Provas para Download

Prova Técnico em Radiologia - Ressonância - MRN
Visualizar os arquivos PDF
Ver tecnico-em-radiologia-ressonancia.pdf
PDF
tecnico-em-radiologia-ressonancia.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar tecnico-em-radiologia-ressonancia.pdf
PDF
tecnico-em-radiologia-ressonancia.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar tecnico-em-radiologia-ressonancia.pdf
PDF
tecnico-em-radiologia-ressonancia.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 18 Q3007535 Q11 da prova

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma série de atribuições definidas pela Constituição Federal de 1988 e suas alterações posteriores. Tais competências dizem respeito, sobretudo, às responsabilidades e ao escopo de ações que devem ser realizadas em seu âmbito (BRASIL, 1988).

Sobre as competências do SUS definidas pela Constituição Federal, é correto afirmar que

Reportar Erro
Questão 2 de 18 Q3007536 Q12 da prova

A Constituição Federal (CF) de 1988 e suas alterações posteriores enaltece a saúde como um direito social, sendo, portanto, comum a todos os cidadãos brasileiros. Tal direito deve ser garantido pelo Estado através de políticas sociais e econômicas (BRASIL, 1988).

Em relação ao tema da saúde no contexto da CF de 1988, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A CF não garante a participação da comunidade no âmbito do Sistema de Saúde, enquanto uma diretriz a ser observada.
( ) As ações e serviços públicos de saúde devem integrar uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema único.
( ) O atendimento à população deve ser integral, priorizando os serviços assistenciais, em detrimento das ações preventivas.
( ) De acordo com a CF, é proibido destinar recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Reportar Erro
Questão 3 de 18 Q3007537 Q13 da prova

A contratação de consórcios públicos na área da saúde é realizada para a concretização de objetivos de interesse comum e deve obedecer a um conjunto de normas gerais a serem observadas tanto pela União, quanto pelos Estados e Municípios envolvidos no processo (BRASIL, 2005).

Em relação à contratação de consórcios públicos na área da saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Para cumprir com seus objetivos, o consórcio público pode ser contratado sem licitação pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados.
( ) A participação da União em consórcios públicos está condicionada à participação de todos os Estados em cujos territórios estejam situados os Municípios consorciados.
( ) Os consórcios públicos na área de saúde possuem legislação própria e, dessa forma, não precisam obedecer aos princípios e diretrizes que regulam o Sistema Único de Saúde.
( ) É proibido ao consórcio público receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos do governo que não participem do consórcio.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Reportar Erro
Questão 4 de 18 Q3007538 Q14 da prova

A Política Nacional de Humanização do SUS (PNH) se estrutura a partir de princípios, métodos, diretrizes e dispositivos. Estes últimos se traduzem na “atualização das diretrizes de uma política em arranjos de processos de trabalho”. Sendo assim, os dispositivos da PNH buscam trazer para a prática dos serviços, os próprios princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), ao tempo em que promovem mudanças nos modelos de atenção e gestão (BRASIL, 2012).

A alternativa que contém dispositivos contidos na PNH é

Reportar Erro
Questão 5 de 18 Q3007539 Q15 da prova

A Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, compõe o que chamamos de “Lei Orgânica da Saúde”, sendo um marco na concretização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Tal legislação traz, em seu conteúdo, dentre outros aspectos, as condições para a organização e o funcionamento dos serviços de saúde (BRASIL, 1990).

Em relação aos aspectos da organização e do funcionamento do SUS, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A direção do SUS é única, sendo exercida pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente no âmbito municipal.
( ) As ações e serviços de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade decrescente.
( ) No nível estadual, o SUS pode organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.
( ) As chamadas Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite funcionam como foros de negociação e pactuação entre gestores quanto aos aspectos operacionais do SUS.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Reportar Erro
Questão 6 de 18 Q3007540 Q16 da prova

A Humanização deve ser compreendida, antes de tudo, como a “valorização dos diferentes sujeitos envolvidos no processo de produção de saúde”. Dessa forma, a Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde, traz, em seu conteúdo, princípios norteadores que devem permear todas as ações realizadas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2010).

Em relação aos princípios da PNH, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A PNH traz como princípios o protagonismo, a corresponsabilidade e a autonomia dos sujeitos e dos coletivos no processo de produção de saúde.
( ) A “indissociabilidade entre atenção e gestão” propõe que clínica e política sejam inseparáveis, bem como a produção de saúde e a produção de sujeitos.
( ) A “transversalidade” proposta pela PNH sugere a necessidade de uma redução no grau de comunicação intra e intergrupos, considerando os saberes específicos de cada sujeito.
( ) Ao ratificar a autonomia dos sujeitos no processo de produção de saúde, a PNH gera uma menor efetividade quanto às mudanças esperadas na atenção e na gestão do cuidado.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Reportar Erro
Questão 7 de 18 Q3007541 Q17 da prova

A gestão dos recursos financeiros se constitui em um dos aspectos mais relevantes ao tratarmos da operacionalização de ações e serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, permite ao Estado garantir à população o direito à saúde tal como preconizado por lei (BRASIL, 1990).

Sobre os aspectos relacionados ao financiamento do SUS, é correto afirmar que

Reportar Erro
Questão 8 de 18 Q3007543 Q19 da prova

O Conselho de Saúde é uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS), que integra a estrutura organizacional tanto do Ministério da Saúde, quanto da Secretaria de Saúde dos Estados e dos Municípios. A organização dos Conselhos de Saúde é definida pela Resolução nº 453, de 10 de maio de 2012, do Conselho Nacional da Saúde (BRASIL, 2012).

Sobre os aspectos organizacionais do Conselho de Saúde, é correto afirmar que

Reportar Erro
Questão 9 de 18 Q3007544 Q22 da prova

O consórcio público é uma pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação, para estabelecer relações de cooperação federativa, sobretudo quando há objetivos de interesse em comum. Esta proposta de associação pública pode incluir a participação da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal e define uma série de instrumentos e procedimentos a fim de viabilizar a sua operacionalização (BRASIL, 2007).

Em relação aos aspectos operacionais do consórcio público, é correto afirmar que

Reportar Erro
Questão 10 de 18 Q3007546 Q24 da prova

O controle social no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é garantido por lei e encontra nos Conselhos de Saúde uma de suas importantes instâncias. Para que a participação da comunidade seja efetiva, o conselho de saúde deve ter de atender a um conjunto de prerrogativas, dentre elas, observar as recomendações quanto à sua estrutura e funcionamento (BRASIL, 2013).

Em relação à estrutura e funcionamento de um conselho de saúde, é correto afirmar que

Reportar Erro
Questão 11 de 18 Q3007547 Q25 da prova

Na operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), os entes federados possuem desde competências e atribuições comuns até aquelas que devem ser executadas especificamente por um determinado nível de governo, garantindo que o SUS cumpra seus objetivos de forma adequada por meio de suas ações e serviços junto à população (BRASIL, 1990).

Em relação às competências e às atribuições dos entes federados no âmbito do SUS, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A organização e a coordenação do sistema de informação de saúde é atribuição comum a todos os entes federados.
( ) Cabe à direção estadual do SUS promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde.
( ) A coordenação e a execução de ações e serviços de vigilância epidemiológica são atribuições próprias da direção nacional do SUS.
( ) A definição e a coordenação dos sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade são atribuições dos municípios.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Reportar Erro
Questão 12 de 18 Q3007548 Q26 da prova

____________ pulmonares são compostos(as) por duas superfícies pleurais parietais que envolvem lobos adjacentes vizinhos. O pulmão direito possui _________________ e o esquerdo apenas __________. Além disso, a união do(a) horizontal com o(a) oblíquo(a) ajuda a distingui-lo(a) do(a) esquerdo(a).

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Reportar Erro
Questão 13 de 18 Q3007551 Q31 da prova

Em relação às técnicas de ressonância magnética para exames do neurocrânio, bem como no que diz respeito às imagens geradas, conforme ponderações e sequências de pulso em lactentes normais, é correto afirmar que

Reportar Erro
Questão 14 de 18 Q3007553 Q33 da prova

O Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que o exame de ressonância magnética (RM) do ombro seja realizado com espessura de corte ≤ 4,0 mm. Ademais, a cobertura anatômica em uma imagem coronal deve cobrir ________________________________________________________________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Reportar Erro
Questão 15 de 18 Q3007554 Q34 da prova

Um exame de ressonância magnética realizado com: tempo de repetição de 1.000ms; tempo de eco de 512, codificação de fase 256, e NEX ou NSA de 2, terá um tempo de exame de _______s.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Reportar Erro
Questão 16 de 18 Q3007555 Q35 da prova

A razão sinal ruído (RSR) em um exame de ressonância magnética é afetado por fatores como volume do voxel, tipo de bobina e largura de banda de recepção. Ao reduzir a dimensão do FOV, com todos os outros parâmetros técnicos mantidos os mesmos, acarretará em _____________________________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Reportar Erro
Questão 17 de 18 Q3007556 Q36 da prova

A alternativa que contém uma desvantagem da sequência de pulso spin eco rápido é

Reportar Erro
Questão 18 de 18 Q3007560 Q40 da prova

Considerando os parâmetros técnicos e os ajustes adotados em Ressonância Magnética, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) TE diminuído reduz a ponderação em T2.
( ) NEX aumentado diminui o tempo do exame.
( ) O aumento da largura de banda aumenta a RSR.
( ) Uma matriz grosseira corresponde à configuração 512 x 512 mm.
( ) A razão contraste-ruído em tecidos patológicos e outras estruturas pode ser aumentada em sequências como a time off light (TOF).
( ) O tempo de varredura das imagens volumétricas não depende apenas do TR, da fase matriz e do NSA, mas também do número de localizações de corte por volume.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota