Assinale a alternativa que apresente a circunstância estabelecida pelo termo em destaque no período: “Repleta de casas coloniais e monumentos históricos, ali parece que a cidade parou no tempo e manteve o charme que é tão apreciado na arquitetura tradicional latino-americana, com traços da colonização espanhola.”
Assinale a alternativa que apresente a função sintática dos termos em destaque no seguinte trecho: “A Candelária é sem dúvidas o coração da cidade, o bairro reúne as principais atrações turísticas e preserva a tradição colombiana.”
Assinale a alternativa que corresponde ao Artigo da Constituição Federal (1988) que declara: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
A seção da saúde na Constituição Federal (1988) e as Leis 8.080/1990 e 8.142/1990 constituem as bases jurídicas do SUS. Analise os itens e assinale a alternativa correta: I - A saúde é entendida amplamente como resultado de políticas econômicas e sociais. II - A saúde é direito de todos e dever do Estado. III - Criação de um sistema único de saúde, organizado pelos princípios da descentralização, do atendimento integral e da participação da comunidade. IV - Identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. V - Formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, as condições indispensáveis ao pleno exercício da saúde. VI - Assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta: I - Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos. II - Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. III - Ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde. IV - Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico, bem como colaborar com a proteção do meio ambiente. V - Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico. VI - Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano, bem como participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
Acontece quando a gestão dos serviços de saúde é transferida dos governos federal e estadual para os municípios; esta descentralização dos serviços de saúde atende à determinação da Constituição Federal, às definições da Lei 8.080/90, às NOBS, NOAS e ao Pacto de Gestão:
Quanto aos sete itens abaixo assinale a alternativa correta: I - Verdade imediata. II - Gestão individual. III - Moralização. IV - Verdade absoluta. V - Desmoralização. VI - Universidade adscrita. VII - Des-hierarquização.
Refere-se à quantidade de miliosmoles de soluto por quilogramas de solvente (expressas em mOsm/Kg); está relacionado a tolerância digestiva de uma fórmula enteral:
É a camada mais externa da epiderme, onde estão presentes células mortas, com grande quantidade de queratina, que se descamam continuamente:
São considerados uma embalagem primária dos conjuntos de instrumentos cirúrgicos; oferecem proteção mecânica rígida durante o armazenamento, o manuseio e o transporte; são projetados para permitir a remoção do ar do interior dos pacotes e a penetração do agente esterilizante através dos filtros, os quais garantirão a manutenção da esterilidade do conteúdo até o momento do uso:
A Hiponatremia é uma alteração metabólica que se caracteriza:
A presença de micro-organismos em uma ferida crônica com o desenvolvimento de infecção local:
Na “Rodovia BR-XX” houve um acidente automobilístico - batida frontal caminhão/carro, com o envolvimento de cinco vítimas, que foram atendidas pelos serviços de emergência e encaminhadas conforme gravidade. Analise as descrições das vítimas e posteriormente assinale a alternativa correta: I - Mulher, aproximadamente 40 anos, estava no carro; foi mantida no local do acidente até a chegada do Instituto Médico Legal (IML). Detectado politrauma grave pela equipe de atendimento de emergência. II - Homem, aproximadamente 50 anos; era o motorista do carro; foi mantido no local do acidente até a chegada do Instituto Médico Legal (IML). Detectado politrauma grave pela equipe de atendimento de emergência. III - Mulher, aproximadamente 20 anos; possivelmente estava no banco traseiro e foi arremessada pelo para-brisas; foi deslocada pelo suporte aéreo avançado de emergência com politrauma grave, fraturas expostas e queimaduras; chega no hospital com déficit de respostas neurológicas; após permanecer por 08 horas em procedimento cirúrgico foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva. Suspeita Diagnóstica: Morte Encefálica. IV - Homem, 58 anos; era o motorista do caminhão; não apresentava ferimentos aparentes; seguiu no local do acidente; encontrava-se agitado e nervoso; apresentava hálito etílico, mas recusou a realização de teste do bafômetro; remanejado pela Polícia Rodoviária Federal para prestar depoimento sobre o caso. V - Homem, 43 anos; carona no caminhão; não apresentava ferimentos cutâneos aparentes; referia dor em membro inferior esquerdo e membro superior direito (em região clavicular); apresentava hálito etílico e também foi remanejado pela Polícia Rodoviária Federal para prestar depoimento sobre o caso.
Assinale a única alternativa que está relacionada a fungos:
Preencha a lacuna com a alternativa correta: A Hipertensão Gestacional caracteriza-se pela hipertensão arterial que aparece apenas após a ___________ de gestação.
Assinale a alternativa que aponta a definição de Priapismo:
Cateter vascular em que a ponta encontra-se em qualquer veia que não seja a cava superior ou a cava inferior:
A vacina é preparada com bacilos vivos, a partir de cepas do Mycobacterium bovis, atenuadas com glutamato de sódio; é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea); o esquema de vacinação corresponde a dose única o mais precocemente possível; sua administração deve ser adiada quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo (panículo adiposo), e quando apresentar lesões graves de pele. Assinale a alternativa correta, que corresponde a vacina descrita acima, sua via e local de administração:
Sobre o Tétano Neonatal assinale a alternativa INCORRETA:
Heterólogo e hiperimune, é indicado principalmente em casos de ferimentos graves provocados pela mordedura de animais:
No Caps AD, a Enfermagem, juntamente com a equipe interdisciplinar, busca promover a reabilitação psicossocial, com acolhimento universal e incondicional ao paciente, levando em conta as especificidades e necessidades de cada paciente, em muitos casos, por longo prazo. Analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta: I - Prestar assistência ao paciente em casos de abstinências leves, a nível ambulatorial. II - Realizar busca ativa junto com a Atenção Básica em casos de abandono de tratamento. III - Desenvolver oficinas terapêuticas. IV - Apoiar um trabalho dentro da perspectiva de redução de danos. V - Garantir suporte e apoio aos familiares dos pacientes.
Assinale a alternativa que aponta o conceito do termo técnico-clínico “êmese”:
É a falta de menstruação nas mulheres em idade fértil:
































