IME do Exército Brasileiro abre 8 vagas para o Curso de Formação de Oficiais

Inscrições abertas para o Concurso de Formação de Oficiais do Exército com 8 vagas em Engenharia Elétrica e de Materiais. Se inscreva já!
Terça-feira, 29 de junho de 2010 às 13h15
IME do Exército Brasileiro abre 8 vagas para o Curso de Formação de Oficiais

O Comando do Exército, através do Instituto Militar de Engenharia (IME), torna pública a abertura das inscrições, para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CA/CFrm) do Quadro de Engenheiros Militares.

  • Serão oferecidas 8 vagas para os cursos, sendo 5 vagas para a especialidade de Engenharia Elétrica e 3 vagas para Engenharia de Materiais.
  • As inscrições deverão ser realizadas no período de 2 de agosto a 15 de setembro de 2010. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição de forma eletrônica, no endereço eletrônico www.ime.eb.br, e realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 87,00.

Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados em ação ou em consequência de participação na FEB ou em operações de guerra da Marinha Mercante (Dec nº 26.992/49), bem como os candidatos que, de acordo com o Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que forem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Os pedidos de isenção deverão ser remetidos por via postal ou protocolados diretamente na Subdivisão de Concursos do IME, durante o horário de expediente, de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30, e sexta-feira, de 8h00 às 12h00, no período de 2 a 20 de agosto de 2010.

O Processo Seletivo se constituirá de Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).

O EI tem caráter eliminatório e classificatório e a IS e o EAF, ambos, caráter eliminatório (com exceção da prova de flexão de braços em barra horizontal fixa, que servirá apenas como avaliação diagnóstica).

  • O Exame Intelectual constará de 1 prova de Conhecimentos Específicos, peculiares a cada especialidade de Engenharia, a ser realizada no dia 27 de outubro de 2010, e de 2 provas das matérias Português e Inglês, que serão realizadas no dia 28 de outubro de 2010, como preconizado no Calendário Complementar às IRCAM/IME-4 e descrito no MIC.

Será habilitado para a matrícula o candidato que for aprovado no EI, classificado dentro do número de vagas especificado, considerado "apto" na IS e no EAF, e que apresentar no ato da matrícula toda a documentação discriminada:

a) original e cópia do Título de Eleitor, para candidatos maiores de 18 anos, com comprovante da última votação (situação regular com a justiça eleitoral);

b) original e cópia do Certificado de Conclusão do Curso de Ensino Médio ou equivalente (exclusivamente para candidatos do Estado do Rio de Janeiro, deverá ser anexada a cópia do Diário Oficial que publicou a conclusão do curso);

c) original e cópia do Histórico Escolar;

d) original e cópia da Carteira de Identidade;

e) original e cópia da Certidão de Nascimento;

f) original e cópia do CPF do candidato (o candidato aprovado e classificado que não possuir CPF deverá providenciá-lo o mais cedo possível);

g) comprovante de situação militar (original e cópia do documento que ateste a situação militar);

h) consentimento do responsável, para candidatos menores de 18 anos.

  • Será matriculado no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares o candidato habilitado para matrícula que se apresentar no IME no dia 4 de fevereiro de 2011.
Compartilhe: