PM - MG divulga Concurso Público com 120 vagas para Oficiais

Candidatos devem ter entre 18 e 30 anos e ensino superior completo em Direito
Segunda-feira, 12 de julho de 2021 às 16h31
PM - MG divulga Concurso Público com 120 vagas para Oficiais

A Polícia Militar do estado de Minas Gerais (PM - MG) divulgou o edital do novo Concurso Público com 120 vagas no Curso de Formação de Oficias (CFO) para o ano de 2022.

A remuneração básica inicial para o Cadete do 1º Ano do CFO é atualmente de R$ 6.519,44, correspondente à jornada de 40 horas por semana.

Podem se inscrever candidatos que tenham entre 18 e 30 anos de idade, título de bacharel em Direito, altura mínima de 1,60m, aptidão física, esteja quite com as obrigações eleitorais e militares, possua idoneidade moral, não apresente, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

As vagas em aberto serão destinadas, para preenchimento de cargos das Unidades da PMMG, em todo o Estado de Minas Gerais e dividem-se entre 108 oportunidades para homens e 12 para mulheres.

Inscrições

Interessados em participar devem se inscrever diretamente no site da PM - MG, entre os dias 12 de julho de 2021 a 12 de agosto de 2021. Nesta etapa é preciso efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 200,57.

Já entre os dias 12 e 13 de julho de 2021, são recebidos os pedidos de isenção da taxa de inscrição, que podem ser solicitados por candidatos amparados pela Lei Estadual nº 13.392, de 7 de dezembro de 1999, pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008, ou os que comprovarem não possuir condições financeiras para arcar com a taxa de inscrição sem prejuízo de seu próprio sustento ou de sua família.

Prova

O concurso em questão é composto de Prova Objetiva e dissertativa previstas para serem aplicadas nas cidades de: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas, provavelmente no dia 12 de setembro de 2021.

Quarenta questões vão compor a avaliação que abordará os temas de: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal, Direito Processual Penal Militar, Direitos Humanos, Legislação Extravagante, Legislação Institucional, Língua Portuguesa.

Haverá ainda Avaliações Psicológicas e Avaliação Física Militar somente para os candidatos melhor classificados e não eliminados na fase anterior.

Curso de Formação

Ao ser aprovado, o candidato ingressa no curso que terá previsão de duração de dois anos, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações conforme o interesse público e a conveniência administrativa.

O Ingresso no CFO dar-se-á na graduação de Cadete e durante ocurso será obrigatório o alojamento do Cadete com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento da Escola. O período de alojamento está inicialmente previsto para os primeiros doze meses de curso, podendo sofrer alteração de acordo com decisão do Comando da EFO.

O Cadete fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Concluído com aproveitamento o Cadete será declarado Aspirante a Oficial, com antiguidade definida segundo a ordem de classificação no CFO.

Validade

Este Concurso Público tem validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contado da data da homologação do resultado final.

Em nosso site você tem acesso ao edital completo e pode obter mais informações.

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: