O texto pertence ao domínio da esfera 01. jornalística e sua configuração permite -nos afirmar corretamente que seu gênero textual é:
De acordo com o texto , a vida moderna nos levou à Idade da Pedra porque:
Os efeitos negativos de uma vida longe da luz solar só não podem trazer como consequência direta:
Segundo o texto, a consequência direta para as pessoas participantes dos experimentos nos anos 60 foi:
De acordo com o texto, os efeitos da falta do sol na vida e na saúde das pessoas são possíveis de identificar:
Quem paga o preço da substituição de um processo de iluminação natural por outro criado artificialmente, segundo o texto é:
Segundo a especialista Aarti Jagannath o relógio circadiano:
Uma provável resposta correta para a questão instaurada pelo título do texto é:
Considerando a função morfossintática desempenhada pelos termos destacados em “No inverno , nós nos sentimos meio estranhos”(9§) , só é correto afirmar que :
Sobre o trecho “Essas células ganglionares detectam níveis de luz, mas não têm nada a ver com a visão” (11§), o termo destacado funciona como:
No trecho “Num país majoritariamente tropical...” (1§) todas as palavras abaixo têm o mesmo processo de formação do vocábulo destacado, exceto:
Em uma das seguintes opções há uma palavra com a ortografia incorreta, assinale -a:
Em “De certa forma, a vida moderna nos levou de volta à Idade da Pedra...” (4§) , a ocorrência da crase foi realizada corretamente, o que não aconteceu na opção:
Em "Ele controla o tempo de toda a nossa fisiologia e todo nosso comportamento"(11§), é correto afirmar sobre o termo destacado que:
Assinale a opção incorreta quanto à regência verbal:
Perfis Bluetooth são protocolos que definem como uma conexão deve ser usada em determinada aplicação, para assegurar a eficiência da comunicação e a compatibilidade entre dispositivos. Desta maneira , assinale a alternativa que contém o Perfil de Troca de Objetos Genéricos próprio para troca de dados específicos entre os dispositivos, a exemplo da transferência de arquivos entre um notebook e um celular.
“É uma nova forma de volume de armazenamento disponível no Windows 11 para aprimorar o desempenho das principais cargas de trabalho do desenvolvedor. Baseia-se na tecnologia ReFS para empregar otimizações de sistema de arquivos direcionadas e fornecer mais controle sobre as configurações de volume de armazenamento e segurança, incluindo atribuição de confiança, configuração antivírus e controle administrativo sobre quais filtros estão anexados.” A afirmativa faz referência ao:
Um computador ligado à rede com domínio e IP fixos que tem como responsabilidade oferecer recursos, informações e serviços aos usuários para sites, blogs e aplicativos móveis, recebe o home de:
Pela internet um usuário pode ter acesso a uma série de serviços, um deles é o acesso ao Comércio Eletrônico (CE) onde um consumidor compra um produto ou serviço de lojas como restaurantes, farmácias e outros, por meio da internet. Desta maneira, uma subcategoria do CE onde acontece o comércio da empresa para consumidor final, recebe o nome de:
“Área de transferência é um recurso utilizado por um sistema operacional para o armazenamento de pequenas quantidades de dados para transferência entre documentos ou aplicativos quando usamos os comandos, ou seja, quando você copia o conteúdo no computador ele é automaticamente copiado para sua área de transferência.” Baseado na afirmativa, assinale a opção que contém o máximo de itens que ficam salvos na Área de Transferência do Windows:
“É a tecnologia de rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias, com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.” A afirmativa faz referência a:
O procedimento lógico que consiste em excluir todo o conteúdo do disco rígido da máquina com o objetivo de reinstalar o sistema operacional recebe o nome de:
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, o procedimento legal que obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais e regulariza a posse de fato é:
Segundo a Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 pode-se afirmar quanto à Adoção de Crianças e Adolescentes, exceto:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, considera que, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação é identificada como:
Não constitui uma diretriz na Política Nacional do Idoso:
A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Assim, conforme a Lei nº 8.080 /90, o atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados, com expressa concordância do paciente e de sua família e por:
Quanto à organização e gestão da Assistência Social, a Lei nº 8.742 de 07 de Dezembro de 1993, assegura que: as instalações dos CRAS e dos CREAS devem ser compatíveis com os serviços neles ofertados, com espaços para trabalhos em grupo e ambientes específicos para recepção e atendimento reservado das famílias e indivíduos, além de assegurar às pessoas idosas e com deficiência:
Não podemos afirmar quanto ao Benefício de Prestação Continuada, apenas:
De acordo com o Código de Ética Profissional é vedado ao assistente social, exceto:
As instâncias deliberativas, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, sistemáticas, institucionais, formais e criadas por lei com competências claras, as quais de modo geral, são incumbidas na formulação, supervisão e avaliação das políticas públicas, em âmbito federal, estadual e municipal são definidas como:
O trabalho infantil é uma violação de direitos de crianças e adolescentes que compromete o desenvolvimento integral de milhões de meninos e meninas no Brasil. Desde a década de 1990, uma série de ações de combate ao trabalho infantil foram responsáveis por uma considerável redução do problema, porém, ainda apresenta índices inaceitáveis e está longe de erradicar o trabalho infantil num curto espaço de tempo. Assim, os danos causados em crianças e adolescentes que exercem trabalho infantil e/ou escravo incidem nas seguintes consequências, exceto:
Segundo o “Guia Escolar: Identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” (2011): O abuso sexual é descrito como qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, para estimulação da criança ou adolescente ou, ainda, de terceiros. A assimetria da relação de poder entre o autor do abuso e a criança ou adolescente que sofre o abuso é o que mais caracteriza essa situação. Assim, essa discrepância de poder acontece quando: I. A diferença de poder e de força física possibilita ao autor do abuso o controle físico e emocional da criança ou adolescente. II. A diferença de conhecimento do ato sexual implica incompreensão, por parte da criança ou adolescente, do significado e das consequências potenciais da atividade sexual. III. O autor de abuso geralmente busca satisfazer os impulsos sexuais da criança ou adolescente em busca de conhecimento. Marque a opção que apresenta a(s) afirmação(ões) correta(s):
O manual: “Guia Escolar: Identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” (2011) define como “turismo sexual” ou “sexo-turismo”, a atividade que divide-se em duas etapas: a organização de excursões turísticas com fins não declarados de proporcionar prazer sexual a turistas estrangeiros ou de outras regiões do País e o agenciamento de crianças e adolescentes para a oferta de serviços sexuais. Ressalta-se que o turismo sexual não é uma forma legítima de turismo, devendo ser considerada como uma das modalidades de:
No âmbito do trabalho social com pessoas em situação de rua, aquele que tem a função de organizar a atuação interdisciplinar da equipe do Serviço e delinear, operacionalmente e metodologicamente, o caminho a ser seguido por todos os profissionais, possibilitando o monitoramento e a avaliação dos resultados alcançados, e, deve se construído juntamente com o usuário, visando novas perspectivas de vida, é definido no serviço de atendimento a pessoa em situação de rua como:
(CFESS 2003) Documento produzido pelo Assistente Social que diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimentos específicos do Serviço Social, a uma questão ou a questões relacionadas a decisões a serem tomadas. Trata-se de exposição e manifestação sucinta, enfocando-se objetivamente à questão ou situação social analisada e os objetivos do trabalho solicitado e apresentado; a análise da situação, referenciadas em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao Serviço Social – portanto, com base em estudo rigoroso e fundamentado – e uma finalização, de caráter conclusivo ou indicativo:
A Política de Seguridade Social que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas, que é dever do Estado e direito do cidadão e não requer contribuição prévia é denominada:


























