No que diz respeito aos métodos e técnicas de desenhos e projeto, no projeto arquitetônico, assinale a alternativa correta:
Ao realizarmos desenhos de arquitetura à mão, sabemos que existem etapas no processo de construção dos objetos que se iniciam pelas definições das dimensões arquitetônicas, como paredes e aberturas, e se consolidam na inserção das anotações e simbologias, como textos e cotas. diversas ferramentas são apresentadas para nos auxiliar na execução eficiente dessa etapa. A descrição no texto abaixo, refere-se a seguinte ferramenta no AutoCAD:
Essa função é bastante importante para realizar cotas entre pontos que não estejam necessariamente dentro da direção dos eixos cartesianos. Ela apresentará a menor distância entre esses pontos, podendo ser, inclusive, inclinada em relação aos eixos X e Y, sem precisar mudar de coordenadas.
Em um desenho de arquitetura a representação abaixo indica:
A escala é uma proporção matemática, ou seja, uma relação numérica entre o mapa e a realidade que ele representa. A escolha da escala depende da menor feição no terreno que se deseja representar. Considerando uma região da superfície da Terra que se queira mapear e que possua muitas feições de 10m de extensão, a menor escala que se deve adotar para que essas feições tenham representação, será de:
A licença ambiental é um procedimento que autoriza e acompanha a implementação, execução e operação de atividades que utilizam recursos naturais ou têm um potencial poluidor. A Licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra, das atividades produtivas, é denominada de Licença de Operação e tem prazo mínimo e máximo de:
No que diz respeito ao Projeto de Urbanismo e Paisagismo, considere as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa que indica quais são verdadeiras:
I. O Projeto de Paisagismo deve tirar partido dos corpos d’água existentes e da captação das águas provenientes da drenagem, pois elas podem constituir importante elemento projetual. Sua presença proporciona conforto aos usuários.
II. O plantio de árvores no Sistema Viário tem como função principal a melhora das condições ambientais e estéticas. Recomenda-se especificar espécies nativas com raízes não agressivas. As faces mais adequadas para a arborização são a norte e a oeste, desde que não conflitantes com postes da rede elétrica.
III. As forrações são usualmente utilizadas para proteger o solo de processos erosivos. São divididas em gramíneas e forrações propriamente ditas. Sua especificação deve considerar as características do solo e as condições de insolação.
A) Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
B) Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
C) Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
D) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
O parcelamento do solo, ou seja, a divisão da terra em propriedades menores para fins de urbanização, é um dos processos urbanos mais importantes das cidades brasileiras. Nesse sentido, é incorreta a seguinte afirmação:
Nas afirmações abaixo, marque (V) se forem verdadeiras e (F) se forem falsas, e em seguida assinale a alternativa que indica a sequência correta:
Como a Taxa de Ocupação (TO) leva em consideração apenas a projeção da edificação, ela não está diretamente ligada ao número de pavimentos. Na realidade, se os pavimentos superiores estiverem contidos dentro dos limites do pavimento térreo, o número de pavimentos não fará diferença nenhuma na TO.
Do ponto de vista de sua aplicação enquanto parâmetro em um zoneamento, é mais comum entendermos o Coeficiente de Aproveitamento (CA) máximo como um número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados a serem permitidos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos.
O arquiteto pode testar as possibilidades de edificação resultantes das diversas combinações de Taxa de Ocupação e Coeficiente de Aproveitamento, bem como suas interações com outros aspectos da forma urbana do local, sempre levando em consideração os objetivos para cada zona (adensar, restringir a ocupação, proteger a paisagem, e assim por diante) e os resultados volumétricos gerais previstos em cada caso.
No sistema predial de água fria, o hidrômetro deve ser instalado em caixa própria do imóvel abastecido, em local de fácil acesso. Em geral é exigido uma certa disposição para os encanamentos, tendo em vista a instalação do hidrômetro em posição horizontal, acima da superfície do solo. Para essa instalação, denominada “cavalete” executa-se um abrigo com determinadas dimensões a uma distância do alinhamento do imóvel que não ultrapasse:





















