Polícia Militar de Minas Gerais divulga Concurso Público com 180 vagas

São ofertadas 162 vagas masculinas e 16 vagas femininas, sendo necessário escolaridade em nível superior; confira mais informações
Quarta-feira, 3 de janeiro de 2024 às 17h44
Polícia Militar de Minas Gerais divulga Concurso Público com 180 vagas

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM - MG) divulgou o novo Concurso Público com 180 vagas no Curso de Formação de Oficias (CFO) disponíveis para o ano de 2024. Estão disponíveis 162 oportunidades para homens e 16 para as mulheres.

Para se inscrever é necessário ter título de bacharel em direito, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter idade entre 18 e 30 anos, Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria "B", possuir idoneidade moral, altura mínima de 1,60m, tenha sanidade física e mental, aptidão física, seja aprovado em avaliação psicológica, não apresente, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

A remuneração básica inicial para o Cadete do 1ª Ano do CFO é atualmente de R$ 7.175,30. A jornada acadêmica do Cadete, devidamente matriculado no CFO, será definida pelas DEPM, pelos Regulamentos da APM e da EFO, bem como pela respectiva matriz curricular. Após a formatura, a carga horária semanal de trabalho será de 40 horas.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente via internet, por meio do site da Polícia Militar, entre os dias 5 de março de 2024 a 4 de abril de 2024. A taxa de inscrição de R$ 220,00 deve ser paga até o dia 9 de abril de 2024. Há possibilidade de solicitar a isenção da taxa entre os dias 5 e 6 de março de 2024.

As avaliações serão separadas em três fases: prova de conhecimentos:prova objetiva e dissertativa; avaliações psicológicas, atividade física militar e exames de saúde; prova oral e de títulos. Os locais para as provas serem realizadas serão divulgados pelo site da Policia Militar no dia 24 de abril de 2024.

O conteúdo programático da prova objetiva, que está prevista para o dia 5 de maio de 2024, consistirá em questões de língua portuguesa, noções de língua inglesa, raciocínio lógico-matemático, direito constitucional, direito penal, direito processual penal, direito administrativo, direito civil e direito processual civil, legislação extravagante e direitos humanos.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira as Apostilas Digitais deste certame, em nosso site. Confira o cargo que deseja!

Curso de Formação

O candidato aprovado no presente concurso ingressará na PMMG no cargo correspondente à graduação de Cadete do CFO.

O curso terá previsão de duração de três anos, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações conforme o interesse público e a conveniência administrativa.

O ingresso no CFO dar-se-á na graduação de Cadete e durante o curso será obrigatório o alojamento do Cadete (pernoitar nos aquartelamentos) com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento da Escola. O período de alojamento está inicialmente previsto para os primeiros 12 meses de curso, podendo sofrer alteração de acordo com decisão do Comando da EFO.

O Cadete fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Concluído com aproveitamento o período acadêmico e satisfeitas as exigências legais referentes à promoção, o Cadete será declarado Aspirante-a-oficial, com antiguidade definida segundo a ordem de classificação no CFO.

Validade

Concurso Público terá validade de 60 dias, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital em nosso site.

Jornalista: Nathalia Dias
Compartilhe: