PM - MG divulga Concurso Público com 1.653 vagas para Soldado

Inscrições são recebidas direto no site do órgão até o mês de julho de 2021
Sexta-feira, 11 de junho de 2021 às 16h27
PM - MG divulga Concurso Público com 1.653 vagas para Soldado

Nesta sexta-feira (11), a Polícia Militar do estado de Minas Gerais (PM - MG) divulgou o edital do novo Concurso Público com 1.653 vagas no curso de formação de soldados do quadro de praças da PM (CFSd-QPPM/2022) para o ano de 2022.

A remuneração básica inicial para o Soldado de 2ª Classe é atualmente de R$ 3.962,23, correspondente à jornada de 40 horas por semana, com contratação em regime estatutário.

Podem se inscrever candidatos que tenham entre 18 e 30 anos de idade, nível superior completo, altura mínima de 1,60m, aptidão física, esteja quite com as obrigações eleitorais e militares, possua idoneidade moral, não apresente, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

As vagas em aberto estão distribuídas nas seguintes regiões: BH/RMBH (assim considerados os Municípios integrantes da 1ª, 2ª e 3ª RPM), 4ª RPM, 5ª RPM, 6ª RPM, 7ª RPM, 8ª RPM, 9ª RPM, e 10ª RPM e dividem-se entre 1.484 oportunidades para homens e 169 para mulheres.

Inscrições

Interessados em participar devem se inscrever diretamente no site da PM - MG, entre os dias 14 de junho de 2021 e 14 de julho de 2021. Nesta etapa é preciso efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 92,62.

Já entre os dias 14 a 15 de junho de 2021, são recebidos os pedidos de isenção da taxa de inscrição, que podem ser solicitados por candidatos amparados pela Lei Estadual nº 13.392, de 7 de dezembro de 1999, pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008, ou os que comprovarem não possuir condições financeiras para arcar com a taxa de inscrição sem prejuízo de seu próprio sustento ou de sua família.

Prova

O concurso em questão é composto de Prova Objetiva, prevista para ser aplicada no dia 15 de agosto de 2021, nas cidades de: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

Quarenta questões vão compor a avaliação que abordará os temas de: Língua Portuguesa, direito penal, direito constitucional, direito penal militar, estatística, direitos humanos, legislação extravagante.

Haverá ainda Avaliações Psicológicas e Avaliação Física Militar somente para os candidatos melhor classificados e não eliminados na fase anterior.

Curso de Formação

Ao ser aprovado, o candidato ingressa no curso que terá previsão de duração de sete meses, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações conforme o interesse público e a conveniência administrativa.

O Soldado 2ª Classe fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Concluído com aproveitamento o CFSd e satisfeitas as exigências legais referentes à promoção, previstas no EMEMG, o Soldado de 2ª Classe será promovido a Soldado de 1ª Classe do QP-PM.

Validade

Este Concurso Público tem validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contado da data da homologação do resultado final.

Em nosso site você tem acesso ao edital completo e pode obter mais informações.

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: