Marinha do Brasil abre 24 vagas para Segundo Oficial de Máquinas

Marinha do Brasil abre inscrições para Curso de Adaptação para Segundo Oficial de Máquinas com 24 vagas disponíveis.
Quarta-feira, 5 de março de 2008 às 14h04

A Marinha do Brasil abre inscrições para o Processo Seletivo de Admissão ao Curso de Adaptação para Segundo Oficial de Máquinas da Marinha Mercante - ASOM 2008/CIAGA, destinado a selecionar candidatos de ambos os sexos para o preenchimento de 24 vagas, dentro da ordem decrescente de classificação do somatório de pontos obtidos até o número limite das vagas oferecidas.

Os profissionais da Marinha Mercante, distribuídos em diversas categorias, trabalham a bordo de embarcações mercantes sob bandeira brasileira e, dentre essas categorias, encontra-se o Oficial de Máquinas.

O curso será realizado no CIAGA (Avenida Brasil nº 9.020 Olaria - Rio de Janeiro-RJ), em regime de externato, em tempo integral de aulas e atividades escolares programadas pela Superintendência de Ensino do CIAGA.

Ao final do curso, o concludente será declarado Segundo Oficial de Máquinas da Marinha Mercante e receberá um Certificado de Habilitação, de acordo com a Convenção Internacional STCW.

O Processo Seletivo é constituído das seguintes etapas: Inscrição (eliminatória); Prova de Títulos (eliminatória e classificatória); Avaliação de Atestados e Exames Médicos (eliminatória); Teste de Suficiência Física (eliminatória); Período de Adaptação (eliminatória); e Matrícula.

Sobre as inscrições:

  • Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter diploma de graduação de Nível Superior, devidamente registrado no Ministério da Educação ou Conselho Federal de Educação, em um dos seguintes cursos: Engenharia Naval, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica (Eletrotécnica ou Eletrônica), Engenharia de Automação, Engenharia de Produção Industrial, Tecnólogo em Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos e Tecnólogo em Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial;
  • Esta poderá ser efetuada de 21 de fevereiro a 20 de março de 2008, devendo efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00, somente nas agências do Banco do Brasil, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), a ser emitida no "site" do Tesouro Nacional - www.tesouro.fazenda.gov.br - portal SIAFI, Guia de Recolhimento da União, impressão-GRU, devendo ser preenchidos os campos abaixo, obedecendo à seguinte orientação: UG: 852001 - Gestão: 00001 - Recolhimento Código: 28832-2.

Em seguida, clicar "Avançar"

  • Número de referência: 852100 - Competência: (não preencher) - Vencimento: 20/03/2008 - CPF do contribuinte: (CPF do candidato) - Nome do contribuinte: (Nome do candidato) - Valor principal: 50,00 - Valor total: 50,00

Em seguida, clicar em "emitir GRU".

  • Para efetuar a inscrição o candidato deverá enviar, obrigatoriamente, por correspondência registrada, remetida via Correios (ECT), a seguinte documentação: comprovante de pagamento da taxa de inscrição; "Folha de Identificação do Candidato", (verificar Anexo II destas normas disponível aos candidatos para download no site do CIAGA); e currículo, acompanhado de cópia autenticada de cada documento comprobatório (identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, diplomas, certificados, históricos escolares, carteira de trabalho e previdência social e demais documentos pertinentes).

Os documentos devem ser enviados em envelope único para o seguinte endereço: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - Departamento de Seleção Acadêmica - Processo Seletivo para o curso ASOM 2008 - Avenida Brasil, 9020 - Olaria - Rio de Janeiro-RJ - CEP: 21.031-831.

Recebida a correspondência com os documentos de inscrição, o candidato será incluído no "Cadastro de Inscritos" para o curso ASOM 2008.

O Relatório do Cadastro de Inscritos estará disponível para consulta no site do CIAGA na Internet www.mar.mil.br/ciaga e conterá as discrepâncias da Etapa de Inscrição. Estas devem ser sanadas e enviadas por SEDEX, pelos candidatos, postadas até o dia 2 de maio de 2008.

A seleção dos candidatos será feita por meio de prova de títulos considerando-se, para efeito de pontuação, apenas um curso superior, tempo de experiência na área marítima (se houver) e proficiência ou um curso de inglês (o de maior pontuação).

Maiores informações:

Para maiores detalhes sobre a constituição do curso (disciplinas e carga horária), o candidato deverá acessar o site da Diretoria de Portos e Costas (www.dpc.mar.mil.br), na seguinte seqüência: Ensino Profissional Marítimo, Ensino Aquaviário, Curso de Adaptação para Oficiais e Curso de Adaptação para Segundo Oficial de Máquinas.

O Processo Seletivo terá validade até a data da matrícula que será dia 7 de julho de 2008, para o curso ASOM 2008.

Compartilhe: