PM e Corpo de Bombeiros - PB retificam edital de Concurso Público

Ao todo são disponibilizadas 1100 vagas; confira as atualizações divulgadas
Terça-feira, 5 de março de 2024 às 14h40
PM e Corpo de Bombeiros - PB retificam edital de Concurso Público

A Polícia Militar do Estado de Paraíba (PM - PB) retifica Concurso Público para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, a fim de preencher 1100 vagas.

Segundo o documento (retificação I) o prosseguimento do certame será sem distinção entre os gêneros dos candidatos em relação à oferta de vagas. Desta forma, todos os candidatos, independente do sexo, poderão concorrer à totalidade das vagas disponíveis. Devido a essa atualização, fica retificado o resultado do exame intelectual - prova objetiva para determinar a participação dos candidatos nas etapas subsequentes. Outras informações podem ser consultadas no documento oficial disponível em nosso site.

De acordo com o edital, há oportunidades para os cargos de:

  • Soldado PM - Combatente (QPC) (900): CPRM - João Pessoa (360); CPR I - Campina Grande (225); CPR II - Patos (180); CPR III - Guarabira (135).
  • Soldado BM - Combatente (QBMP-0) (200): 1º CRBM - João Pessoa (75); 2º CRBM - Campina Grande (45); 3º CRBM - Patos (45); 4º CRBM - Guarabira (35).

Lembrando que uma porcentagem dessas chances são exclusivas para negros. Não haverá vagas destinadas às pessoas com deficiência, em virtude de incompatibilidade com as atribuições do cargo, pois se trata de serviço ligado à segurança pública, à preservação da ordem pública e à incolumidade das pessoas e do patrimônio público, tratando-se, portanto, de função que envolve grande risco e exigindo dos militares estaduais plena capacidade física, visual, auditiva e mental.

Dentre os requisitos listados para participação, constam: ser brasileiro nato; ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,60m, se do sexo masculino, e de 1,55m, se do sexo feminino e ter concluído ensino médio.

Para candidatos Civis, Militares das Forças Armadas e de outras corporações Militares é necessário completar, no ano da matrícula do curso, 18 anos, no mínimo, e 32 anos, no máximo, enquanto para os participantes integrantes da PM - PB é importante completar, no ano da matrícula no curso, no máximo 40 anos de idade.

Em caso de admissão, o profissional deverá exercer suas atividades em tempo integral e com dedicação exclusiva, pelo qual será remunerado mensalmente com um salário que varia de R$ 4.206,87, podendo ser acrescido de benefícios.

Para participar, os interessados puderam efetuar as candidaturas do dia 1 ao dia 30 de agosto de 2023, via internet, no site do IBFC, mediante o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 120,00.

Doadores de sangue, doadores de medula óssea e doadoras regulares de leite materno puderam solicitar a isenção da taxa até o dia 3 de agosto.

Como método de avaliação, serão realizadas quatro fases compostas por Exame Intelectual, com provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e discursivas; Exame Psicológico; Exame de Saúde; e Exame de Aptidão Física, sendo todas de caráter eliminatório.

É importante destacar que as provas objetivas, composta por 80 questões nos conteúdos de língua portuguesa (15), raciocínio lógico (10), geografia e história da Paraíba (10), língua estrangeira (inglês ou espanhol) (10), noções de informática (10) e noções de direito e sociologia(25) foram aplicadas, preferencialmente, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Vale ressaltar ainda que o presente Concurso Público terá validade de um ano, contados a partir da primeira homologação do resultado do certame e poderá ser prorrogado por igual período.

Para mais informações, acesse o edital que está em anexo no nosso site.

Jornalista: Beatriz Oliveira
Compartilhe: