Para Donis A. DONDIS (Sintaxe da linguagem visual. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997), “sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos [visuais]”. Segundo o referido teórico, esses elementos, constituintes da substância básica daquilo que vemos, incluem:
Ao propor um teatro politizado cujo objetivo era modificar a sociedade, ele floresceu e ganhou notoriedade no século XX com diversas peças famosas, sendo um de seus trabalhos de maior expressão a Ópera dos Três Vinténs, de 1928. Essa descrição se ajusta perfeitamente ao dramaturgo alemão:
Para Bruno Taranto MALHEIROS (Didática geral. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019), o plano de aula é o documento que apresenta de forma detalhada como uma aula específica acontecerá. Dentre as funções mais relevantes desse tipo de plano, podemos destacar as seguintes, com exceção de:
Damos o nome de vanguardas europeias a diversas correntes artísticas surgidas n o contexto do modernismo naquele continente. A palavra “vanguarda” deriva do francês avant -garde, que significa “guarda avançada”, sugerindo a inovação e o pioneirismo nas artes (MICHELLE, Mário de. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991). Como exemplo de vanguardas eu ropeias, é possível elencar os seguintes movimentos, com exceção de:
“Por que a avaliação deve ser uma preocupação constante dos professores?” Muitos autores, da estirpe de Libâneo, Haydt, Luckesi, B loom, Popham etc., ensaiaram uma resposta para esse questionamento. Dentre as respostas propostas por eles e relacionadas abaixo, apenas uma não parece plausível. Assinale -a:
Em seu livro Tradição, ciência do povo (São Paulo: Global, 2016), o folclorista Luís da Câmara CASCUDO apresenta uma listagem de locuções tradicionais proferidas pelo povo brasileiro a respeito da morte, tais como “Morte do cavalo é alegria do urubu”, “Def unto rico, pranto longo”, “Sisudo como um defunto”, “Visagem de pobre é que faz medo”, “Morreu, acabou -se” etc. Depois de analisar essas frases com olhar etnográfico, é correto classificá -las como :
De acordo com Libâneo (2004), os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960 -1970 destacam a existência nas escolas de, pelo menos, três manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. A respeito do terceiro, currículo oculto, é correto fazer a seguinte afirmação:
Com base no entendimento de que o paradigma da inclusão constitui princípio fundamental orientador da educação escolar contemporânea, assinale a alternativa que melho r descreve a educação i nclusiva:
Ciente de que o Plano Nacional de Educação – PNE atual (Lei nº 13.005/2014) constitui uma importante estratégia de plane jamento do Governo Federal para a educação brasileira no horizonte decenal de 2014 -2024, julgue as diretrizes abaixo relacionadas, assinalando com P, as que pertencerem a esse plano; ou com N, as que não pertencerem: ( ) Erradicação do analfabetismo. ( ) Universalização do atendimento escolar. ( ) Moderação no princípio da gestão democrática. ( ) Valorização dos profissionais da educação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

























