A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Brigada Militar, divulgou a suspensão do Concurso Público, destinado a preencher 120 vagas para o primeiro posto de Oficial do Quadro de Oficiais de Estado-Maior (QOEM).
De acordo com o edital, para concorrer a uma das oportunidades, é necessário que o candidato tenha título de bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais (Direito).
No quantitativo de vagas acima mencionado, encontram-se as reservadas para candidatos (AC, N, Trans, Indígenas) que se enquadrem nos itens especificados no edital de abertura.
O curso de formação tem regime integral, exigindo dedicação exclusiva. Desse modo, a remuneração mensal será de R$ 21.513,44.
Inscrição e classificação
Os interessados podem se inscrever a partir das 12h do dia 31 de março de 2025 até às 17h do dia 5 de maio de 2025 (horário de Brasília/DF), pelo site do IBADE, com taxa de R$ 270,84.
A classificação dos candidatos será feita por meio das seguintes etapas:
- Exame de capacidade intelectual: prova objetiva, prevista para o dia 29 de junho de 2025; prova discursiva; prova oral; e prova de títulos.
- Exame de saúde;
- Exame de capacitação física;
- Avaliação psicológica;
- Investigação social.
O conteúdo programático da prova objetiva consistirá em questões de língua portuguesa, legislação aplicada a função, direito constitucional, direito administrativo, direito penal militar, direito processual penal militar, direito penal, direito processual penal, direito civil e direito processual civil.
Vigência
O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.
Mais detalhes podem ser encontrados no edital completo, disponível em anexo.
Alcance seus objetivos com apoio do Material Básico para Concursos.


































