Leia o texto e analise as assertivas que seguem: I. É uma breve resenha do romance Torto Arado, de Itamar Vieira Jr., e tem como objetivo principal descrever os principais aspectos do livro e emitir uma opinião. II. O segundo parágrafo está entre aspas por se tratar de uma citação direta da nota emitida pelos jurados do Prêmio Leya, de Portugal. III. Entre os motivos que justificam o prêmio estão a construção sólida e equilibrada da narrativa e o fato de ser possível reconhecer Itamar Vieira Jr. em sua própria escrita, resultado da qualidade literária dele. É correto o que se afirma em:
Analise as assertivas que seguem e marque V, para verdadeiras, e F, para falsas: (__ ) Em "[...] O enredo enfatiza trabalhadores sem-terra remanescentes do regime escravista, em especial as personagens femininas duplamente vítimas da violência que impera nos grotões mais afastados, realidade representada por meio de uma sensível e sofisticada escrita [...]",
Guardar arquivos em servidores remotos acessíveis pela internet, gerenciados por um provedor e disponíveis em qualquer dispositivo autorizado, sem necessidade de manter infraestrutura local é o conceito de:
Sobre a inspeção industrial e sanitária de ovos, disposta no Decreto n.º 9.013, de 29 de março de 2017, alterado pelos decretos n.º 9.069, de 31 de maio de 2017, e n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, analise as características apresentadas a seguir: I. Casca e cutícula de forma normal, lisas, limpas, intactas. II. Câmara de ar com altura não superior a 6 mm e imóvel. III. Gema visível à ovoscopia, somente sob a forma de sombra, com contorno aparente, movendo-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central. IV. Manchas sanguíneas pequenas e pouco numerosas na clara e na gema. V. Provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução que não foram submetidos ao processo de incubação. Para serem considerados da categoria "A", os ovos devem apresentar característica indicada em:
De acordo com o Decreto n.º 9.013, de 29 de março de 2017, alterado pelos decretos n.º 9.069, de 31 de maio de 2017, e n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, o binômio tempo/temperatura da pasteurização rápida permitida é de:
"A origem das doenças, na teoria __________________, situava-se na má qualidade do ar, proveniente de emanações oriundas da decomposição de animais e plantas. A malária, junção de mal e ar, deve seu nome à crença neste modo de transmissão. As emanações passariam do doente para os indivíduos suscetíveis, o que explicaria a origem das epidemias das doenças contagiosas." Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
De acordo com o Decreto n.º 9.013, de 29 de março de 2017, alterado pelos Decretos n.º 9.069, de 31 de maio de 2017, e n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, os animais que chegam ao estabelecimento em condições precárias de saúde, impossibilitados ou não de atingirem a dependência de abate por seus próprios meios, e os que foram excluídos do abate normal após exame ante mortem, devem ser submetidos ao:
Considere as afirmativas relacionadas à inspeção industrial e sanitária de carnes e derivados dispostas no Decreto n.º 9.013, de 29 de março de 2017, alterado pelos decretos n.º 9.069, de 31 de maio de 2017, e n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: (__ ) É proibido o abate de animais que não tenham permanecido em descanso, jejum e dieta hídrica, respeitadas as particularidades de cada espécie e as situações emergenciais que comprometem o bem-estar animal. (__ ) É proibido o abate de suídeos castrados por meio de métodos não cirúrgicos, mesmo que o processo seja aprovado pelo órgão competente. (__ ) As carcaças de animais abatidos de emergência que não foram condenadas podem ser destinadas ao aproveitamento condicional ou, não havendo qualquer comprometimento sanitário, serão liberadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
De acordo com o Decreto n.º 9.013, de 29 de março de 2017, alterado pelos Decretos n.º 9.069, de 31 de maio de 2017, e n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, peixes considerados frescos, sem prejuízo da avaliação das características sensoriais, possuem pH da carne:
De acordo com a Resolução n.º 1.138, de 16 de dezembro de 2016, que aprova o Código de Ética do Médico Veterinário, é correto o que se afirma em:
A definição: "procedimentos que devem ser adotados a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação", corresponde corretamente à alternativa:
De acordo com a Instrução Normativa n.º 5, de 1º de março de 2002, que dispõe sobre as Normas Técnicas para o controle da raiva dos herbívoros domésticos, analise as normas relacionadas com a vacinação apresentadas a seguir: I. Na profilaxia da raiva dos herbívoros, será utilizada vacina inativada, na dosagem de 2 (dois) ml, administrada pelo proprietário, através da via subcutânea ou intramuscular. II. Nas áreas de ocorrência de raiva, a vacinação será adotada sistematicamente em bovídeos e equídeos com idade igual ou superior a 6 (seis) meses, sob a supervisão do médico veterinário. III. É proibida a vacinação de bovídeos, equídeos e outras espécies com idade inferior a 6 (seis) meses mesmo que recomendado por médico veterinário. IV. Animais primovacinados deverão ser revacinados após 30 (trinta) dias. É correto o que se afirma em:
De acordo com a Instrução Normativa n.º 50, de 24 de setembro de 2013, a doença que requer notificação obrigatória imediata de qualquer caso suspeito ao serviço veterinário oficial é:
De acordo com a Instrução Normativa n.º 20, de 21 de outubro de 2016, que dispões sobre o controle e o monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte e nos estabelecimentos de abate de frangos, galinhas, perus de corte e reprodução, registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), analise as seguintes ações sanitárias adotadas sob responsabilidade do médico veterinário que realiza o controle sanitário do estabelecimento para os núcleos dos estabelecimentos avícolas de frangos e perus de corte positivos para Salmonella Enteritidis, Salmonella Typhimurium, Salmonella Gallinarum e Salmonella Pullorum: I. Fermentação das camas de todos os aviários do núcleo ou outro tratamento aprovado pelo Departamento de Saúde Animal − DSA/SDA/MAPA, capaz de inativar as salmonelas. II. Remoção e descarte de toda a cama e do esterco do núcleo após o tratamento da fermentação, sendo proibida a reutilização no alojamento de aves. III. Limpeza e desinfecção das instalações e equipamentos antes da remoção de toda a cama e esterco do aviário. IV. Investigação para identificar a fonte de infecção e as vias de transmissão para as aves, bem como adoção de um plano de ação para prevenção de novas infecções. V. Adoção de vazio sanitário de, no mínimo, quarenta dias depois de concluídos os procedimentos de limpeza e desinfecção dos galpões. É correto o que se afirma em:
A toxinose é uma classificação de doença transmitida por alimento, na qual ocorre a ingestão de toxinas bacterianas pré-formadas nos alimentos. São exemplos de bactérias causadoras de toxinose:
"Ocorre quando a luz UV de comprimento de onda longo ou, menos frequentemente, luz visível é absorvida por um agente químico fotodinâmico que se deposita na pele. Quando primária está associada frequentemente à ingestão de substâncias fotodinâmicas pré-formadas, contidas em várias plantas. Quando secundária ocorre devido à hepatopatia que interfere na excreção de filoeritrina, um produto do metabolismo da clorofila." Assinale a alternativa que se refere corretamente ao exposto:
Sobre a influenza aviária de alta patogenicidade, é correto afirmar que:
A Instrução Normativa n.º 32, de 13 de maio de 2002, que dispõe sobre as Normas Técnicas de Vigilância para doença de Newcastle e Influenza Aviária, e de controle e erradicação para a doença de Newcastle, define zona de proteção como:
De acordo com a Instrução Normativa n.º 8, de 25 de março de 2004, que dispõe sobre o controle e prevenção da Encefalopatia Espongiforme Bovina, assinale a alternativa correta:
As células do sistema monocítico fagocitário compreendem várias células fagocitárias que, dependendo da localização, recebem denominações diferenciadas. Assinale a alternativa que se refere corretamente à célula do sistema monocítico fagocitário presente no sangue:
De acordo com o abate e inspeção de pescado, disposto no Decreto n.º 9.013, de 29 de março de 2017, alterado pelos decretos n.º 9069, de 31 de maio de 2017, e n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, é correto afirmar que:
De acordo com a Instrução Normativa n.º 32, de 13 de maio de 2002, que dispõe sobre as Normas Técnicas de Vigilância para doença de Newcastle e Influenza Aviária, e de controle e erradicação para a doença de Newcastle, é correto o que se afirma em:
"Doença contagiosa e geralmente fatal, causada pela bactéria Burkholderia mallei, de curso agudo ou crônico, que acomete principalmente os equídeos, podendo ou não vir acompanhada por sintomas clínicos, e para a qual não há tratamento eficaz para a eliminação do agente nos animais portadores". Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença descrita:
De acordo com a Instrução Normativa n.º 50, de 24 de setembro de 2013, a suspeita ou ocorrência de qualquer doença listada deve ser notificada imediatamente, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas de seu conhecimento, quando: I. Ocorrer pela primeira vez ou reaparecer no País, zona ou compartimento declarado oficialmente livre. II. Qualquer nova cepa de agente patogênico ocorrer pela primeira vez no País, zona ou compartimento. III. Ocorrerem mudanças repentinas e inesperadas nos parâmetros epidemiológicos, como: distribuição, incidência, morbidade ou mortalidade de uma doença que ocorre no País, Unidade Federativa, zona ou compartimento. IV. Ocorrerem mudanças de perfil epidemiológico, como mudança de hospedeiro, de patogenicidade ou surgimento de novas variantes ou cepas, principalmente se houver repercussões para a saúde pública. É correto o que se afirma em:
O Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) possui princípios que estabelecem requisitos para sua implementação. Esses princípios são, sucessivamente:
De acordo com a Portaria SAR n.º 9/2019, de 27/03/2019, o Programa de Autocontrole obrigatório para os estabelecimentos de produtos de origem animal aderidos ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e recomendado aos demais estabelecimentos é:
"A _____________________ é uma anomalia cardíaca complicada com quatro lesões. As três lesões primárias são: defeito de septo ventricular localizado na parte superior do septo, estenose pulmonar e dextroposição da aorta. A quarta lesão, que se desenvolve secundariamente, é hipertrofia do miocárdio do ventrículo direito". Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
O Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Biguaçu, em seu artigo 176, estabelece um conjunto abrangente de deveres funcionais que orientam a conduta dos servidores no exercício de suas atribuições. Dentre os deveres relacionados ao conhecimento e comunicação de irregularidades no âmbito do serviço público, analise as proposições apresentadas a seguir: I. O servidor deve levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo. II. Quando houver suspeita de envolvimento da autoridade superior nas irregularidades, o servidor deve comunicar a outra autoridade competente para apuração. III. O servidor tem o dever de representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder, sendo essa representação encaminhada pela via hierárquica com garantia de ampla defesa ao representado. É correto o que se afirma em:

































