O papel da escola é o preparo intelectual e moral dos estudantes, despertando seu interesse e recordando a matéria anterior; b) apresentação do conteúdo, com destaque para pontos-chave; c) associação do assunto novo com o que já foi estudado; d) generalização ou sistematização do conteúdo; e) aplicação, com resolução de exercícios. Analisando tais práticas, seu fazer pedagógico na tendência:
Alguns professores defendem o não planejar, usando o discurso de que se permitem “ser criativos”. Segundo Celso Vasconcellos (2012, p. 9), entretanto, agindo “na base do improviso, da falta de um planejamento mais rigoroso, muito provavelmente o que teremos em aula será mais do mesmo, considerando o enorme peso das estruturas materiais da escola e das estruturas mentais de professores e alunos”. Para o autor, então, o ato de planejar – antecipar mentalmente uma ação – é fundamental para a educação e se dá em diferentes níveis: enquanto o planejamento em âmbito nacional, estadual ou municipal, para enfrentar os problemas de demanda, alocação e gerenciamento de recursos; a) programação feita pela coordenação pedagógica da escola, contendo a listagem de conteúdos por ano de escolaridade; b) programação que deve ser feita por cada professor, considerando as especificidades de cada turma e os conteúdos que serão oferecidos pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares; c) programação que deve ser feita em conjunto com a comunidade e a administração da escola.
A abordagem sociointeracionista de Vygotsky se contrapõe aos postulados do ambientalismo, que podem legitimar o fazer pedagógico de forma a desconsiderar as vivências e os saberes sociais das crianças provenientes das classes populares. Com isso, a abordagem sociointeracionista busca:
De acordo com os marcos legais da educação brasileira, a educação indígena, em concordância com o princípio da consideração com a diversidade cultural, deve ser:
De acordo com a Lei Municipal n.º 1.416/2022, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Gonçalo, das autarquias e das Fundações Públicas Municipais, o vínculo de um servidor público se traduz no/a:
Em consonância com a Lei Municipal n.º 1.416/2022, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Gonçalo, das autarquias e das Fundações Públicas Municipais, o servidor público pode receber:
De acordo com a Lei Municipal n.º 1.416/2022, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Gonçalo, das autarquias e das Fundações Públicas Municipais, a demissão de um servidor público pode ocorrer por:
De acordo com a Lei Municipal nº 1.416/2022, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Gonçalo, das autarquias e das Fundações Públicas Municipais, o servidor público é um/a:
(...) Até meados do século IV a.C. Roma era ainda uma entre as muitas cidades da ‘Itália’, inferior em poder e cultura às cidades etruscas do Norte ou às gregas do Sul da península. (...) A sua política imperialista não correspondeu a nenhum plano preconcebido; teve como únicas determinantes a necessidade e a avidez, renovadas em cada conquista. (...)
“Maquiavel é um homem todo da sua época; e a sua ciência política das monarquias nacionais absolutas, a forma política que permite a ascensão das classes burguesas. Em Maquiavel pode descobrir-se in nuce (de forma representativa): a sua “ferocia” dirige-se contra os resíduos do mundo feudal, e não contra as classes progressistas. O Príncipe deve pôr termo à anarquia feudal (...).”
“Para os portugueses o ideal teria sido não uma colônia de rurais ou, pelo menos, com o sentido agrário mais pervertido transformara no mais parasitário, o mais criador. Entre aquelas de seus habitantes.”
A escravidão no Brasil. Relações
“Tanto na plantation como na agricultura voltada para o mercado, a economia colonial brasileira (séculos XVI-XIX) se baseou no sistema escravista colonial americano.”
“De Angola e demais conquistas do reino, e pelo muito que importa conservar e dilatar o que neles possuo e recuperar o que se perdeu, antes que os danos que ali têm padecido esta coroa passem adiante (...)”.
“A Guerra Civil Espanhola tem sido considerada a última guerra em que muitos voluntários se apresentaram espontaneamente suas casas para lutar ao lado dos republicanos. Nos primeiros dias, todos achavam que a guerra duraria pouco, contudo, provocaram o prolongamento da luta, obrigando a todos a se prepararem para as batalhas.”
“Uma sombra desceu sobre o cenário até há pouco iluminado pelas vitórias aliadas. Ninguém sabe o que a Rússia Soviética planeja para o futuro imediato, ou quais são os limites, se é que os há, para as suas tendências expansionistas. (...) Acautelai-vos, eu digo, porque o tempo pode ser curto. Não nos deixei tomar o rumo de permitir que os acontecimentos nos conduzam até que seja tarde demais.”
“Se o sinhô não está lembrado que aqui onde agora está esse edifício arto era uma casa velha, um palacete assobradado que eu, Mato Grosso e o Joca construímos nossa maloca. Mas um dia, eu nem quero me lembrar, veio os homis com as ferramentas que o dono mandou derrubar (...)”
O Neoliberalismo não existe e não se apresenta em estado puro, mas sim como uma forma de adaptação aos interesses do capital, em detrimento da soberania dos Estados Nacionais. As práticas do neoliberalismo devem ser abandonadas. Caso contrário, sob o neoliberalismo, enquanto acreditamos contrariá-lo.
O que é o neoliberalismo?


























