Leia atentamente as afirmações a seguir: I – Nos primeiros versos, o eu lírico descreve João Valentão como um homem rude e truculento. II – No decorrer da canção, o eu lírico mostra outra faceta de João Valentão: um homem dócil, “que nunca precisa dormir pra sonhar”. III – O eu lírico fala de João Valentão na segunda pessoa do singular. É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):
Sobre as coordenadas geográficas, pode-se afirmar que:
São formas de relevo residuais, constituídas por rochas mais resistentes à erosão, geralmente quartzitos, localizados em regiões onde há estação seca bem definida. São comuns no sertão nordestino. Tratam-se:
Quase todo o clima brasileiro é controlado, na maior parte do ano, pelas massas tropicais e equatoriais. Somente ao sul do Trópico de Capricórnio a influência da massa polar é mais intensa. Sobre a Massa Equatorial continental (mEc) pode-se afirmar que:
Julgue as seguintes afirmativas sobre o rio Amazonas: I. O Amazonas tem pouca declividade. Essa característica o torna muito bom para navegação, sendo, assim, bem aproveitado pela população regional, cujo principal meio de transporte é o hidroviário. II. O regime do Rio Amazonas é misto, unindo as águas vindas do derretimento da neve com as que vêm das chuvas. Seu regime pluvial é equatorial, com um clima muito chuvoso e que não apresenta estação seca. III. O Rio Amazonas apresenta duas cheias anuais, fato relacionado à origem de seus afluentes. Uma parte nasce na região Centro-Oeste brasileira, com clima tropical, no qual as chuvas são intensas durante o verão; por isso, o Amazonas apresenta cheias nessa estação, no Hemisfério Sul. Outra parte dos afluentes é oriunda do Hemisfério Norte, onde o verão coincide com o inverno brasileiro. São corretas as afirmativas:
Sobre os conceitos básicos dos estudos demográficos, é INCORRETO afirmar que:



























