicas (EOAs) são eficazes para identificar alterações cocleares. Uma das limitações das EOAs é que não identificam alterações de origem neural. O teste recomendado na Triagem Auditiva neonatal, em caso de suspeita de alteração neural é:
































