Marinha do Brasil anuncia Processo Seletivo de Admissão às EFOMM

Ao todo, são ofertadas 285 vagas. Taxa de inscrição é de R$ 65,00.
Terça-feira, 8 de maio de 2018 às 17h12
Marinha do Brasil anuncia Processo Seletivo de Admissão às EFOMM p align="justify"A Marinha do Brasil recebe em breve as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).

Ao todo, são ofertadas 285 oportunidades distintas, sendo 170 para o CIAGA, no Rio de Janeiro - RJ, e outras 115 para o CIABA, em Belém - PA. Os Cursos ocorrem em regime de internato, sendo iniciados no dia 28 de janeiro de 2019.

Os interessados devem se inscrever no período das 12h do dia 10 de maio a 8 de junho de 2018 (horário oficial de Brasília - DF), exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico www.marinha.mil.br. A taxa de participação tem valor único de R$ 65,00.

Podem participar candidatos brasileiros natos de ambos os sexos, com idade entre 17 e 23 anos no dia 1º de janeiro de 2019 e que tenham também concluído o curso de Ensino Médio ou Equivalente em Instituição oficialmente reconhecida até o dia 28 de janeiro de 2019.

Como forma de qualificar os concorrentes, serão aplicadas as etapas etapas de Exame de Conhecimentos, Seleção Psicofísica, Teste de Suficiência Física e Período de Adaptação e Verificação de Documentos, conforme determina o edital completo já publicado em nosso site.

Vale lembrar que estes Cursos são constituídos de dois períodos: um período acadêmico composto de seis semestres letivos, em regime de internato, com saídas (licenças) nos fins de semana, feriados e nas férias escolares; e um período de estágio embarcado com duração mínima de 12 meses de efetivo embarque e que deve ser completado em, no máximo, 24 meses.

Os Cursos são gratuitos e, na ocasião, são ofertadas aos alunos: remuneração mensal durante o período em que estiver matriculado no NFORM, cujo valor está previsto em legislação, devido à condição de militar da ativa da MB; alimentação e alojamento durante o período acadêmico e o estágio de instrução; assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa durante o período acadêmico e o estágio de instrução; e ainda andaina de uniformes.

Ao terminar o Curso com sucesso, os mesmos serão declarados 2º Oficial de Máquinas ou de Náutica de Marinha Mercante e receberão os respectivos Certificados de Competência, com validade internacional, e diplomas de Bacharel em Ciências Náuticas, bem como nomeação como Segundo-Tenentes da Reserva de 2ª Classe da Marinha (2T-RM2), respectivamente.

Jornalista: Gabriel Rabello Lanza
Compartilhe: