Marinha do Brasil oferece 1.520 vagas para Soldados Fuzileiros Navais

Quinta-feira, 19 de junho de 2008 às 08h48

O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) (www.mar.mil.br/cgcfn) realizará Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) para as Turmas I e II de 2009.

Sobre as Inscrições:

  • As inscrições serão realizadas em âmbito nacional, na página oficial do Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), no endereço www.mar.mil.br/cgcfn, no link " Concursos", entre 8h00 do dia 30 de junho e 23h59min do dia 27 de julho de 2008, horário oficial de Brasília/DF;
  • Haverá Postos de Inscrição nas localidades de Marataízes-ES e Rio Novo-MG, no período de 14 a 18 de julho de 2008.
  • O valor da Taxa de Inscrição será de R$ 20,00.

São oferecidas 1.520 vagas, distribuídas entre as turmas I/2009 e II/2009:

  • Nível Fundamental Completo: Formação de Soldados Fuzileiros Navais.

Sobre a realização das Provas:

O Processo Seletivo será constituído pelas seguintes etapas: Exame de Escolaridade (EE), Verificação de Dados Biográficos (VDB), Verificação de Documentos (VD), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Suficiência Física (TSF) e Exame Psicológico (EP).

Os locais para realização das provas serão divulgados posteriormente nos locais de inscrição e no endereço www.mar.mil.br/cgcfn.

  • O Exame de Escolaridade (EE) de caráter eliminatório e classificatório será constituído de uma prova escrita, com duração de 3 horas, composta de 50 questões de Língua Portuguesa e 50 questões de Matemática, aplicadas a todos os candidatos às 10h00 (horário de Brasília/DF) do dia 2 de setembro de 2008;
  • A Verificação de Dados Biográficos (VDB) será realizada com base no Questionário Biográfico Simplificado (QBS), preenchido pelo candidato, que terá como propósito verificar a idoneidade moral e de bons antecedentes de conduta;
  • Os candidatos serão submetidos à Inspeção de Saúde (IS), Teste de Suficiência Física (TSF) e Exame Psicológico (EP), a fim de encontrar perfis adequados aos padrões psicofísicos estabelecidos nas normas da Diretoria de Saúde da Marinha (DSM) para ingresso no serviço ativo da MB.

Os candidatos aprovados no concurso e classificados serão matriculados no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) e o realizarão na condição de Recruta Fuzileiro Naval (RC-FN). O Curso terá duração de aproximadamente dezessete semanas e será conduzido de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

Durante o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), os alunos serão avaliados por meio da disciplina Avaliação de Desempenho Militar, quanto à aptidão para a vida na caserna, sendo necessária estrita observância aos princípios constitucionais da hierarquia e disciplina.

Após a conclusão do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), o Recruta Fuzileiro Naval (RC-FN) prestará juramento à Bandeira e será nomeado Soldado Fuzileiro Naval (SDFN), e ingressará no Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN) assumindo o compromisso inicial de dois anos no Serviço Ativo da Marinha, contados a partir da data de sua nomeação.

Compartilhe: