Polícia Militar de Minas Gerais cancela Concurso Público com 180 vagas

Novo documento determina revogação de certame e esclarece outros procedimentos; veja mais detalhes
Terça-feira, 12 de março de 2024 às 08h53
Polícia Militar de Minas Gerais cancela Concurso Público com 180 vagas

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM - MG) divulgou o cancelamento do Concurso Público com 180 vagas no Curso de Formação de Oficias (CFO) disponíveis para o ano de 2024. Estavam disponíveis 162 oportunidades para homens e 16 para as mulheres.

Segundo o documento (cancelamento), o Concurso foi cancelado. Os candidatos deverão requerer a devolução do valor pago a título de taxa de inscrição, conforme orientações a serem publicadas no site do CRS.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital em nosso site.

Para se inscrever era necessário ter título de bacharel em direito, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter idade entre 18 e 30 anos, Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria "B", possuir idoneidade moral, altura mínima de 1,60m, tenha sanidade física e mental, aptidão física, seja aprovado em avaliação psicológica, não apresente, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

A remuneração básica inicial para o Cadete do 1ª Ano do CFO é atualmente de R$ 7.175,30. A jornada acadêmica do Cadete, devidamente matriculado no CFO, seria definida pelas DEPM, pelos Regulamentos da APM e da EFO, bem como pela respectiva matriz curricular. Após a formatura, a carga horária semanal de trabalho seria de 40 horas.

As inscrições poderiam ser realizadas exclusivamente via internet, por meio do site da Polícia Militar. A taxa de inscrição seria de R$ 220,00.

As avaliações seriam separadas em três fases: prova de conhecimentos:prova objetiva e dissertativa; avaliações psicológicas, atividade física militar e exames de saúde; prova oral e de títulos.

Curso de Formação

O candidato aprovado no presente concurso ingressaria na PMMG no cargo correspondente à graduação de Cadete do CFO.

O curso tinha previsão de duração de três anos, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações conforme o interesse público e a conveniência administrativa.

O ingresso no CFO dar-se-á na graduação de Cadete e durante o curso será obrigatório o alojamento do Cadete (pernoitar nos aquartelamentos) com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento da Escola. O período de alojamento está inicialmente previsto para os primeiros 12 meses de curso, podendo sofrer alteração de acordo com decisão do Comando da EFO.

O Cadete faria jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Concluído com aproveitamento o período acadêmico e satisfeitas as exigências legais referentes à promoção, o Cadete seria declarado Aspirante-a-oficial, com antiguidade definida segundo a ordem de classificação no CFO.

Validade

Concurso Público teria validade de 60 dias, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Jornalista: Nathalia Dias
Compartilhe: