Com relação ao capítulo III – Das responsabilidades – do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as alternativas abaixo.
( ) Prestar assistência de enfermagem à clientela, sem discriminação de qualquer natureza.
( ) Exercer suas atividades com justiça, competência, responsabilidade e honestidade.
( ) Assegurar ao cliente assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
( ) Avaliar criteriosamente sua competência técnica e legal e somente aceitar encargos quando capaz de desempenho seguro para si e para a clientela.
( ) Respeitar e reconhecer o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa, seu tratamento e seu bem-estar.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A RDC N.º 306, de 7 de dezembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS). Assinale a alternativa que identifica nas definições abaixo a que corresponde ao manejo desses resíduos.
A técnica de higienização das mãos que tem a finalidade de remoção dos micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade e propícia à permanência e à proliferação de micro-organismos, denomina-se
Em relação à baixa adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos, considere as causas apontadas abaixo.
I - Inexistência de estudos que demonstrem a transmissão de micro-organismos através das mãos dos profissionais da saúde.
II - Dificuldade de acesso aos equipamentos disponíveis para higienização das mãos.
III - Uso de luvas de procedimento para a realização da maior parte dos cuidados ao paciente.
Quais estão corretas?
Consideram-se “reações transfusionais” os agravos ocorridos durante ou após transfusão sanguínea. São ações de enfermagem na assistência à reações transfusional, EXCETO:
No que se refere à Norma Regulamentadora – NR 32, que estabelece diretrizes básicas de proteção e segurança à saúde dos trabalhadores de serviços de saúde, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas abaixo.
( ) Na ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, sem afastamento do trabalhador, não deverá ser emitida a comunicação de Acidente do Trabalho – CAT.
( ) Todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto.
( ) A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
( ) O empregador deve assegurar capacitação aos trabalhadores, ministrada de forma continuada, durante a jornada de trabalho e antes do início das atividades.
( ) Os trabalhadores que não atuam em áreas onde existam fontes de radiação ionizante podem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as alterações do sistema urinário às suas respectivas definições.
(1) Poliúria
(2) Oligúria
(3) Anúria
(4) Hematúria
(5) Noctúria
( ) Diurese < 100 ml/24h.
( ) Diurese > 3000 ml/24h.
( ) Micção noturna e maior frequência de micção à noite.
( ) Pode ter origem em qualquer sítio do trato urinário: rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra.
( ) Diurese < 400 ml/24h.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
O técnico de enfermagem deve estar treinado para constatar uma PCR e conhecer as manobras de suporte básico de vida. No que se refere às tarefas em que o técnico de enfermagem auxilia o enfermeiro no atendimento inicial ao paciente, considere as atividades abaixo.
I - Aproximação do carro de emergência.
II - Preparo de medicação.
III - Monitorização e posicionamento adequado do paciente.
IV - Obtenção de via de acesso venoso
V - Ventilação ou a compressão torácica, quando necessário, junto ao médico e ao enfermeiro.
Quais estão corretas?
Quanto ao controle da dor, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) A incapacidade de comunicação verbal é um indício de ausência de dor.
( ) É importante reconhecer que o paciente com dor deve ser identificado, avaliado, compreendido, respeitado e adequadamente tratado.
( ) Na UTI, o paciente, muitas vezes, se encontra sob efeito sedativo, o que o exime da dor, não havendo necessidade de ser avaliado.
( ) A Agency of Healthcare Research and Quality e a American Pain Society descrevem a dor como quinto sinal vital a ser registrado, à semelhança dos parâmetros vitais avaliados em todos os pacientes, como temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A Norma Regulamentadora (NR-32) tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Considere, abaixo, as medidas de proteção ao trabalhador, que dizem respeito ao empregador:
I - vetar a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos.
II - vetar o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho.
III - vetar o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho.
IV - vetar a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim.
V - vetar o uso de calçados abertos.
Quais estão corretas?
As drogas vasoativas, ou vasopressores são utilizadas quando o paciente se apresenta hemodinamicamente instável. Tal condição ocorre quando a perfusão tecidual se encontra prejudicada, ou seja, quando a reposição volêmica não corrigiu a hipotensão arterial. A noradrenalina é considerada como droga de primeira linha para manutenção da pressão sanguínea e perfusão tecidual. Em relação a utilização da noradrenalina, assinale a alternativa correta.
A Aliança Mundial para segurança da OMS, desde a sua criação em 2004, vem elaborando programas para mobilizar profissionais de saúde e a população na busca de soluções que promovam a segurança do paciente, divulgando conhecimentos e desenvolvendo ferramentas capazes de modificar o cenário mundial. As soluções para a segurança do paciente, propostas pela OMS, têm por finalidade demonstrar quais projetos ou intervenções apresentam a propriedade de prevenir ou amainar eventos adversos e danos aos pacientes, decorrentes dos processos de cuidado à saúde. Considere as medidas abaixo em relação à segurança do paciente.
No que se refere à dosagem, quantos mL (mililitros) devem ser aspirados do conteúdo do frasco de meropenem para corresponder à dose a ser administrada?
Considerando as informações do texto acima, qual deverá ser a velocidade de infusão em mL por minuto?
Paciente com diagnóstico de pneumonia associada à ventilação mecânica está em tratamento com vancomicina, de 1000 mg, de 12 em 12 horas, por infusão endovenosa. O medicamento foi diluído em 200 mL de SF 0,9% e o tempo de infusão foi de 1 hora. Após o início da infusão, o paciente apresentou prurido e vermelhidão seguido de rash cutâneo. No que se refere à próxima administração do medicamento, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as recomendações abaixo.
( ) Aumentar volume de diluição.
( ) Aumentar o tempo de infusão.
( ) Usar anti-histamínico 1 hora após o término da infusão do medicamento.
( ) Reduzir o volume de diluição.
( ) Usar anti-histamínico de 30 – 60 minutos antes de iniciar a infusão do medicamento.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Para o manejo da PCR (parada cardiorrespiratória) em adultos, pode ser necessário, em algumas situações, o uso de eletrólitos concentrados. Com relação ao uso dessas substâncias, assinale a resposta correta.
A Terapia Renal Substitutiva (TRS) tem como objetivo a correção de anormalidades metabólicas decorrentes da disfunção renal. Considerando a Terapia Renal Substitutiva Contínua (TRSC), qual afirmação abaixo NÃO está correta?
As infecções podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos, parasitas ou príons. Os modos de transmissão variam de acordo com o micro-organismo, sendo que o mesmo pode ser transmitido por mais de uma rota. Considere, abaixo, as rotas de transmissão.
Os principais fatores de risco de infecção na corrente sanguínea são o uso do cateter central (CVC) e o seu tempo de permanência. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas abaixo, considerando os aspectos que devem ser observados, quanto aos demais fatores de risco.
( ) Técnica e cuidado na inserção do cateter.
( ) Local de inserção.
( ) Prevenção através da revisão semanal, da necessidade do CVC, removendo-o prontamente se não houver mais indicação clínica.
( ) Número de lúmens do CVC.
( ) Práticas inadequadas de higienização das mãos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
O cateter vesical é o principal fator de risco de infecções urinárias, aumentando com o tempo prolongado de uso. Assinale a alternativa INCORRETA, considerando as medidas de prevenção de infecções associadas ao cateter vesical.
Nas cirurgias torácicas, o tórax deve ser drenado para favorecer a adequada reexpansão pulmonar e permitir o escoamento adequado de sangue, líquido e ar. Com base nessas informações, considere as afirmações abaixo em relação aos cuidados gerais implementados no paciente com dreno pleural.
I - Avaliar a movimentação da oscilação do nível líquido do dreno durante a respiração ou ciclos respiratórios com o ventilador mecânico.
II - Monitorar o tipo e a quantidade do volume drenado.
III - Manter o dreno pérvio.
IV - Realizar curativo na inserção do dreno somente quando necessário, avaliando presença de sinais flogísticos.
V - Manter o frasco de drenagem abaixo do nível do tórax.
Quais estão corretas?
A Lei n.º 8.080, de 19 de Setembro de 1990, regulamenta os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS). Considere os objetivos abaixo.
I - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II - A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei.
III - A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Quais estão corretos?
A preocupação com a qualidade e a segurança do paciente teve significativo desenvolvimento com a adoção de programas, movimentos e campanhas de melhoria, como “100 mil vidas salvas”, em 2004. No conceito de pacote (bundle), consta a prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM). Com relação aos cuidados de enfermagem do pacote de prevenção PAVM, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) Manter cabeceira elevada em 30 a 45° (se não houver contraindicação).
( ) Mudança de decúbito para mobilização de secreção brônquica.
( ) Medida da pressão do balonete de 18 a 25 mmHg.
( ) Higiene oral com clorexidina aquosa.
( ) Higiene das mãos após procedimentos, evitando contaminação cruzada.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A intubação orotraqueal é uma prática colaborativa que exige a participação simultânea de vários profissionais. Dentre os cuidados de enfermagem com uma via aérea artificial, considere as afirmações abaixo.
I - Identificar precocemente os pacientes com risco potencial para autoextubação, presença de agitação, ansiedade, delirium e dor.
II - Realizar higiene oral apenas quando necessário.
III - Lavar as mãos antes e depois de manipular o tubo traqueal, os circuitos e os acessórios respiratórios.
Quais estão corretas?
A manutenção do potencial doador é essencial no processo de transplante de órgãos e tecidos. Assinale a alternativa que identifica o manejo hemodinâmico e da temperatura corporal, adequados ao potencial doador.
Os sinais vitais são parâmetros regulados pelo funcionamento dos órgãos e revelam, através da monitoração não invasiva e invasiva visualizada no monitor multiparamétrico, o estado de preservação dos órgãos. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os sinais vitais às respectivas afirmações.
(1) Temperatura
(2) Débito cardíaco
(3) Capnografia
(4) Pressão arterial
(5) Frequência cardíaca
( ) Na UTI pode ser medida na forma invasiva e não invasiva.
( ) A hiperventilação é uma situação em que há uma diminuição súbita do seu valor.
( ) Em situações de infecção, disfunção do sistema nervoso central, inflamação e até mesmo toxicidade por drogas é uma das primeiras a alterar.
( ) A American Heart Association (AHA) recomenda monitoração continua para todos os pacientes internados na terapia intensiva.
( ) Quantidade de sangue bombeado pelo coração a cada minuto.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Estima-se que aproximadamente 40% dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) encontram-se em ventilação mecânica, sendo de extrema importância os cuidados adequados, a fim de diminuir a morbimortalidade associada às complicações decorrentes do seu uso. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos cuidados de enfermagem.
A sepse é uma doença complexa e grave, com alto índice de mortalidade, sendo essencial o tratamento precoce. A equipe de enfermagem ao planejar e implementar a assistência de modo sistematizado, seguro e com qualidade, promove resultados efetivos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um cuidado relacionado ao paciente com sepse.
Assinale o item que NÃO corresponde aos pressupostos que devem constituir a cultura de segurança de uma organização de saúde.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os medicamentos mais usados no tratamento de pacientes sob cuidados intensivos às respectivas indicações de uso.
(1) Amiodarona
(2) Norepinefrina
(3) Fentanil
(4) Nitroprussiato de sódio
(5) Midazolam
( ) Benzodiazepínico. Uso: sedação prolongada em CTI.
( ) Vasodilatador direto. Usos: crises hipertensivas, reduzir agudamente a pré e/ou pós-carga: dissecção de aorta, aumento do débito cardíaco na ICC.
( ) Analgésico opioide. Usos analgesia e sedação contínua.
( ) Antiarrítmico. Usos: taquicardia atrial, flutter atrial, fibrilação atrial, taquicardia e fibrilação ventricular. Ocorre adsorção ao PVC.
( ) Vasopressor. Age predominantemente nos receptores alfa-adrenérgicos. Uso: tratamento do choque persistente a despeito de reposição volêmica.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
























