Marinha do Brasil realiza um novo Processo Seletivo para Admissão às EFOMM

São 285 vagas destinadas ao CIAGA e CIABA.
Sexta-feira, 12 de maio de 2017 às 15h02
Marinha do Brasil realiza um novo Processo Seletivo para Admissão às EFOMM

A Marinha do Brasil (MAR) abre Processo Seletivo para Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), sendo elas o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro - RJ e o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém - PA.

São 285 vagas disponíveis, sendo 170 oportunidades destinadas ao CIAGA e 115 para o CIABA. Para participar, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos, concluído o Ensino Médio, além de outros requisitos especificados no edital.

As inscrições serão realizadas até o dia 8 de junho de 2017 via internet no site www.ciaga.mar.mil.br, e o valor da taxa é de R$ 60,00.

Quanto à avaliação será composta de exame de conhecimentos, previsto para os dias 19 e 20 de agosto de 2017, seleção psicofísica que ocorrerá provavelmente entre os dias 18 de outubro e 23 de novembro de 2017, teste de suficiência física e entre os dias 4 e 15 de dezembro de 2017 e por último, um período de adaptação e verificação de documentos 8 a 28 de janeiro de 2018.

Os aprovados passarão por cursos que são divididos em dois períodos, sendo um período acadêmico composto de seis semestres letivos, em regime de internato, com saídas nos fins de semana, feriados e nas férias escolares; e um período de estágio embarcado com duração mínima de 12 meses de efetivo embarque e que deve ser completado em, no máximo, 24 meses. É realizado em embarcações mercantes, de apoio marítimo e/ou plataformas, quando os alunos, como Praticantes de Oficial de Máquinas ou de Náutica, terão a oportunidade de aplicar e praticar, com supervisão, os conhecimentos adquiridos durante o período acadêmico. Excepcionalmente, parte do estágio poderá ser realizada em embarcações militares.

Os Cursos são gratuitos, sendo oferecidas as seguintes facilidades ao aluno: remuneração mensal durante o período em que estiver matriculado no curso, cujo valor está previsto em legislação, devido à condição de militar da ativa da MB; auxílio financeiro durante o estágio embarcado, na condição de Praticante de Oficial, desde que não receba, simultaneamente, qualquer remuneração de caráter salarial proveniente de pessoa jurídica. O valor é estabelecido pela DPC, sendo atualmente de R$ 700,00 mensais; alimentação e alojamento durante o período acadêmico e o estágio de instrução; assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa durante o período acadêmico e o estágio de instrução; e conjunto de uniformes. Para auxiliar no estudo, adquira em nosso site a Apostila Digital, elaborada de acordo com o conteúdo exigido.

Este Processo Seletivo será válido até o dia 29 de janeiro de 2018, data da matrícula no primeiro ano escolar do Curso. Para obter mais informações consulte o edital completo disponível em nosso site.

Jornalista: Virginia Faustino
Compartilhe: