Nas sentenças a seguir, retiradas do texto, ocorrem diferentes tipos de pronomes:
O excerto em que ocorre um verbo cujo complemento é uma oração é:
A construção “tão … que” imprime ao contexto em que ocorre – “e a primavera é tão linda que eles esquecem” – um sentido:
No excerto “Naquele domingo, entretanto, por ser o primeiro da primavera, deu -lhe uma grande moeda de ouro”, a palavra “entretanto” é empregada para assinalar uma relação semântica contrastiva, de oposição, entre o que foi e o que será dito. O mesmo tipo de relação semântica também se verifica em:
Na sentença “É proibida a entrada de pessoas nesta reserva ambiental”, os termos sintáticos “proibida” e “a entrada de pessoas” estabelecem uma relação de concordância entre:
Dentre as expressões a seguir, aquela que é termo regido da palavra em destaque em “Sua atitude foi coerente com seus princípios” é:
Se três professores corrigem 36 provas em duas horas, quantas horas 6 professores levarão para corrigir 72 provas?
Um aquário tem a forma de um paralelepípedo retângulo, com as seguintes dimensões: 1,5 metros de comprimento, 0,8 metros de largura e 0,6 metros de altura. Qual é o volume do aquário em litros?
Em uma reunião de um clube, discutia -se a necessidade de trocar as cores das paredes da sede. Durante o debate, os seguintes argumentos foram apresentados:
1. Se as paredes forem pintadas de azul, então será necessário trocar as cortinas.
2. Se as cortinas forem trocadas, então o orçamento será excedido.
3. O orçamento não será excedido.
Com base na argumentação acima, a conclusão lógica que pode ser afirmada é:
Uma empresa analisou as vendas de cinco de seus produtos durante a última semana. As quantidades vendidas foram: 12 unidades do Produto A, 20 unidades do Produto B, 15 unidades do Produto C, 25 unidades do Produto D e uma quantidade desconhecida x do Produto E. Sabe -se que a média aritmética das vendas dos cinco produtos foi de 18 unidades. Indique a quantidade vendida do Produto E:
Dispositivo utilizado para medir a intensidade da corrente elétrica que passa através de um fio ou circuito elétrico. Qual é o nome do equipamento descrito?
Os equipamentos elétricos são todos os dispositivos que utilizam corrente elétrica ou campos eletromagnéticos para operar, bem como aqueles que têm a função de gerar, transferir ou medir essas correntes ou campos. São exemplos de equipamentos elétricos, exceto:
Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I – As bobinas ou indutores podem armazenar energia, assim como os capacitores. Os indutores se opõem à corrente alternada, oferecendo uma reatância indutiva.
II – Indutância é a qualidade ou o fator de qualidade da bobina, que mede a capacidade da bobina de armazenar energia no campo magnético em relação à perda de energia na forma de calor. Quanto maior o fator Q, melhor a eficiência da bobina.
Durante uma atividade prática, foi enfatizado o uso de um Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório em atividades que envolvem eletricidade. Esse equipamento protege o trabalhador contra pancadas e choques na cabeça. Qual EPI está sendo descrito?
Durante uma inspeção de segurança em um canteiro de obras, o engenheiro de segurança, Marcos, avaliava o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Ele destacou a importância desses equipamentos para garantir a segurança coletiva, mas também alertou que algumas responsabilidades não se enquadram como funções dos EPCs. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que não corresponde a uma função dos EPCs:
Os eletricistas frequentemente realizam trabalhos em postes ou outras alturas, tornando essencial o uso de equipamentos de proteção para evitar acidentes. Um dos equipamentos é um dispositivo que protege o trabalhador em caso de queda. Esse equipamento é comumente usado junto a um talabarte, que ajuda a desacelerar o corpo em caso de queda, reduzindo o impacto. Qual é o equipamento de proteção descrito acima?
Assinale a alternativa que corresponde a uma das funções do transformador.
Existem vários tipos de manutenção elétrica, que podem ser aplicados conforme as necessidades e características do sistema elétrico. Dentre os principais tipos de manutenção elétrica, destacam-se:
I. A manutenção corretiva, que visa reparar falhas e defeitos identificados no sistema.
II. A manutenção preventiva, que busca prevenir falhas e defeitos por meio de inspeções periódicas e ajustes nos equipamentos.
III. A manutenção preditiva, que utiliza técnicas de análise e monitoramento do sistema para realizar reparos imediatos sempre que uma falha for detectada. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Uma bobina elétrica é composta por fios condutores enrolados em torno de um núcleo, sendo esses fios responsáveis por permitir a passagem da corrente elétrica e a criação de um campo magnético. Com base na descrição, qual é o material condutor mais utilizado na fabricação dessas espiras?

























