Concurso Público para Guarda Municipal é anunciado pela Prefeitura de Cosmópolis - SP

As inscrições começam nesta segunda-feira (25) e devem ser realizadas de forma online, confira os detalhes do certame
Segunda-feira, 25 de setembro de 2023 às 11h59
Concurso Público para Guarda Municipal é anunciado pela Prefeitura de Cosmópolis - SP

A Prefeitura de Cosmópolis, no estado de São Paulo, anuncia a todo a realização de seu novo Concurso Público para contratação e formação de cadastro reserva de cargo efetivo.

Conforme o edital, são disponibilizadas duas vagas na função de Guarda Municipal, sendo uma vaga aos candidatos do sexo masculino e uma vaga para as candidatas do sexo feminino.

Os profissionais que tenham ensino médio completo, ao serem contratados, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, devem atuar em jornadas de 40 horas semanais, fazendo jus à remuneração mensal no valor de R$ 1.760,35.

Vale ressaltar que será acrescido no mínimo 30%, percebendo atualmente a importância 60%, de risco de vida, mais 10%, de assiduidade, mais 10%, de Encarregado de Viatura ou 5% de Motorista de Viatura.

Para participar, os interessados precisam se inscrever de forma online, a partir desta segunda-feira, 25 de setembro de 2023 até o dia 19 de outubro de 2023, às 17h, exclusivamente no site da organizadora Instituto Mais. A confirmação de participação será feita mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 63,00.

No entanto, os candidatos que estiverem de acordo com as exigências do edital podem solicitar a isenção da taxa entre os dias 25 a 27 de setembro de 2023.

Vale ressaltar que para participar deste certame, o interessado precisa ter no mínimo 18 anos; estar quite com as obrigações eleitorais, e se do sexo masculino, estar quite com as obrigações militares; não possuir antecedentes criminais, possuir no mínimo altura de 1,65 m (candidatos do sexo masculino) ou 1,60m (sexo feminino), dentre outros requisitos que se encontram disponíveis no edital.

Etapas de provas

Já a classificação dos inscritos será realizada em quatro etapas, sendo que a primeira é composta por prova objetiva, prevista para ocorrer dia 19 de novembro de 2023. Essa avaliação será realizada no período da manhã, com duração de três horas, sendo composta por 40 questões, com perguntas nas áreas de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico e conhecimentos específicos.

Os classificados nessa primeira etapa serão submetidos à aplicação da do teste de aptidão física - TAF, com realização prevista para os dias 13 ou 14 de janeiro de 2024, de caráter eliminatório.

Aqueles que forem classificados nesta fase devem realizar ainda a avaliação psicológica, com realização prevista para os dias 17 ou 18 de fevereiro de 2024; investigação social, possivelmente nos dias 13 a 31 de maio de 2024.

Sendo classificados nessas fases, os concorrentes ainda serão submetidos ao Exame Médico Específico e Exame Toxicológico e se aprovados, devem ingressar no curso de formação de guarda municipal, na condição de Guarda Municipal Aluno - Estagiário.

O curso de formação será realizado pelo setor de Divisão de Ensino e Recursos Financeiros (D.E.R.F) ou por Órgão Oficial de Formação de Guardas Municipais de Municípios ou do Estado.

O Guarda Municipal Aluno - Estagiário receberá uma bolsa auxílio no valor do salário base da Guarda Municipal Terceira Classe - Nível I, Grau A, mais 60% do salário base, referente ao adicional de Risco.

Este Concurso Público tem validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Para mais informações sobre este certame, acesse em nosso site o edital de abertura completo disponível para consulta.

Jornalista: Nathália Moura
Compartilhe: