Provas para Download

Prova Assessor Contábil - Pref. Morungaba/SP
Visualizar os arquivos PDF
Ver assessor-contabil.pdf
PDF
assessor-contabil.pdf
Ver gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar assessor-contabil.pdf
PDF
assessor-contabil.pdf
Baixar gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Ver assessor-contabil.pdf
PDF
assessor-contabil.pdf
Ver gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
36
Restantes
Questão 1 de 36 Q1 da prova
Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 7.

Carlos Chagas: há 90 anos morria o único cientista a descrever completamente uma doença

Indicado duas vezes ao Prêmio Nobel, o cientista, médico sanitarista, infectologista, bacteriologista, professor e pesquisador Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas (1878 -1934) entrou para a história com uma marca até hoje não superada. Ele foi a primeira e até hoje única pessoa a descrever completamente uma doença infecciosa. Isso significa que ele, com suas pesquisas, detalhou o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia da tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas — em sua homenagem.
Nesse processo de pesquisa, ele descobriu o protozoário causador da patologia e o batizou de Trypanosoma cruzi — em alusão laudatória ao seu amigo, o também médico Oswaldo Cruz.
Chagas não levou o Nobel, mas acabou reconhecido com diversas outras honrarias nacionais e internacionais. Tornou-se membro honorário da Academia Nacional de Medicina e recebeu o doutorado honoris causa das universidades de Harvard e Paris.
Nasceu em Oliveira, município de Minas Gerais, em uma família de cafeicultores. Formou-se em 1902 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Quando pesquisava para sua tese de conclusão de curso, acabou indo até o Instituto Soroterápico Federal, conhecido como Manguinhos, que era dirigido por Oswaldo Cruz. Foi o primeiro contato de ambos e o início de uma amizade. Chagas não só fez sua pesquisa de graduação, sobre o ciclo evolutivo da malária, como ganhou lá o seu primeiro emprego.
A partir de 1905, a carreira de Carlos Chagas passou a se voltar para o combate a doenças em campanhas de saneamento. Cruz o convidou para atuar em trabalhos de controle da malária no interior paulista. Seu trabalho foi bem-sucedido e acabou servindo de protocolo para outras iniciativas pelo país.
Quando trabalhava em Minas, em 1907, identificou um protozoário no sangue de um sagui, batizado por ele de Tripanosoma minasensis. Na mesma época, um engenheiro que trabalhava na construção de uma ferrovia na região da cidade de Lassance, perto do Rio São Francisco, contou a ele que havia ali a infestação de um inseto hematófago chamado de barbeiro. Após análises, o médico concluiu que se tratava de outro protozoário, parecido com o que atacava os macacos. Batizou o parasita de Trypanosoma cruzi. A descoberta do brasileiro foi publicada em uma revista acadêmica alemã, em 1909. A notícia repercutiu em todo o continente europeu.
Nos anos seguintes, Chagas seguiu examinando pessoas atacadas pelo parasita, até compreender na totalidade o complexo ciclo da doença e suas consequências para os humanos. A enfermidade acabou chamada de doença de Chagas, mas o próprio cientista recusava o rótulo. Seguia denominando-a de tripanossomíase americana.
Três dias após a morte de Oswaldo Cruz, Chagas foi nomeado seu sucessor na direção do instituto que hoje leva o nome do primeiro.
Quando o Brasil foi acometido pela gripe espanhola, em 1918, a presidência da República o convidou para que ele dirigisse as ações de contenção da epidemia. Em 1919, foi nomeado pelo presidente Epitácio Pessoa (1865 -1942) como diretor geral de Saúde Pública, acumulando este cargo com o do instituto que já dirigia. Ele centralizou os sistemas sanitários e focou esforços em campanhas para controle e erradicação de epidemias como a malária e o mal de Chagas.

Segundo a reportagem, é correto afirmar que:

Questão 2 de 36 Q3 da prova
Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 7.

O vocábulo “também”, que ocorre no excerto “[...] o também médico Oswaldo Cruz”, pertence à classe gramatical:

Questão 3 de 36 Q4 da prova
Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 7.

Um dos processos de formação em comum nas palavras “cientista”, “sanitarista”, “infectologista” e “bacteriologista”, que ocorrem no texto — “o cientista, médico sanitarista, infectologista, bacteriologista, professor e pesquisador [...]” — é a derivação. O elemento mórfico indicativo desse processo, apresentado em todas as palavras dadas, é o(a):

Questão 4 de 36 Q5 da prova
Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 7.

O adjetivo ‘laudatória’, que ocorre no texto — “[...] em alusão laudatória ao seu amigo, o também médico Oswaldo Cruz” —, exprime significado relacionado ao substantivo:

Questão 5 de 36 Q6 da prova
Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 7.

Em “Chagas não levou o Nobel, mas acabou reconhecido com diversas outras honrarias nacionais e internacionais”, a conjunção “mas” assinala uma relação semântica adversativa entre as orações do período. Esse mesmo sentido é mantido com a reescrita apresentada em:

Questão 6 de 36 Q7 da prova
Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 7.

Ao dizer que alguém “está com Chagas” para se referir a alguém acometido pela enfermidade mencionada no texto, cujo nome é associado ao pesquisador que a descobriu, manifesta-se a figura de linguagem de:

Questão 7 de 36 Q9 da prova

A sentença em que o verbo principal é intransitivo é:

Questão 8 de 36 Q11 da prova

Uma máquina funciona simultaneamente com dois tipos de combustíveis: diesel e gasolina, que são colocados em reservatórios diferentes. Quando um dos combustíveis acaba, a máquina para de funcionar. Suponha que a máquina consome 20% a mais em volume de gasolina do que de diesel por hora, e que consome 6 litros de gasolina por hora. Se em um dado instante, a máquina tinha 20 litros de diesel e 30 litros de gasolina em seus respectivos reservatórios, com quanto tempo após esse instante a máquina irá parar de funcionar, caso não se jam adicionados mais combustíveis?

Questão 9 de 36 Q12 da prova

Um professor de matemática trabalha dando aulas particulares e cobra R$ 50,00 por hora de aula. Suponha que para cada hora de aula o professor precisa de 20 minutos de preparação prévia, que não são cobrados. Se o professor trabalhar 22 dias por mês, 8 horas cada dia (incluindo o tempo de preparação), qual será o seu apurado mensal?

Questão 10 de 36 Q13 da prova

Alan e seus 3 primos, Bruno, Carlos e Daniel decidiram realizar um torneio de futebol de botão. Foram realizadas 6 partidas, onde cada primo jogou contra cada um dos outros. Todos os 4 participantes começaram com 0 pontos. Para cada partida ganha, o vencedor soma 3 pontos e o perdedor não pontua. Cada partida empatada, ambos somam 1 ponto. A tabela abaixo mostra as partidas e seus respectivos resultados:
Partida Resultado
Alan x Bruno Vencedor: Bruno
Bruno x Carlos Empate
Carlos x Daniel Empate
Daniel x Alan Vencedor: Alan
Carlos x Alan Vencedor: Carlos
Bruno x Daniel Perdedor: Daniel
Analisando a tabela e as regras do jogo, o jogador que mais pontuou foi:

Questão 11 de 36 Q14 da prova

Um dado número real X, quando multiplicado por ele mesmo resulta em um número maior que 1, esse número deve ser:

Questão 12 de 36 Q15 da prova

Um quadrado de lado L foi esticado simetricamente ao longo de um de seus lados, sem alterar sua base ou altura, conforme a figura. O lado maior da nova figura passou a ser igual à diagonal do quadrado original: É correto afirmar que a área da nova figura, em relação à área do quadrado original, é:

Questão 13 de 36 Q16 da prova

Identifique o programa que atua como um monitor de sistema e também como um controlador de inicialização no sistema operacional Windows 7, apresentando dados detalhados sobre o desempenho e o uso de recursos do dispositivo, tais como consumo de memória, uso de CPU e status dos processos em execução:

Questão 14 de 36 Q17 da prova

No contexto dos recursos acessíveis na área de trabalho e na barra de tarefas do Windows 7, selecione a alternativa que define com maior precisão a área de notificação do sistema, incluindo sua função e informações fornecidas:

Questão 15 de 36 Q18 da prova

Ao navegar na Internet, é necessário estar ciente de que existem riscos virtuais em diversos locais. Para garantir a integridade e o bom funcionamento do computador, é preciso tomar medidas de proteção contra essas ameaças digitais. Um exemplo de ameaça frequentemente encontrada online são os:

Questão 16 de 36 Q19 da prova

Entre as funcionalidades disponíveis no Microsoft Word, qual delas permite replicar conteúdo automaticamente na parte inferior de cada página, sendo apropriada para exibir informações como numeração de páginas e detalhes adicionais:

Questão 17 de 36 Q20 da prova

No Microsoft Excel, qual das funções abaixo calcula a quantidade de dias entre duas datas, considerando um ano comercial de 360 dias (dividido em doze meses de 30 dias cada):

Questão 18 de 36 Q21 da prova

De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, qual é a sanção aplicada ao responsável que, tendo a obrigação de prestar contas e as condições necessárias para fazê-lo, não o faz com o objetivo de ocultar irregularidades:

Questão 19 de 36 Q22 da prova

Com base na Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no trecho a seguir, extraído do artigo terceiro:
"Art.3º A Lei de Orçamento compreenderá todas as receitas, inclusive as de _______________________".

Questão 20 de 36 Q23 da prova

De acordo com a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, as cotas de receitas que uma entidade pública deve transferir a outra devem ser incluídas no orçamento da entidade responsável pela transferência como:

Questão 21 de 36 Q24 da prova

Tributo é toda receita instituída pelas entidades de direito público, destinada ao custeio de suas atividades, sejam gerais ou específicas. Entre as alternativas a seguir, qual delas é uma classe de tributo:

Questão 22 de 36 Q25 da prova

Na Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, consta que as Despesas de Custeio devem ser classificada em qual das categorias econômicas a seguir:

Questão 23 de 36 Q26 da prova

Em caso de indícios de ato de improbidade, a autoridade que tomar conhecimento dos fatos deverá encaminhar a representação a qual dos órgãos abaixo para a adoção das providências cabíveis:

Questão 24 de 36 Q27 da prova

Considere a Lei Nº 4.320, de 17 de março de 1964 e assinale a alternativa que apresenta uma informação correta:

Questão 25 de 36 Q29 da prova

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir, com base na Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal):
No prazo de ___________ após a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Presidente da República submeterá ao Senado Federal: proposta de limites globais para o montante da dívida consolidada da União, Estados e Municípios, cumprindo o que estabelece o inciso VI do art. 52 da Constituição, bem como de limites e condições relativos aos incisos VII, VIII e IX do mesmo artigo:

Questão 26 de 36 Q30 da prova

Com base nas disposições da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), é correto afirmar que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve atender ao previsto no § 2º do art. 165 da Constituição Federal e, adicionalmente, dispor sobre:

Questão 27 de 36 Q31 da prova

Analise as afirmativas abaixo, referentes à Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), e selecione a única alternativa que apresenta uma afirmação verdadeira:

Questão 28 de 36 Q32 da prova

Conforme o disposto na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), o que caracteriza uma empresa estatal dependente:

Questão 29 de 36 Q33 da prova

De acordo com a Estrutura Conceitual aplicada ao Setor Público, os Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) devem ser elaborados com base em qual regime contábil, assegurando a representação precisa das transações e eventos financeiros:

Questão 30 de 36 Q34 da prova

Pode-se considerar como uma das características qualitativas da informação incluída nos relatórios contábeis:

Questão 31 de 36 Q35 da prova

Corresponde à diferença para o exercício entre as receitas e as despesas que constam na demonstração que evidencia o desempenho das entidades do setor público:

Questão 32 de 36 Q36 da prova

Ativo é entendido como um recurso sob o controle atual da entidade, originado de um acontecimento anterior. Com base nesse conceito, qual das alternativas abaixo reflete corretamente uma característica do recurso:

Questão 33 de 36 Q37 da prova

Trata-se de um compromisso financeiro ou responsabilidade que surge de um fato ocorrido no passado, e cuja resolução exige que a entidade efetue a retirada de valores ou bens. Essa obrigação está vinculada a um cenário em que, ao ser liquidada, há a diminuição de seus ativos:

Questão 34 de 36 Q38 da prova

Assinale a alternativa que aponta corretamente um dos ativos do setor público com a capacidade de gerar serviços ou benefícios para a sociedade:

Questão 35 de 36 Q39 da prova

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir, de acordo com os conceitos básicos da contabilidade:
A __________ corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários.

Questão 36 de 36 Q40 da prova

Entre os relatórios contábeis desenvolvidos pelas Entidades do Setor Público, qual deles é elaborado com o objetivo de atender às demandas informacionais dos usuários em geral, sem o intuito de satisfazer necessidades específicas de grupos determinados:

Acertos
Erros
36
Total