Características e definições de atos oficiais: “Documento com fé pública que dá testemunho de um fato, é declaração legal e de fim comprobatório baseado em registros públicos”. Esta definição se refere a qual ato oficial?
O Ciclo Vital Arquivístico, também conhecido como ciclo de vida dos documentos, descreve as diferentes fases que um documento atravessa. Quais são essas fases?
Características e normas da correspondência oficial: Na redação oficial dos órgãos públicos, observa-se normas e linguagem apropriadas. Entre as alternativas, qual é uma característica da redação oficial?
Redação Oficial: Na correspondência oficial, ao dirigir-se a um senador ou a um deputado, qual vocativo deve-se utilizar?
Conhecimentos básicos de Informática: Para elaboração de cartas, ofícios, requerimentos e textos diversos, utiliza-se:
A professora aposentada Sra. Olga pretende abrir uma livraria no bairro onde mora. Para iniciar as atividades desse empreendimento ela precisa de autorização do poder público. Qual o nome dessa autorização e onde ela deve requerer?
Recebimento, Distribuição e Armazenamento de Materiais: A boa administração prima pelo controle rígido dos materiais, pois o sucesso do empreendimento também passa pelo controle desses bens. No que consiste o inventário físico?
As compras de bens ou serviços para órgãos públicos em todas as esferas da administração pública ocorrem por licitação, salvo os casos previstos em lei. É dever do Ente Público comprador formalizar um contrato com o vendedor. Que tipo de contrato prevê a lei 14.133/21?
Gestão de Documentos em Arquivologia: Escolha a alternativa que cita as fases fundamentais ou básicas?
É um princípio do direito administrativo segundo o artigo 37 da Constituição Federal de 1988. Entre as opções abaixo escolha a que se refere a um dos princípios.
Método de Arquivamento: O Método Numérico Decimal é de uso nas Bibliotecas em todos os continentes. Quem inventou esse método?
A seguinte definição; “Registro claro e preciso das ocorrências de uma reunião, assembleia ou convenção.” Refere-se a um ato oficial, qual?
Gestão de Contratos na Administração Pública: Entre as alternativas, qual se refere a um contrato emitido pela Administração Pública?
O Presidente do Tribunal de Justiça vai enviar Ofício a todos os Prefeitos dos municípios do Estado do Paraná. Qual Pronome de Tratamento deve ser utilizado nessa correspondência?
“Manifestação unilateral de vontade da administração pública, com a finalidade de adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações de modo a satisfazer o interesse público”. É definição de:
A Secretaria de Administração do Município vai comprar materiais diversos de consumo, em virtude do volume e variedade de materiais para as várias secretarias será necessária a abertura de processo de licitação. Qual ato oficial deve ser publicado para essa finalidade?
Conhecimentos básicos de informática: As ferramentas são a base para a navegação que permitem aos utilizadores acessar e navegar na web, exibindo conteúdo e permitindo a interação na rede. Escolha a alternativa que se refere a um navegador de internet:
Vivemos em um mundo de comunicações, cada vez mais rápidas e em maior intensidade. A comunicação interpessoal ocorre entre:
O munícipe, ou morador para solicitar um serviço prestado pela Prefeitura Municipal, deve fazer através de:
































