Em conformidade com os pressupostos legais da LDB, na educação básica, a alfabetização plena e a formação de leitores constituem que tipo de objetivos?
O processo de ensinar e aprender é permeado por inúmeras variáveis que tanto podem contribuir para resultados mais satisfatórios como criar obstáculos para a consecução dos objetivos estabelecidos. A arte é uma dessas variáveis. Tendo como parâmetro as reflexões propostas por Stela Barbieri, leia os enunciados posteriores, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, na sequência, a alternativa correta.
De acordo com Brasil (2006), o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (volumes 1 e 2) busca responder com uma ação efetiva aos anseios da área, da mesma forma que cumpre com a determinação legal do Plano Nacional de Educação, que exige a colaboração da União para atingir o objetivo de “Estabelecer parâmetros de qualidade dos serviços de Educação Infantil, como referência para [...]”. Em complemento literal, quais são as ações que são definidas como referência pelo respectivo documento?
Em observância aos aspectos teóricos e práticos que norteiam o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, leia as asserções abaixo e assinale a alternativa correta. I – Dentre os parâmetros estabelecidos pelo referido documento, um parâmetro de qualidade questionável é a formação específica das professoras e dos professores de Educação Infantil. II - Os indicadores de qualidade deverão ser definidos em níveis progressivos de exigência sempre em sentido vertical (local, regional e nacional). III – Ao definir os parâmetros de qualidade, o intuito é estabelecer um padrão mínimo que garanta a efetividade das ações educacionais no contexto da educação infantil. IV - Para subsidiar a tomada de decisões sobre conteúdo, estrutura, formato e estilo de apresentação do referido documento foi feita uma análise sistêmica e pontual da realidade brasileira, uma vez que cada país possui sua própria realidade e dessa forma não é possível estabelecer parâmetros comparativos. V - É inviável dissociar as dimensões cognitivas e afetivas das interações sociais.
Conforme a LDB, em seu artigo 5º, o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo. O que isso significa?
De acordo com Brasil (2009), “a construção da identidade das creches pré-escolas a partir do século XIX em nosso país insere-se no contexto da história das políticas de atendimento à infância, marcado por diferenciações em relação à classe social das crianças”. Essa vinculação institucional diferenciada é pautada especificamente em duas variáveis, destaque-as:
A partir do Parecer CNE/CEB n. 20/2009, observa-se que os projetos para a educação infantil, que visam assegurar às crianças a manifestação de seus interesses, desejos e curiosidades, valorizando as produções individuais e coletivas, em que se trabalha a autonomia para a escolha de brincadeiras e de atividades, trabalham quais dos princípios abaixo?
Dentro das perspectivas teóricas propostas por Paulo Fochi, observa-se que a criança pode brincar sozinha e tirar proveito disso. A hipótese é esta: a atividade autônoma, escolhida e realizada pela criança - atividade originada de seu próprio desejo - é uma necessidade fundamental do ser humano desde seu nascimento. Dentro dessa sistemática, quais são as duas variáveis consideradas como condições sine qua non da satisfação dessa necessidade.
Várias afirmativas corroboram para a efetividade do planejamento do trabalho pedagógico. Ostetto, em suas narrativas teóricas, demonstra que um determinado verbo assume papel preponderante quando se trabalha a concepção de uma criança como coprotagonista do processo de construção do conhecimento, destaque-o:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, de quem é a responsabilidade, na elaboração da proposta orçamentária, de prever recursos para manutenção de equipe interprofissional, destinada a assessorar a Justiça da Infância e da Juventude?
Destaque a faceta abaixo que envolve o desenvolvimento da consciência fonológica, sendo considerada imprescindível para que a criança tome consciência da fala.
Qual foi o primeiro registro da literatura infantil brasileira?
Sobre a formação do pensamento lógico da criança, dentro da teoria piagetiana, são verdadeiras as seguintes asserções, afora:
Algumas características concernentes ao jogo infantil foram descritas abaixo. Assinale a alternativa que condiz com a seguinte especificidade: as crianças estão mais dispostas a ensaiar novas combinações de ideias e de comportamentos em situações de brincadeira que em outras atividades não recreativas. A ausência de pressão do ambiente cria um clima propício para investigações necessárias à solução de problemas.
Dentro da linguagem simbólica, destaque a alternativa que condiz com uma das especificidades dos símbolos.
Tomando como embasamento o texto elaborado pelo Ministério da Educação, intitulado: “Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação”, observa-se a fragilidade e a inconsistência de grande parte das propostas e das práticas em educação infantil que decorre de qual das características abaixo?
Ao analisar a alfabetização nos diferentes momentos históricos, é impertinente afirmar:
De acordo com o artigo 5º da Resolução CNE/CEB n. 5, de 17 de dezembro de 2009, “a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social”. Dentro desse contexto, leia as asserções posteriores e assinale a alternativa que traduz literalmente um dos aspectos elencados pelo referido artigo.
Para compreender o desenvolvimento e a aprendizagem da criança de 0 e 3 anos, é importante reportar às teorias que abordam sobre o tema. Assim, um dos pontos abordados por Gobbi e Appezzato, refere-se à pedagogia da infância de Froebel que possui os atributos abaixo descritos. No entanto, uma alternativa está incompleta, destaque-a:
A perspectiva de Hoffmann acerca da avaliação na educação infantil ratifica que as práticas pedagógicas devem iniciar a partir dos aspectos descritos abaixo. Porém, uma alternativa foi mal elaborada, destaque-a:
De acordo com Brasil (2010), as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil devem respeitar cinco princípios estéticos. Um desses princípios foi destacado por meio de qual alternativa?
Observe cada afirmativa abaixo, marque a alternativa concernente.


























