Sobre as ideias expressas no texto, pode-se afirmar:
O período que contém um elemento coesivo que denota condicionalidade encontra-se na seguinte alternativa:
Do ponto de vista das funções da linguagem, o texto revela que foi empregado recurso de linguagem o qual se relaciona à função:
Assinale a alternativa em que o fragmento extraído do texto contém um registro linguístico que é comum na oralidade.
No texto, encontram-se palavras formadas pelo processo de derivação sufixal. Assinale a alternativa que apresenta palavras cujo sufixo significa "provido de" ou "cheio de".
Dentre as classes de palavras que constroem a tessitura do parágrafo estão substantivos, adjetivos, numerais, pronomes e verbos. Assinale a alternativa que contém apenas substantivos com função de sujeitos do período.
O parágrafo apresenta períodos simples e compostos por subordinação. Assinale a alternativa que contém períodos simples:
Releia o seguinte período extraído do texto: "E nos gibis, para dizer que um personagem teve uma ideia genial, o desenhista desenha uma lâmpada acesa sobre a sua cabeça." No período, a relação entre o verbo e seu complemento foi estabelecida de acordo com a norma padrão. Assinale a alternativa em que essa relação também se estabelece de acordo com a norma padrão.
No parágrafo, a concordância de dois verbos foi estabelecida no plural. Esse fato ocorreu porque
No período "Os psicólogos inventaram testes para atribuir números às inteligências", o acento indicativo de crase ocorreu porque 'às inteligências'
No texto, é possível encontrar algumas figuras de linguagem. Assinale a alternativa em que se evidencia a antítese:
O período a seguir foi extraído do 1° parágrafo do texto: "Tratei então, de seguir a trilha" A palavra destacada, considerando o contexto em que foi empregada, está significando:
Os sinais de pontuação contribuem para garantir a organização sintática e semântica do texto. Assim, no período “E também as inteligências, à semelhança das lâmpadas, têm potências diferentes”. A vírgula foi empregada com o objetivo de:
No texto, encontram-se várias palavras acentuadas graficamente. Sobre a acentuação dessas palavras, é correto afirmar:
Durante o uso do Windows 11, um analista de sistemas percebeu que alguns aplicativos estavam iniciando automaticamente após o logon. Para evitar isso, ele deve:
Ao acessar um site governamental, o professor observou um cadeado ao lado do endereço do site na barra de endereços. Esse símbolo indica que:
Analise as sentenças a seguir sobre protocolos de comunicação. Assinale a sequência correta:
Associe os tipos de conectores às suas respectivas funções. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ao tratar da estrutura geológica de Viana, a obra "Viana Maranhão - Minha Terra" estud os regionais, aponta que Viana pertence à área de proteção ambiental da baixada maranhense, apresenta um relevo formado por planícies fluviais e fluvio marinhas e está inserido na bacia sedimentar:
Idealizado por Nilton Aquino, patrono da Academia Vianense de Letras, o brasão do município destaca ícones que remetem à identidade sociocultural de Viana. A exemplo da figura do:
Com base na Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência), analise a situação a seguir. Uma instituição de ensino particular condicionou a matrícula de um estudante com deficiência à assinatura de um termo que autorizava a cobrança de uma taxa adicional para custear adaptações de acessibilidade e a contratação de um profissional de apoio escolar. A direção justificou a medida como necessária para garantir o atendimento adequado ao aluno. De acordo com a legislação vigente, a conduta da instituição:
A Educação em Direitos Humanos (EDH), conforme as Diretrizes Nacionais instituídas pela Resolução CNE/CP nº 1/2012, tem como finalidade promover a educação voltada à mudança e à transformação social, orientando-se por princípios éticos, políticos e pedagógicos que estruturam sua prática. Considerando o disposto no art. 3º da referida Resolução, assinale a alternativa que expressa corretamente tais princípios.
De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, e considerando a prorrogação de sua vigência pela Lei nº 14.934/2024, analise as afirmativas a seguir:
Sobre a gestão democrática e o Projeto Político-Pedagógico (PPP), e de acordo com os fundamentos teóricos de especialistas e a legislação educacional vigente (CF/88 e LDB nº 9.394/1996), analise as afirmativas a seguir.
O parágrafo apresenta uma concepção de língua como um sistema de unidades e regras. Nessa concepção, o trabalho do professor de língua portuguesa se volta para um ensino que:
No nível morfossintático, a análise correta se revela na seguinte alternativa:
Segundo Teyssier (2007), a língua portuguesa sofreu, do século XIV ao XVI, uma série de transformações que fixou a morfologia e a sintaxe de tal modo que, daí por diante, pouco variaram. Dentre essas transformações podem ser citadas:
Seja o seguinte parágrafo: A aptidão humana para a comunicação através dos símbolos é, portanto, condição indispensável à vida na dimensão cultural. A manifestação mais ampla e versátil dessa aptidão constitui o que chamamos de língua. A atividade comunicativa por meio de uma língua constitui o discurso. E os objetos por meio dos quais essa atividade se desenrola se chamam textos. É por meio de textos, básica e universalmente orais, mas em muitas sociedades também escritos, que os conteúdos ou informações circulam entre as pessoas. Considerando o objetivo, a estrutura e a finalidade de um texto, pode-se afirmar que o parágrafo se classifica como:
Há várias teorias acerca da aquisição da linguagem oral e escrita. Dentre essas hipóteses, destaca-se a teoria sociointeracionista. Sobre essa teoria, é correto afirmar:
Um professor de Língua Portuguesa propôs a seguinte atividade de produção de texto a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental: “Invente uma pequena história em que apareçam as palavras: a) viagem, b) vem, c) viajem, d) vêm, e) tem, f) veem, g) têm, h) deem.” Considerando que, de acordo com uma das competências específicas de Língua Portuguesa propostas pela BNCC, nos anos finais do Ensino Fundamental, o aluno deve produzir textos “com compreensão, autonomia, fluência e criticidade”, a atividade de produção textual proposta pelo professor:
Nos anos finais do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, o ensino de Língua Portuguesa deve:

























