O texto anterior é um exemplo de:
No primeiro parágrafo, a expressão “astro argentino” faz referência a:
No trecho “A competição divulgou nesta sexta-feira a lista dos uniformes mais vendidos em seu site oficial” (1º parágrafo), o verbo destacado está flexionado no:
Em “Messi, sete vezes vencedor da Bola de Ouro, tornou-se um fenômeno esportivo nos Estados Unidos desde que anunciou que estava encerrando sua extraordinária carreira no futebol europeu e se mudando para os Estados Unidos” (4º parágrafo), o conectivo destacado veicula sentido de:
Escolhendo ao acaso, com reposição, dois números naturais pertencente ao conjunto {200, 201, 202, 203, ... , 497, 498, 499}, a probabilidade de que o primeiro seja menor do que 245 e o segundo um número ímpar é:
Admita que sejam verdadeiras as seguintes informações a respeito de um grupo de 185 pessoas: - Todas que gostam de tapioca, tocam xilofone; - 40 pessoas praticam esgrima e gostam de tapioca; - 70 pessoas tocam xilofone e praticam esgrima; - 60 pessoas gostam de tapioca e tocam xilofone; - 85 pessoas praticam esgrima; - 55 pessoas tocam xilofone, mas não gostam de tapioca nem praticam esgrima. O número de pessoas que não gostam de tapioca, não tocam xilofone e não praticam esgrima é:
Rafael e Arthur estão conversando sobre a melhor maneira de comprar ingressos para os jogos do time de futebol para o qual torcem. Então, Arthur afirmou: “Você pode fazer um plano de sócio-torcedor e não entrar como convidado no meu plano.” A negação da afirmação de Arthur é a seguinte:
Considere as proposições P e Q a seguir. P: Gustavo gosta de pular num pé só. Q: Natália não nada muito bem. Uma proposição composta que é uma bicondicional envolvendo ¬P e ¬Q é a seguinte:
A Lei Complementar nº 3.797, de 08/08/2012, que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Escolar Básica da Rede Pública Municipal de Ensino de Várzea Grande – MT, estabelece, dentre suas finalidades, a de resguardar a:
A Lei nº 1.164, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais de Várzea Grande – MT, para provimento de cargo público, estabelece como um dos requisitos básicos para ingresso no serviço público:
A educação especial é, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com:
Segundo o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, lei nº 8.069, em relação ao direito à educação, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
Na segunda metade do século XX, no Brasil, surgiram novas propostas plásticas e muitas provocações. No contexto cultural nacional, Hélio Oiticica, artista importante desse período, criou obras provocativas como o:
O desenho é uma operação que permite representar uma imagem tridimensional sobre uma superfície plana, definindo os aspectos formais como composição, proporções, efeito de volume etc., por meio dos elementos visuais básicos, como por exemplo:
A perspectiva do Ensino da Arte interessada na realidade social de modo a contribuir com o processo de consciência coletiva e de fortalecimento das identidades culturais corresponde à perspectiva:
As inúmeras obras da arte do povo brasileiro, ou arte popular, guardam significados específicos para as comunidades de seus autores, além da admiração pública nacional e internacional, constituindo acervos museais e coleções particulares, como por exemplo, as Carrancas, cujo destino original era:
Entre as finalidades do teatro na Educação Básica, pode-se afirmar que:
A música oferece vasto repertório aos jovens e às crianças, cujas realidades são condicionadas por dominantes sociais que implicam valores estéticos. Nesse sentido, a cultura musical que agrada às novas gerações demandaria ser repensada nos espaços escolares, pois:
O Renascimento italiano significou uma mudança importante na arte ocidental, trazendo muitas inovações técnicas na pintura e na arquitetura. Muitas obras testemunham os avanços desse período, como as dos artistas:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da Arte para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, por meio dos componentes curriculares Artes Visuais, Dança, Teatro e Música. Quanto às Artes Visuais, fazem parte das suas linguagens:
























