A Polícia Civil do estado do Pará, por meio do Governo do Estado, anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo, que visa a contratação de 47 profissionais, de níveis médio e superior, para diferentes cargos e localidades.
Conforme o edital, há vagas para os seguintes cargos e localidades:
- Belém e Região Metropolitana: Técnico em Gestão de Informática - Analista de Sistemas (1); Técnico em Gestão de Informática - Desenvolvedor (3); Técnico em Gestão de Informática - Analista de Redes (2); Técnico em Gestão de Informática - Engenheiro de Dados (1); Técnico em Gestão de Informática - Analista de Banco de Dados (1); Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (11); Assistente de Informática - Técnico em Rede (5); Assistente de Informática - Técnico em Telecomunicações (2); Assistente de Informática - Técnico em Eletrônica (2);
- Castanhal: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede;
- Santarém: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede (1);
- Itaituba: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede (1);
- Marabá: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede (1);
- Redenção: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede (1);
- Tucuruí: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede;
- Breves: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede (1);
- Soure: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede;
- S. Felix do Xingu: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede;
- Paragominas: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede;
- Capanema: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede;
- Abaetetuba: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede;
- Altamira: Assistente de Informática - Técnico em Manutenção (1); Assistente de Informática - Técnico em Rede (1).
Cabe ressaltar que dentro do total de vagas ofertadas, há aquelas que são voltadas as pessoas especificadas no edital oficial.
Os candidatos que conquistarem aprovação e contratação, deverão exercer carga horária semanal de 30 horas, e conforme o edital oficial, receberão remunerações mensais de R$ 1.100,00 a R$ 1.560,76.
Antes de efetuar as inscrições, os candidatos deverão estar enquadrados nos requisitos estipulados pelo edital oficial, estes são:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter, no mínimo, 18 anos de idade;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
- Não haver sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado ou sofrido sanção administrativa impeditiva do exercício do cargo público;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Possuir capacidade física e aptidão psicológica compatível com as atribuições da função pretendida, comprovadas através de atestado emitido por profissional competente;
- Possuir certificado de conclusão de curso, conforme exigência no anexo II do edital oficial;
- Não ter vínculo jurídico com a Administração Pública Direta e Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com os Poderes Legislativo e Judiciário, com os Tribunais de Contas e os órgãos do Ministério Público;
- O candidato aprovado e convocado não poderá assumir a função e será eliminado deste PSS, se houver sido contratado e distratado da função de servidor temporário da Administração Pública Estadual num período inferior a seis meses da data da convocação, conforme Lei Complementar nº 77/2011;
- Não ter sido contratado anteriormente pela Polícia Civil do Estado do Pará ou por outro órgão da Administração Publica Estadual, cujo distrato ocorreu por ato motivado e/ou determinação judicial;
- Não ter sido encerrado o contrato da função de servidor temporário da Administração Pública Estadual num período inferior a seis meses da data da convocação, conforme Lei Complementar nº 77/2011.
Inscrição
As inscrições serão gratuitas, e deverão ser feitas exclusivamente via internet, de 00h do dia 4 de outubro de 2021 às 23h59 do dia 5 do mesmo mês e ano. No ato da inscrição, o candidato deverá enviar arquivos com as seguintes documentações nas áreas recomendadas:
- Documentação comprobatória da escolaridade ("upload" - campo "Escolaridade");
- Documentação profissional ("upload" - campo "Experiência Profissional");
- Documentação de qualificação profissional, de acordo com as informações prestadas no ato do preenchimento do requerimento de inscrição ("upload" - campo "Qualificação Profissional");
- Cadastro da Pessoa Física ("upload" - campo "demais documentos");
- Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação ("upload"- campo "demais documentos");
- Certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável ("upload" - campo "demais documentos");
- Título Eleitoral e Certidão de quitação eleitoral ("upload" - campo "demais documentos");
- Carteira de reservista ou comprovante de dispensa, para candidatos do sexo masculino ("upload" - campo "demais documentos");
- Comprovante de residência, expedido nos últimos 60 dias, de luz, água ou telefone, que pode estar no nome do candidato, do pai ou da mãe. Quando o comprovante de residência não estiver no nome do candidato, poderá ser apresentado em nome de terceiro, desde que acompanhado de Declaração de Residência, conforme modelo contido no anexo X do edital oficial, autenticada em cartório, na qual o titular do documento declara e assina que o candidato reside no imóvel, ou, ainda, cópia autenticada do contrato de locação ("upload" - campo "demais documentos");
- Certidão de antecedentes criminais da Justiça Estadual e da Polícia Civil do domicílio do candidato e/ou do Estado do Pará, dentro do prazo de validade específico ("upload" - campo "demais documentos");
- Declaração de inexistência de vínculo temporário com a Administração Pública Estadual nos últimos seis meses ("upload" - campo "demais documentos");
- Currículo incluindo informações cadastrais, especialmente telefone com WhatsApp e email (preferencialmente conta do Google).
Seleção
O Processo será constituído por duas etapas, de análise documental e curricular e entrevista. Inicialmente, os candidatos serão submetidos às análises, nesta etapa, serão averiguadas as documentações comprobatórias dos candidatos aos cargos de nível médio e superior, estes, deverão alcançar pontuações mínimas de 8,5 e 6, em ordem, observando-se o limite máximo de três vezes o número de vagas ofertadas para cada cargo, e respeitando-se o critério de desempate.
A etapa de entrevista ocorrerá apenas para os primeiros classificados, pela ordem decrescente da pontuação obtida na análise de currículo, limitada a convocação ao quantitativo de duas vezes o número de vagas de cada cargo, além dos candidatos com pontuação idêntica ao do último classificado, obedecendo a classificação gerada, conforme cronograma do edital oficial.
A entrevista ocorrerá na modalidade virtual, utilizando os recursos de vídeo chamada ou chamada de voz, de acordo com o horário pré-definido. O candidato deverá estar disponível no horário previsto para entrevista (horário de Brasília), e será considerado faltoso o candidato que não atender a chamada para entrevista, estando automaticamente eliminado do processo.
Vigência
Este Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Polícia Civil do Estado do Pará.
Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.