Exército anuncia Concurso de Admissão com três vagas para Capelães

Candidatos terão de passar pelo Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães Militares (EIA/ CM).
Quarta-feira, 28 de junho de 2017 às 12h17
Exército anuncia Concurso de Admissão com três vagas para Capelães

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Admissão (CA) do Exército Brasileiro, aberto por meio Departamento de Educação e Cultura (DECEX), destinado a seleção de candidatos para à Matrícula no Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães Militares (EIA/ CM) em 2018.

Os interessados devem se inscrever a partir de hoje, 28 de junho de 2017, até às 15h do dia 4 de agosto de 2017 (horário oficial de Brasília - DF), exclusivamente via internet, por meio do site www.esfcex.eb.mil.br. A taxa de inscrição é cobrada no valor de R$ 120,00, e pode ser paga por meio de rede bancária ou de maneira online.

Com duração de 35 semanas, o (EIA/ CM) será desenvolvido em três períodos. O primeiro deles, "Período de Instrução Militar Geral", com duração de até 21 semanas, será realizado na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). o segundo, "Período de Observação" se desenvolverá em duas etapas, sendo uma na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a outra na Escola de Sargentos das Armas (ESA), com duração de 2 semanas; e o terceiro, "Período de Adaptação", dividido em duas fases, a primeira realizada numa Organização Militar (OM) de Corpo de Tropa na Guarnição de Brasília, com duração de 4 semanas; e a segunda fase, numa OM na área da 6ª Região Militar, com duração de 8 semanas.

Ao todo, são ofertadas três vagas, distribuídas por credo religioso. Há duas vagas para Capelão Católico Apostólico Romano e uma para Capelão Evangélico. Estes devem ter ter concluído, com aproveitamento, curso de formação teológica regular de Nível Superior, conforme documento expedido por instituição de ensino e reconhecido pela autoridade eclesiástica de sua religião, bem como ter experiência de, pelo menos, três anos de atividades pastorais.

A avaliação dos concorrentes constará das seguintes etapas: Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório; Inspeção de Saúde (IS), de caráter eliminatório; Exame de Aptidão Física (EAF), de caráter eliminatório; Verificação Documental Preliminar, de caráter não eliminatório e não classificatório; Prova de Títulos, de caráter classificatório; e Revisão Médica e Comprovação dos Requisitos para a Matrícula, de caráter eliminatória.

Este Concurso de Admissão valerá apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU) e encerrando-se 15 dias após a data limite prevista para matrícula na EsFCEx, conforme especifica o edital de abertura disponibilizado recentemente para consulta em nosso site.

Jornalista: Gabriel Rabello Lanza
Compartilhe: