IFCE abre inscrições de Processo Seletivo no campus Crato

Seleção busca contratar um professor substituto; confira a área ofertada pelo edital
Quarta-feira, 27 de março de 2024 às 17h37
IFCE abre inscrições de Processo Seletivo no campus Crato

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) divulga a abertura de um novo Processo Seletivo que tem como objetivo a contratação de Professor Substituto, a fim de atuar no campus Crato.

De acordo com o documento, a seleção busca preencher uma vaga ao docente na área de Sociologia e subárea de Sociologia Geral, ao ser contratado, o profissional deverá exercer funções em carga horária de 40 horas semanais.

Para concorrer a oportunidade, é necessário que os candidatos tenham bacharelado em sociologia; licenciatura em ciências sociais - antropologia; bacharelado em antropologia; licenciatura em antropologia; bacharelado em antropologia - antropologia social; bacharelado em ciências sociais; bacharelado em antropologia - diversidade cultural latino-americana; licenciatura em sociologia; licenciatura em ciências sociais; bacharelado em ciências políticas.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 7h do dia 27 de março de 2024 até às 23h59 do dia 1º de abril de 2024, exclusivamente via internet por meio do site do Instituto.

Vale ressaltar há taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 e deverá ser efetuado até o dia 5 de abril de 2024. Entretanto, os candidatos que se enquadrarem nos requisitos especificados no edital poderão solicitar o pedido de isenção da taxa no período de 27 a 29 de março de 2024.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a prova de desempenho de didático prevista para ser realizada no período de 23 a 26 de abril de 2024, além de prova de títulos, de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos no edital.

Dito isto, o conteúdo programático será composto por questões sobre o Tempo-livre, lazer e consumo; Natureza, sociedade e cultura: etnocentrismo, identidade e diversidade cultural; Teorias sociológicas clássicas: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; Processos de turistificação, empreendedorismo urbano e impactos sócio-ambientais; Globalização, crise estrutural do capital e mundialização financeira; Estado, políticas educacionais e formação de professores; Sociologia como ciência: história, objetos e métodos;Turismo, planejamento e desenvolvimento regional; Reestruturação produtiva, neoliberalismo e transformações no mundo do trabalho; Indústria cultural, ideologia e subjetividade.

O prazo de validade do presente Processo Seletivo será de um ano, contado da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: