Escola de Formação do Exército retifica um de seus dois novos Concursos de Admissão

Certames disponibilizam 170 oportunidades aos profissionais de diversas áreas; veja os detalhes
Terça-feira, 22 de junho de 2021 às 13h08
Escola de Formação do Exército retifica um de seus dois novos Concursos de Admissão

A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) divulgou recentemente uma retificação referente a um dos editais de seus novos Concursos de Admissão que, juntos, visam o preenchimento de 170 vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC), Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM) e Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/S Sau) em 2022.

O documento (retificação I) se refere ao Concurso de Admissão 2021 ao CFO/QC e ao CF/CM, e determina uma alteração no conteúdo programático e bibliografia recomendados para a área de veterinária.

Confira a seguir as oportunidades disponibilizas conforme os seguintes certames:

  • Edital de Concurso Público - CFO/QC e no CF/CM: administração (6); ciências contábeis (2); direito (6); estatística (2); informática (6); magistério em biologia (3); magistério em inglês (4); magistério em matemática (4); magistério em português (3); magistério em física (4); veterinária (2); enfermagem (5); pastor evangélico (1);
  • Edital de Concurso Público - CFO/S Sau: anestesiologia (6); cancerologia/oncologia (5); cardiologia (6); cardiologia intervencionista - hemodinâmica (2); cirurgia de cabeça e pescoço (1); cirurgia de mão (2); cirurgia geral (2); cirurgia torácica (2); clínica médica (6); endocrinologia e metabologia (3); endoscopia digestiva (3); gastroenterologia (3); geriatria (3); ginecologia e obstetrícia (3); hematologia e hemoterapia (2); infectologia (1); mastologia (2); medicina intensiva (3); nefrologia (5); neurologia (5); oftalmologia (3); ortopedia e traumatologia (5); otorrinolaringologia (1); patologia (1); pediatria (3); pneumologia (3); proctologia (4); psiquiatria (3); radiologia (2); sem especialidade (20); urologia (2); farmácia (5); endodontia (1); periodontia (1); prótese dental (3).

Requisitos

Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, é necessário o cumprimento dos seguintes requisitos:

  • Pagar a taxa de inscrição, exceto o candidato que preencha a um ou mais requisitos que lhe permitam a isenção da referida taxa;
  • Ser brasileiro nato;
  • Possuir carteira de identidade civil ou militar; e
  • Possuir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Além disso, para efetuar a matricula nos respectivos Cursos de Formação, o candidato deverá ser aprovado em todas as etapas do Concurso de Admissão, ter altura mínima de 1,60m, se do sexo masculino, e 1,55m se do sexo feminino, apresentar diploma de graduação conforme cada área, além de especialização e registro profissional quando requerido.

Também é preciso ter idade de, no máximo, 32 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, para os candidatos das áreas de medicina sem especialidade, odontologia e farmácia, e idade de, no máximo, 34 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, para os candidatos da área de medicina com especialidade.

Vale ressaltar que para o CFO/QC é requerida a idade máxima de 32 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Já para o CF/CM, é preciso ter, no mínimo, 30 anos de idade e, no máximo, 40 anos de idade, até a data do término do curso, dentre outros requisitos que constam em ambos os editais.

Sobre os Cursos

Os Cursos de Formação de Oficiais serão realizados na cidade de Salvador, no estado da Bahia, com duração aproximada de 37 semanas. O CFO/QC e o CFO/S Sau serão realizados em duas fases, que se referem a Formação Comum e Formação Específica. Já o CF/CM será divido em três períodos, que consistem em período de Instrução Militar Geral, período de observação e período de adaptação.

Após concluir o Curso com aproveitamento, executando todas as medidas administrativas e de ensino pertinentes, assim como a escolha de vaga, o concludente será nomeado Oficial do Exército Brasileiro (EB). Após o término dos Cursos, os concludentes serão designados para servirem em OM do EB, localizada em qualquer região do país, para atender às necessidades do serviço, respeitando-se a precedência da escolha, dada pela classificação obtida ao término do Curso

Procedimentos para participação

Os interessados podem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 16 de junho de 2021 até às 15h do dia 4 de agosto deste mesmo ano, no site da Escola de Formação Complementar do Exército, mediante o pagamento de R$ 150,00 de taxa de participação, efetuada por intermédio da rede bancária até a data do vencimento expressa no respectivo boleto bancário.

Vale ressaltar que para os candidatos que enquadram nos critérios dos certames, a isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada no período de 16 a 18 de junho de 2021.

Como forma de seleção, os candidatos inscritos serão avaliados mediante duas etapas, no qual a primeira delas é composta por exame intelectual, previsto para ser realizado no dia 12 de setembro de 2021, das 8h às 13h. A segunda etapa consiste nas seguintes fases: verificação documental preliminar; inspeção de saúde; exame de aptidão física; avaliação psicológica e revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula, com previsão para ocorrerem entre o período de 6 a 31 de dezembro de 2021.

Jornalista: Ana Flávia Martin
Compartilhe: