“se permitir andar desatento” (3º parágrafo) “se foss em árvores” (7º parágrafo) Quanto à palavra SE nos fragmentos acima, indique a única opção CORRETA.
Leia as afirmativas abaixo acerca da babesiose canina. I - Os protozoários transmissores são transmitidos principalmente por outros cachorros. II - Uma vez no corpo do cão, os protozoários invadem as células vermelhas do sangue, onde se reproduzem e se multiplicam. III - Um hemograma completo é um dos exames iniciais realizados. IV - Em casos suspeitos de babesiose, uma amostra de sangue é retirada e examinada ao microscópio. Estão CORRETAS as afirmativas:
Leia o excerto abaixo. A ________ é uma doença causada por um vírus pertencente ao gênero Morbillivirus, família Paramixoviridae. É uma enfermidade cosmopolita, que afeta várias espécies de carnívoros. Em cães domésticos, o vírus, que é altamente contagioso, está amplamente disseminado e é responsável por altos índices de morbidade e mortalidade. Assinale a opção que preenche CORRETAMENTE a lacuna do trecho acima.
São sintomas comuns em cães com babesiose, EXCETO:
Acerca do diagnóstico da Leishmaniose, é CORRETO afirmar:
Leia as afirmativas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso acerca da Leishmaniose Visceral. ( ) É causada por protozoários da família Amoebidae. ( ) A transmissão é feita pela fêmea do flebotomíneo Lutzomya longipalpis e Lutzomuya cruzi, também chamado de mosquito-palha, que adquire o protozoário quando faz o repasto sanguíneo. ( ) O agente caracteriza-se por ser um parasita intracelular obrigatório, com reprodução assexuada por divisão binária e pleomórfico, podendo aparecer apenas na forma flagelada. ( ) Vários mamíferos podem ser portadores do microorganismo, inclusive o homem. Assinale a opção que contém a sequência CORRETA.
A vacina para gatos que protege o animal contra clamidiose é a:
Os cães sintomáticos que estão com Leishmaniose apresentam, EXCETO:
É CORRETO afirmar que a vacina Tríplice V3 para gatos contém proteção contra:
Leia as afirmativas abaixo acerca da giárdia em cães. I - É uma zoonose (transmissível para humanos) causada por um organismo unicelular parasitário. II - Embora alguns casos sejam assintomáticos ou tenham sinais leves, o problema pode ser grave. III - A giardíase (infecção causada pela giárdia) lesiona as células da parede intestinal e pode levar à morte por debilitar intensamente o cachorro. IV - Em cachorros, a facilidade com que o problema pode acontecer é enorme. Isso porque o microrganismo em questão existe no mundo todo e é capaz de sobreviver mesmo fora do hospedeiro. Estão CORRETAS as afirmativas:
A respeito da Encefalomielite Equina, assinale a opção INCORRETA.
A vacina de gripe canina deve ser tomada a partir de:
A vacina antirrábica em gatos deve ser tomada a partir dos:
A respeito da anemia infecciosa equina, leia as afirmativas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso. ( ) Em sua forma subaguda, mantém a condição corpórea normal, podendo até ter algum desempenho atlético. ( ) É causada pelo RNA, vírus da família Retroviridae, gênero Lentivírus. ( ) Possui algumas formas de transmissão, a forma primária é pela picada de tabanídeos (Tabanus sp.) e moscas dos estábulos (Stomoxys calcitrans). ( ) Não há possibilidade de transmissão da égua para o potro durante a gestação e pela inseminação artificial com sêmen contaminado. Assinale a opção que contém a sequência CORRETA.
Podemos afirmar que a vacina polivalente (V10) protege contra:
No que diz respeito à Dictiocaulose Bovina, assinale a opção INCORRETA.
Leia o excerto abaixo. “É uma doença, causada por protozoários, que se caracteriza por alterações intestinais, diminuição do apetite, redução no desenvolvimento corporal e às vezes morte.” O trecho acima diz respeito à:
Leia as afirmativas abaixo acerca do calendário vacinal de bovinos. I - A vacina contra brucelose é feita em dose única e somente em fêmeas entre 4 e 8 anos de idade. II - A vacinação contra o botulismo é feita em regiões onde haja sua ocorrência. III - A vacinação contra raiva bovina é feita em regiões onde existem colônias permanentes de morcegos hematófagos (sugadores de sangue). IV - A vacinação contra a raiva se torna obrigatória em 100% dos animais quando aparecem focos esporádicos da doença, em certas regiões. Estão CORRETAS as afirmativas:
Leia o excerto abaixo. “A ______________ é uma doença entérica de leitões causada pelo protozoário intracelular Cystoisospora suis. A doença clínica caracteriza-se por diarreia persistente que afeta leitões principalmente entre 5-15 dias de idade. Sua infecção pode ocorrer durante os primeiros dias após o nascimento, quando ocorre a ingestão de oocistos esporulados e infectantes .”
É CORRETO afirmar que a técnica radiológica indicada para esterilizar as margens de um carcinoma no pós-operatório de tumores nasais e faciais, e que atua no controle local de tumores orais é chamada:
Leia as afirmativas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso acerca da Erliquiose Canina. ( ) A infecção do cão sadio ocorre no momento do repasto do carrapato infectado. ( ) Após um período de incubação de 8 a 20 dias , a Ehrlichia se multiplica em alguns órgãos (fígado, baço e linfonodos), por isso a fase aguda da doença caracteriza-se por uma hiperplasia linforreticular com posterior inflamação. ( ) A Erliquiose é uma doença infectocontagiosa, causada por um hemoparasita chamado Ehrlichia sp. ( ) A principal espécie que acomete os cães é a Ehrlichia canis . Assinale a opção que contém a sequência correta.

































