Segundo a classificação instituída pela Lei nº 9.725/09, identifique os compartimentos das edificações de acordo com suas funções, marcando (1) para aqueles de permanência alongada e (2) para aqueles de utilização transitória.
Assinale a opção que indica a dimensão mínima de 5,00m em todas as direções.
Com relação à movimentação de terra, entulho e material orgânico, cujo licenciamento é regulamentado pelo Decreto nº 17.274/20, analise as afirmativas a seguir.
De acordo com a Lei nº 20.922/2013, que dispõe sobre a política florestal e a de proteção à biodiversidade no Estado de Minas Gerais, as Unidades de Conservação são classificadas como Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Avalie os exemplos listados a seguir e assinale com (1) as de Proteção Integral e com (2), as de Uso Sustentável.
A NBR 6492:2021 estabelece que o “carimbo” para desenhos deve estar posicionado no canto inferior direito das folhas de desenho e ser reservado à titulação e numeração dos desenhos. Assinale a opção que indica a informação que deve constar no carimbo.
O estado de Minas Gerais é um dos maiores produtores de leite e derivados no Brasil. Na sua composição, além de proteínas e lipídeos, o leite apresenta a lactose como um açúcar importante, e sua estrutura pode ser visto a seguir. Assinale a opção que indica o grupamento funcional que pode ser identificado na estrutura.
A Lei nº 14.133/21, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Assinale a opção que indica o critério de julgamento para as licitações de obras e serviços de engenharia, na modalidade de concorrência.
A água utilizada em processos industriais requer pureza diferente da alcançada durante o tratamento de água potável. Para isso, processos de desmineralização por resinas de troca iônica ou por osmose inversa podem ser utilizados. Assinale a opção que associa corretamente o composto químico com o dano nos equipamentos e instalações.
A difusividade térmica (α) é a propriedade de transporte que controla um processo de transferência de calor por condução em regime transiente, relacionando a condutividade térmica (k) e a capacidade calorífica volumétrica (ρc p). Assinale a opção que indica o material que seria um isolante térmico, baseado nos valores das propriedades citadas, a 300K.
Na produção de etanol, é necessário realizar algumas operações unitárias para aumentar a concentração de etanol e remover a água. A mistura binária entre a água e o etanol forma
O TNT (Trinitrotolueno) é um dos explosivos mais utilizados em aplicações militares e industriais. Assinale a opção que apresenta sua reação de decomposição com a estequiometria correta.
Um processo politrópico é qualquer processo termodinâmico que pode ser expresso pela equação: PVn=cte, sendo P, pressão; V, volume, e n, índice de politrópico. Quando n = 1, o processo reversível em gases ideais é denominado
A 1ª Lei da Termodinâmica diz que a energia não pode ser criada ou destruída, mas apenas processos de transformação de energia. Para um sistema fechado em repouso, isso se resume dU=dQ+dW, onde, U é energia interna; Q, calor, e W, trabalho. Outra função termodinâmica é a entalpia, H, que está corretamente definida na opção
As forças intermoleculares são essenciais para a estabilidade das moléculas, inclusive do DNA, e influencia diretamente nas propriedades físico-químicas. Moléculas como água e amônia apresentam altas temperaturas de ebulição devido à (às)
Assinale a opção que indica a operação unitária que se refere à separação mecânica entre as fases particulada e fluida, presente em uma determinada suspensão, utilizando-se um meio poroso, que retém a fase particulada e é permeável à fase fluida.
Havendo uma diferença na concentração de alguma espécie química em uma mistura, tem que ocorrer a transferência de massa. A equação de taxa para difusão mássica é conhecida como
O processo de captura de CO2 dos gases de combustão nas indústrias pode ser feito por absorção com solventes, como a monoetanolamina (MEA), formando carbamato e bicarbonato no processo. Assinale a opção que indica o gás gerado a partir da queima de carvão mineral que pode interferir no processo de captura de CO2 por aminas.
Para produção de leite em pó, é necessário que o leite, após processamento adequado, seja concentrado por meio de evaporadores a vácuo até alcançar 15% de umidade. Após isso, é necessária uma operação unitária para se chegar a 4% de umidade o que permite sua venda como leite em pó. Assinale a opção que indica sua denominação.
Os instrumentos para medição de variáveis de processo são identificados por símbolos de acordo com a padronização da ISA (Sociedade Internacional de Automação). As siglas LT, FC e PSV significam, respectivamente,
A grande quantidade de lixo eletrônico tem incentivado um novo tipo de mineração, a mineração urbana, para recuperação de metais ferrosos e não-ferrosos, plásticos, vidros, entre outros. Após o desmonte e separação dos componentes do resíduo eletrônico, ocorre o processamento mecânico e a separação da fração metálica. A mesma pode seguir para uma rota de lixiviação, ácida ou alcalina, e depois isolados por técnicas de extração por solvente, por exemplo. Considerando os parâmetros de coeficiente de partição (Kx) e o fator de separação ou de seletividade (αx/z), assinale a opção que indica o solvente que deve ser escolhido para extração de um metal X a partir de uma solução de metais (X+Z) lixiviados de um resíduo eletrônico.
Em uma reação química, a taxa reacional depende das concentrações das espécies envolvidas, mas essa relação pode ser não-linear. Essa reação pode ser direta ou revertida, dependendo das constantes das taxas específicas, e a relação entre as duas se chama constante de equilíbrio (Ke). Uma outra maneira para se calcular Ke, é a partir da equação d(lnKe)/dT=ΔHr/RT2 onde T, temperatura; R, constante universal dos gases e ΔHr, entalpia de reação. Assinale a opção que indica o nome desta equação.
A corrosão é a deterioração de um material, geralmente metálico, causada por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, aliada ou não a esforços mecânicos. Uma das maneiras possíveis de combater a corrosão é a utilização de inibidores. Assinale a opção que apresenta um potencial inibidor de corrosão do aço carbono 1020, em meio altamente corrosivo como a solução HCl 1M.
Grande parte do enxofre produzido no mundo é utilizado no processo de produção de ácido sulfúrico. Sua obtenção pode ser feita por mineração, por ustulação de sulfetos ou pelo método Frasch, mas o principal método vem do refino de petróleo. Assinale a opção que indica o nome do processo catalítico que transforma H2S em enxofre elementar.
A produção industrial de ácido nítrico ocorre pelo processo Ostwald, onde há a oxidação catalítica de amônia na presença de ar formando óxido nítrico, e deste sendo oxidado a NO2, e depois sendo a absorção destes óxidos em água para formação do HNO3. O catalisador utilizado na oxidação da amônia está baseado em
A seleção do material correto para a construção de um equipamento pode ser um desafio. Os critérios normalmente utilizados são a avaliação das propriedades necessárias para se cumprir a função, a deterioração das propriedades dos materiais durante sua vida útil e o custo do produto acabado. Assinale a opção que indica o material mais adequado para a construção de uma tubulação, sendo a resistência ao escoamento do material do tubo (σ = 197 MPa), já considerando o fator de segurança, e o volume (V = 628 cm³).


























