O texto anterior apresenta um fato inusitado. Esse fato é a:
O texto anterior, quanto ao gênero, é classificado como uma notícia. Trata-se de um texto relativamente curto, redigido com base em um fato, cujo objetivo é apresentar informações aos leitores. Com base nesses elementos, que ilustram as características da notícia anterior, classifica-se esse texto como predominantemente:
Em “O juiz tratou o caso como um erro corriqueiro e atribuiu a pesquisa a um servidor de seu gabinete” (7º parágrafo), o termo em destaque faz referência a uma consulta ao:
Em “Pior: os trechos copiados do aplicativo eram falsos, citavam informações inexistentes e incorretas” (4º parágrafo), após a vírgula, poderia ser acrescentado, sem significativa alteração de sentido, o conectivo:
Em “O aplicativo foi usado, segundo consta na decisão do corregedor do CNJ que decidiu apurar o caso, para pesquisar a jurisprudência que daria base ao entendimento do magistrado sobre aquele caso” (5º parágrafo), os dois conectivos destacados veiculam, respectivamente, as noções semânticas de:
Em “O Conselho Nacional de Justiça se deparou com o primeiro caso de uso de inteligência artificial na formulação de sentenças” (1º parágrafo), as palavras grifadas são, respectivamente, classificadas como:
Em “Ele conseguiu enterrar o caso na corregedoria Federal, mas o CNJ decidiu avocar a apuração e iniciar um procedimento próprio” (8º parágrafo), foi utilizada uma expressão cujo sentido é semelhante a “esconder ou encobrir uma situação”. Nesse caso, foi empregada uma figura de linguagem que visa a estabelecer uma comparação ou relação de semelhança entre dois termos, no caso, “enterrar” e “encobrir”. Essa figura de linguagem denomina-se:
Em “O juiz federal Jefferson Ferreira Rodrigues, hoje lotado no Acre, publicou uma sentença que continha trechos inteiros formulados pelo aplicativo de inteligência artificial ChatGPT” (3º parágrafo), o elemento destacado introduz uma oração subordinada:
Um usuário do MS Excel 2003 deseja ocultar um conjunto de linhas selecionadas, utilizando, para isso, teclas de atalho. Nesse caso, ele precisa digitar as teclas de atalho Ctrl +:
Uma equipe de desenvolvimento precisa construir um Banco de Dados baseado em um modelo de dados, no qual a estrutura é formada de entidades (registros), atributos (itens de dados), tipos de registros e ocorrências de registros organizadas como grafos. Nesse modelo, um registro-filho pode ter muitos registros-pai. Esse modelo de dados é denominado:
Um usuário do navegador Google Chrome, em um computador com MS Windows 8.1, precisa acessar a função “Abrir o Gerenciador de Favoritos”, utilizando teclas de atalho. As teclas de atalho a serem digitadas, para esse caso, são:
Na ação por improbidade administrativa, poderá ser formulado, em caráter antecedente ou incidente, pedido de indisponibilidade dos bens dos réus, a fim de garantir a recomposição do erário ou do acréscimo patrimonial resultante de enriquecimento ilícito. No que envolve a indisponibilidade dos bens, de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa a:
A Lei anticorrupção nasce do compromisso firmado pelo Brasil, na condição de signatário da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, o estado brasileiro deixou consignado que deveria implantar medidas para dar mais efetividade ao combate à corrupção. O diploma legal de combate à corrupção:
As agências reguladoras são dotadas de natureza especial, caracterizada pela ausência de tutela ou de subordinação hierárquica, pela autonomia funcional, decisória, administrativa e financeira e pela investidura a termo de seus dirigentes e estabilidade durante os mandatos. A autonomia administrativa da agência reguladora é demonstrada pela seguinte competência:
Eduardo e Vicente, viajando por outro país, não entenderam o que estava escrito em um letreiro. Vicente, então, afirmou: "Se aquilo for um restaurante, então hoje vamos almoçar ali". A negação da afirmação de Vicente é a seguinte:
O manual de instruções de um drone diz: “Se a bateria do drone ficar muito baixa, então ele retornará automaticamente para seu ponto de partida”. Uma proposição logicamente equivalente a essa afirmação é:
A palavra ODONTOLOGIA possui exatamente n anagramas que começam por A e terminam por L. O valor de n é:
Levando em consideração o Código de Ética Odontológica (Resolução CFO nº 118/2012), o Art. 3º prevê que “o objetivo de toda a atenção odontológica é a saúde do ser humano”. De acordo com a Resolução do CFO, constitui direito fundamental das categorias técnicas e auxiliares:
A Lei nº 6.710/1979 regulamenta e dispõe sobre o exercício do Técnico em Prótese Dentária. De acordo com essa Lei, é vedado aos Técnicos em Prótese Dentária:
De acordo com o Art. 2º da Lei nº 8.078/1990, “consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”. A ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor pode ocorrer:
A Lei nº 9.961/2000 cria a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e dá outras providências. A retribuição por serviços de quaisquer naturezas prestadas a terceiros, o produto da venda de publicações, o material técnico, os dados, as informações, entre outros fazem parte de constituintes da receita da ANS. Também constituem parte da receita da ANS os:
Ao se tratar da prestação de serviço que implica na utilização de raios-x diagnósticos para fins odontológicos, é um dos quatro princípios básicos que regem o regulamento disposto na Portaria nº 453/1998 o/a:
Como descrito no regulamento técnico da Anvisa, na Portaria nº 344/1998, profissionais, serviços médicos e ou ambulatoriais poderão possuir, na maleta de emergência, ampolas de medicamentos entorpecentes e ampolas de medicamentos psicotrópicos, para aplicação em caso de emergência, que devem permanecer sob guarda e responsabilidade de quem a possui. É a quantidade máxima permitida de ampolas dos medicamentos entorpecentes e dos medicamentos psicotrópicos, respectivamente:
Segundo o disposto na Lei nº 6.839/1980, o registro de empresas e a anotação de profissionais legalmente habilitados são:
O descumprimento das disposições contidas na Resolução da Diretoria Colegiada-RDC nº 6/2015 constitui uma infração do tipo:
A Lei nº 11.889/2008 regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). De acordo com essa Lei, os valores das anuidades devidas aos conselhos regionais a serem pagos pelo TSB e pelo ASB e das taxas correspondentes aos serviços e atos indispensáveis ao exercício das profissões, comparados ao valor da anuidade cobrado ao cirurgião-dentista, não devem ultrapassar, respectivamente:
Como descrito na resolução do CFO nº 59/2004, é uma condição necessária para que a denúncia ou a representação seja indeferida pelo Presidente do Conselho no contexto do processo ético o/a:
O exercício da odontologia em todo território nacional é regido pelo disposto presente na Lei nº 5.081/1966. Segundo essa Lei, é vedado ao cirurgião-dentista:
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia são instituídos pela Lei nº 4.324/1964. A renda dos Conselhos Regionais será constituída parcialmente de:




























