Neologismo é um fenômeno que consiste na criação de uma palavra ou de uma expressão novas, portanto, ainda não dicionarizadas, ou na atribuição de um novo sentido a um vocábulo já existente na língua, com a finalidade de enriquecer o patrimônio linguístico de um povo. O título do texto a seguir exemplifica esse fenômeno.
Quais estratégias de construção textual, Alexandre Quaresma utiliza em seu artigo?
difusas e nefastas.
“Daquilo que foi concebido, refletido e significado axiologicamente através dos tempos imemoriais...”. (1º §) [= positivamente]
“Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu cuidado”. (Rachel de Queiroz)
“Seu celular ou seu tablet pretensamente inteligentes, grandes feras no assunto, fazem isso e muito mais por você.”
do elogio à praticidade gerada pela tecnologia e pela diversidade de produtos industrializados.
para um especialista orientá-las.
Muitos refugiados perderam tudo durante a guerra insana.
Xis.
“O Cerrado ocupa uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. E que maravilha de bioma!”
































